Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Under The Dome -1x03/04/05 Manhunt/Outbreak/Blue on Blue



Um formigueiro de gente.

Vai se tecendo bem lento a grande teia de intensidade que mantém os moradores de Chester's Mill prisoneiros. Além da redoma, a reclusão começa a despertar pânico.

Julia começa a se perguntar quem de verdade é Barbie, até agora uma espécie de herói ambíguo, o loirinho acabou matando acidentalmente o marido da jornalista.

A rádio amadora da cidade é a única forma de comunicação ou pelo menos ouvir o que se passa no exterior. Interessante ver como o personagem de Big Jim vê na chegada da redoma, uma oportunidade para liderar a população imersa no caos crescente.

Junior continua a manter Angie prisoneira e se aventura em túneis antigos buscando saber quão profunda é a redoma. Julia segue o aprendiz de psicopata e fica pasma com a possibilidade de ter abrigado em sua própria casa um sujeito ruim. É pouco nesse caso específico para Junior ser tão debiloide com tanto oculto. Então esse é sim um personagem que deveria ter uma abordagem mais completa.









Acho que ainda levando em consideração, ser um arco inicial, Under The Dome poderia se focar em mostrar mais efeitos da existência da redoma, focar em menos tramas paralelas e personagens aos montes para ser mais coesa e desenvolver os personagens com mais calma.

Se a proposta da série que teve vários recordes ainda no primeiro ano era desenvolver tanto seus personagens que tivesse sido estruturada para uma temporada maior. Então isso vai melhorando nos demais episódios. Até porque a série lida om o público cativo de séries que abraçavam os mistérios e enredos de sua mitologia como Lost e Fringe, sem contar a própria parcela de fãs do romance indignados ou pelo menos não tão receptivos com a adaptação para a TV.

No quarto episódio, Angie ainda está presa no abrigo de Big Jim e acaba inconsciente e quase afogada quando um cano se solta, alagando tudo.

Com a redoma limitando a circulação do ar, é mais suscetível que haja contaminação por bactérias e vírus. E de repente a cidade tem um surto de menigite. Linda é uma das mais afetadas pela doença e com poucos antibióticos disponíveis, sua vida é salva por sua professora de colegial que cede a dose a aluna, morrendo pouco depois.

Junior fica controlando a clínica a pedido do pai. Uma arma na mão de um desequilibrado como Junior é risco total. Enquanto isso, Big Jim e Barbie caçam o suprimento de remédios, furtado pelo reverendo.

Ainda mais confusa com a ligação que se cria entre seu esposo Peter e Barbie, Julia vai até a cabana onde houve a tragédia. Barbie a salva e revela que era uma espécie de cobrador de um serviço de apostas onde Peter e Phil(da rádio) eram clientes. Claro que ele não revela que é responsável direto pela morte acidental do médico que tanto faz falta em Chester's Mill nesse momento.











Carolyn e Alice, as duas mães de Norrie ajudam na crise que se instala na clínica, mas é com a vida da filha e com a diabetes da parceira, que uma delas mais se angustia. E se a redoma tiver vindo para ficar?

Big Jim descobre Angie no abrigo anti-bombas, enquanto que Junior soma-se a força policial da cidade. Um núcleo interessante é o de Joe, o irmão nerd de Angie procura a irmã e é ponte central para os mistérios da redoma, ele e Norrie voltam a delirar quando se tocam  e no meio da alucinação gravada por eles, Joe se levanta e pede silêncio. Ambos concordam que a redoma quer que os dois não continuem a falar dos delírios.

Será que de alguma forma os dois controlam a cúpula?

A redoma que separa a cidade do resto do mundo ganha repercussão internacional. Estranhamente, várias borboletas são atraídas para a cúpula, uma prova que o campo de magnetismo encontrado em Chester's Mill pode estar alterando a vida dos demais.

Under the dome 1x05









Logo sucedem-se despedidas pela redoma, como a de Linda e de Rusty, a xerife finalmente conta ao noivo que o irmão dele foi morto em ação. Julia acaba novamente em contato com Barbie, que continua a ocultar parte da verdade. Um personagem interessante é o de Jodee, a gordinha da rádio e uma garota bem inteligente precisando ser mais aproveitada.

Big Jim comprova a insanidade do filho e liberta Angie. Através de seu aparelho de surdez, o reverendo capta Moab, acredita que é uma mensagem de Deus, que a redoma é uma forma de redimir ou punir os moradores da cidade e abraça essa teoria. Barbie explicita que Moab é um código para um míssil de alta periculosidade, ou seja a cidade vai ser bombardeada.

Norrie e Joe se beijam segundos antes do míssil atingir a cidade e seja pelo gesto ou pela própria cúpula, o míssil devasta muito em volta da redoma, mas não  abre nem um espaço no domo.

Angie é mais uma vez feita refém por Junior desta vez em sua própria casa e perdoa a loucura do rapaz. Sem mais estômago para aguentar o reverendo, Big Jim o empurra na redoma pelo aparelho de surdez que implode o matando instantaneamente. E o roteiro querendo colocar a loucura de Junior como uma possível herança genética de sua mãe. Eu apostaria bem mais no desiquilíbrio do pai dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário