Total de visualizações de página

sábado, 21 de março de 2015

Shingeki No Kyojin - 1x05/06 Chapter 05-06



O peso de uma decisão criativa.

Shingeki No Kyojin fala de um tema sério e mais do que carnificina gratuita, o mistério em torno da ameaça real e inóspita dos titãs é o principal atrativo do anime juntamente a qualidade dos seus gráficos.

Com a segunda muralha sob ataque, as equipes se dividem e personagens começam a dizer adeus. Os episódios iniciais prepararam o terreno para novos ataques e o primeiro real teste para Eren e companhia.

Com o Titã Colossal, superior a extremidade da muralha aparecendo e abrindo caminho para os demais. Eren parte para cima do descarnado e claro que não é bem sucedido. Assim como ele surge, do nada ele desaparece.














Armin tem um ataque de nervos e não é o único diante do perigo iminente de perder a vida. Eren e Mikasa estão inspirados e as equipes se dividem.

A vida de Thomas é interrompida por um titã especial que pula e o engole na frente dos amigos. Todos se desestabilizam com essa cena. E essa não vai ser a única morte inesperada do anime.

Antes de continuar a focar na batalha, vou pontuar minha única insatisfação com o proposto de ter um rei situado naquele sistema. Foi o único ponto fraco do episódio a existência de um rei ainda por cima arrogante sobre as vidas das pessoas. Tirar isso do texto não influenciaria em nada na ação e no entretenimento.

Eren é outro que é devorado após um lampejo de altruísmo. Ele salva Armin e é devorado em seguida. Conny tenta tirar o loirinho dali, na guerra a lágrima fica para depois. Muita gente questionou a decisão de matar o protagonista ali, mas como uma trama aberta e ainda mais com a proposta que Shingeki tem, não cabem lirismos, sendo plausível se Eren realmente tiver ido pro saco.

Ele cresceu estupendamente em motivação, habilidade e carisma. Mikasa por sua vez, é de longe a melhor personagem no roteiro e no visual, ela lida rapidamente com um titã veloz e é uma mulher a ser respeitada além das demais.

Além disso, o episódio foi interessante pela mitologia reforçada sobre os titãs. As poucas coisas que se sabe sobre os tais é que morrem se forem feridos em um ponto específico na nuca. Caso contrário, eles recuperam partes mutiladas rapidamente. Nada se sabe sobre sua reprodução, mas eles não parecem se alimentar necessariamente dos humanos tendo como foco apenas o extermínio.

Como as muralhas concentram o resto da humanidade, há diversas partes do mundo dominadas pelos titãs onde sequer os humanos pisaram por séculos.

Franz morre diante de uma Hanna desesperada e Armin ainda absorve a morte do amigo. Um flashback mostra como o laço de sangue emprestado entre Eren e Mikasa foi forjado. Depois de um violento ataque, os pais da mocinha foram mortos e ela fora traficada.

Eren seguiu os sequestradores e mata dois deles. Abalada, mas confiante ela mata um terceiro e é adotada pelos Jaeger. Importante situar de forma mais orgânica o laço entre os dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário