Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Under The Dome - 1x12/13 Exigent Circumstances/Curtains(Season Finale)



Big Jim, o grande personagem de Under The Dome.

É inegável o talento e a capacidade de Dean Norris que conseguiu entregar tantas camadas a seu personagem, fazendo Big Jim solitário, um herói, um frustrado, um assassino e agora mais do que nunca um ditador.

Após matar Max, seu capanga Otto, Jim vende Barbie para o povo da cidade como assassino e ainda responsável pelo atentado que quase matou Julia. Só que Julia sobreviveu e pode detonar a mentira de Jim. Barbie se preocupa com a vida da ruiva e forma uma aliança com Angie para salvar a jornalista.

Dodee decide contar tudo sobre a mini-redoma para Big Jim assim que recupera as lembranças pós-choque e é com pesar que a personagem sai da tela ainda nos primeiros minutos do episódio. Durando mais tempo viva que em sua réplica original do livro. Dodee xeretou e no fim, por medo deu a Big Jim a munição que ele precisava sobre os redomers. Mas ele não quer tirar a redoma da cidade.

















Ela ouve uma informação e depois de saber por Big Jim que foi útil mas que não continuará viva, Dodee o chama de desgraçado doente e é alvejada a sangue frio. Big Jim não quer mais que a cidade tenha comunicação externa e ateia fogo na rádio com o corpo de Dodee e tudo.

Resultado: Big Jim mais uma vez manipula autoridades e civis para culpar Barbie pelo assassinato da gordinha.

Aclamado como líder e sabendo que Joe, Angie e Norrie podem talvez retirar a sua fonte de poder, ele invade o celeiro. Muito espertos, antes eles já haviam escondido o ovo na casa de Ben.

Bom ver Aisha Hinds mais ativa em tela depois do chá de sumiço. Carolyn ajudou os meninos e não tremeu com a truculência de Big Jim.

Phil agride Barbie acreditando que ele é o responsável pelo fim de Dodee. Angie dribla Junior e consegue resgatar Julia. Ajudar no resgate dá fim a qualquer parceria ou cordialidade da moça com o vilão. Angie é declarada cúmplice de Dale.

Mas Barbie acaba se entregando a Linda para garantir a liberdade de Norrie e Joe.Bem que poderia ter sido ele o personagem cortado, enfim ela continua mais importante que ele mesmo depois de morta, pois acabou sendo o fio condutor para ele ter mais de um diálogo no episódio.

Julia acorda e diz a Angie que não vai ficar omissa senão vão matar Barbie. E em público, o loirinho desmente Big Jim. E com uma qualidade em roteiro e atuação crescentes, Under The Dome chega ao final de sua primeira temporada nessa review dupla com Dale como o herói forasteiro e Big Jim como o vilão metódico que precisa ser parado.

















A cidade começa a se escurecer pois a crisálida está presa na mini-redoma. Então várias borboletas começam a liberar enzimas na mini-redoma e na redoma maior. O caos aumenta e os moradores acreditam estar num apocalipse. Linda confisca a mini-redoma e acaba sendo eletrocutada. A ingenuidade da xerife a fez ser manipulada por Big Jim.

Julia e Angie libertam Barbie, Joe acredita que Barbie é o monarca a ser coroado. Os redomers acionam a mini-redoma e a crisálida dá lugar a uma borboleta. Fica claro que Julia é a monarca e ela precisa agir para salvar Barbie e a cidade.

No meio da floresta, eles veem Alice, mas na verdade é uma força alien que pouco responde, mas faz é criar mais enigmas. Primeiro ela diz que se aproximam dessa forma como humanos para se comunicarem melhor e que a cidade deve merecer a luz para a escuridão desaparecer. E que eles precisam proteger o ovo para não morrerem.

Big Jim reavê Barbie e conta a Junior que matou em nome da cidade. Cego pela carência paterna, Junior ajuda o pai a colocar Barbie na forca. Julia lança o ovo no lago e estrelas rosas começam a subir, a ascender. Big Jim teme que a redoma saia, pois isso anula seu tiranismo e o poder que conseguiu em busca de sangue. Junior treme na base se aciona ou não a forca. Uma luz vinda das estrelas rosas começa a dissipar a escuridão. Mas só na temporada dois descobriremos o que aconteceu.

Foi uma temporada prática pelo número de episódios, com efeitos especiais bem competentes em sua maioria. Sinceramente foi um fim de temporada mediano, mas a história intrigante somada ao talento dos atores com personagens mais importantes venceu o começo morno. Foram vários episódios bem interessantes sobrepondo-se aos fracos. Dean Norris foi o grande destaque na pele do odioso Big Jim. E agora a empolgação continuará no segundo ano? Mais perguntas surgirão ou teremos mais respostas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário