Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de março de 2015

Glee - 6x12/13 2009/Dream Come True(Series Finale)



'Glee é abrir-se para a alegria'.

Glee deixa um espaço na TV, pois durante muito tempo não haverá facilmente série teen que consiga transpor através de um roteiro ácido, um discurso maior de aceitação, superação e realizações. Esse é o seu mérito.

Esse é o seu legado. Depois de 121 episódios, cerca de 700 e tantas apresentações, milhões de álbuns vendidos, as cortinas se fecham e Glee deixará saudade.

O primeiro dos episódios de despedida é 2009, um mergulho a vida dos gleeks originais cinco anos atrás. Mostrando como Kurt, Rachel, Mercedes, Artie e Tina e em que contexto eles entraram no Glee Club.

O episódio é maravilhoso e uma espécie de piloto sob outra visão. Além de vermos a audição de Artie, vemos um pouco mais de Tina e sua gagueira ensaiada.











Kurt nunca foi um dos meus favoritos, mas algo inquestionável é que durante as duas primeiras temporadas o personagem teve uma storyline desafiadora(premiações que o digam). E é esse momento do personagem, talvez o mais grandioso que ele teve de fato, que é resgatado.

Terri Schuester volta e nos lembra com ainda mais nostalgia que ela foi aquela louca que fingiu a gravidez e virou a cabeça dos meninos de cabeça pra baixo quando deu ao clube do coral aceleradores disfarçados de vitamina.

Emma Pillsbury é uma fofa, uma das mais fofas personagens desse universo, foi bom vê-la nesse papel primordial de fada-madrinha de Will, o convencendo a enxergar no passado dele como membro do coral, um caminho de renascimento. Obrigado, Emma.

Não foi preciso fazer analogias demais, o que cada fã de Glee viveu e ficou em sua memória desperta com um episódio ponutal como esse.

Mercedes e Rachel por fim tem explicada essa rivalidade de extremos que tiveram durante tanto tempo. Rachel, determinada, louca por seus objetivos e solos(também) ensaiando uma amizade com Kurt, o incentivando e ralando logo depois.  O episódio acaba lindamente com uma junção ao piloto com 'Don't Stop Believin', saudades de Cory.

O último episódio, 'Dreams Come True' é um mergulho a  duas narrativas, o presente e cinco anos na perspectivas dos maiores protagonistas de Glee. Uma série onde na verdade o que se destaca é o seu próprio universo e proposta como protagonistas.

Lea Michele e sua apaixonada e subestimada Rachel, Cory Monteith e seu talento abreviado que tornou em vida e em morte a representação mais fiel da essência de Glee.















O New Directions fatura mais um nacional, mesmo com saudade, a jornada dos novatos se encerra aí e foi o suficiente. Com a vitória, o país se volta para a McKinley como uma escola de artes pioneira e Will estar a frente como diretor nada mais que faça sentido para a jornada do Mr.Schue.

Mercedes diz adeus aos amigos por hora, já que o seu grande momento acontece abrindo os shows de Beyoncé e com o esperado lançamento de seu disco. Foi uma apresentação emocionante e fabulosa do tamanho do talento de Amber Riley e sua Mercedes. Sam também trilha seu caminho como novo professor do New Directions.

Se no presente, Sue mija no escritório de Will, cinco anos a frente ela é a vice-presidente de mais um governo dos Bush. Becky está lá como chefe de segurança, nos bastidores, seu homem espera por ela. Avanços significativos para personagens como Becky são parte do discurso de inclusão de Glee.

Rachel fica com Jesse e de verdade, achei o caminho mais correto entre ela ficar com Sam ou terminar sozinha. No salto futuro, ela é barriga de aluguel dos amigos Kurt e Blaine e a premiada artista que sempre sonhou ser.

É nesse ponto que também presto minhas homenagens a Jenna Ushkowitz(como eu esqueceria de Tina?) e Kevin McHale, dois dos mais talentosos e versáteis de todo elenco. Foi bonito ver que Artie e Tina cumpriram sua promessa de ficar juntos.

E ver que é exatamente dessa maneira que os personagens diriam adeus. Artie e Tina foram centrais, tendo espaço de coadjuvantes em boa parte da série, mas assim mesmo eles são centrais e insubstituíveis, falem o que quiser. Estão entre as melhores coisas que a série teve. O talento latente e massacrante de Tina e Artie.













Mais uma homenagem chega para Finn Hudson e diante de um relato totalmente meta-linguístico para o que a série representou durante seus seis anos de auge, estabilidade, maturidade, mudanças, perdas e outros percalços: a busca pelo equilíbrio entre aceitação e diferenças.

Ali no palco ao lado de Quinn, Puck, Kitty, Santana, Brittany, Ryder, Lauren, Sugar, Jake e tantos outros personagens esse ciclo se encerra. Se 'This Time' corta corações pela interpretação emocionada de Lea Michele, 'I Lived' vai além, sendo perfeita e encerrando Glee da forma que sempre deu mais certo em seus seis anos de estrada: esmagadoramente simples. #Obrigado, Glee.

Músicas dos episódios:

2009 
“Popular”: Wicked – Rachel Berry and Kurt Hummel
“Mister Cellophane”: Chicago – Kurt Hummel
“I’m His Child”: Zella Jackson Price - Mercedes Jones with church choir
“I Kissed a Girl”: Katy Perry - Tina Cohen-Chang
“Pony”: Ginuwine – Artie Abrams
“Don’t Stop Believin’”: Journey – New Directions  
Dreams Come True 
“Teach Your Children”: Crosby, Stills, Nash & Young – Will Schuester
“Someday We’ll Be Together”: Diana Ross & the Supremes – Mercedes Jones with gospel choir
“The Winner Takes It All”: ABBA – Sue Sylvester and Will Schuester
“Daydream Believer”: The Monkees - Kurt Hummel and Blaine Anderson with schoolchildren
“This Time”: Original composition – Rachel Berry  
“I Lived”: OneRepublic - Will Schuester, Sam Evans, Artie Abrams, Rachel Berry, Mercedes Jones, Blaine Anderson and Kurt Hummel with Wade “Unique” Adams, Alistair, Sheldon Beiste, Mike Chang, Tina Cohen-Chang, Terri Del Monico, Quinn Fabray, Principal Figgins, Joe Hart, Jane Hayward, Carole Hudson-Hummel, Burt Hummel, Becky Jackson, Dave Karofsky, Santana Lopez, Ryder Lynn, Madison McCarthy, Mason McCarthy, Sugar Motta, Brittany Pierce, Emma Pillsbury-Schuester, Spencer Porter, Jake Puckerman, Noah Puckerman, Roderick, Matt Rutherford, Jesse St. James, Sue Sylvester, Kitty Wilde and Lauren Zizes

Nenhum comentário:

Postar um comentário