Total de visualizações de página

quarta-feira, 19 de junho de 2013

STAR TREK segundo J.J Abrams



Elenco brinca com o diretor
Foi com alarde mundial que Star Trek foi recebido pela crítica e pelo público. Apesar dos últimos filmes da série de ficção científica terem sido um fracasso de bilheteria, um retorno era previsto pelas mãos do gênio J.J Abrams e ele redefine o universo criado por Gene Roddenberry há mais de 40 anos atrás.

James Cameron mesmo disse que viagem no tempo resolve as coisas e o espaço-tempo é o pano de fundo entre a espinha central da trama e seus personagens. E se Spock e Kirk não fossem amigos? E se uma mulher dividisse seus corações? E se saudosos personagens nunca tivessem estado na Enterprise?

Em cima das hipóteses e ao mesmo tempo respeitando as regras fundamentais do universo Star Trek, J.J apresenta efeitos espetaculares e ainda um encontro entre os Spocks das duas gerações, o clássico e icônico interpretado por Leonard Nimoy e o novato Zachary Quinto.

O vilão romulano Nero altera o destino dos personagens já conhecidos ao inserí-los numa brecha de espaço-contínuo. Escrito por Roberto Orci e Alex Kurtzman, o filme é feito para os fãs que atravessaram os anos e também para os que não tem noção do que estão se metendo. Com 94% de aprovação entre os grupos distintos, o filme foi indicado para 4 Oscars e venceu na categoria maquiagem.

Foi também o filme Star Trek mais bem sucedido em safras e conta com praticamente 1000 efeitos visuais. O projeto começou a ser desenvolvido em 2005, mas finalizado em 2007/2008 com lançamento em maio de 2009. Para criar seu Spock, Zachary Quinto teve aprovação total do lendário Nimoy. O encontro dos Spocks já se torna inesquecível na história da saga. Uma sequência também orquestrada por Abrams estreou no mês passado fazendo barulho e apresentando um espetáculo visual ainda melhor.

Enredo

Em 2233, a nave estelar da Federação Unida dos Planetas USS Kelvin está investigando uma "tempestade elétrica" no espaço. A nave romulanaNarada emerge de uma singularidade e ataca a Kelvin. O primeiro oficial da Narada, Ayel, exige que o Capitão Robau venha a bordo para discutir um cessar fogo. Nero, o comandante da Narada, fica inicialmente em silêncio, porém quando Robau informa a data estelar, ele o mata e retoma o ataque a Kelvin. O primeiro oficial da nave da Federação, George Kirk, ordena uma evacuação total, incluindo sua esposa Winona que está grávida. Para proteger as naves auxiliares, Kirk se sacrifica ao colocar a Kelvin em rota de colisão com a Narada. Segundos antes do impacto, George e Winona concordam em nomear o filho recém nascido com o nome do pai de Winona—Jim.
Anos depois, Spock, crescendo no planeta Vulcano, é discriminado por ser meio-humano. Quando adulto, ele decide se juntar à Frota Estelardepois da Academia de Ciências de Vulcano classificar sua mãe humana como uma "desvantagem". Na TerraJames T. Kirk se torna um jovem imprudente porém inteligente. Depois de uma briga de bar envolvendo Uhura, Kirk encontra o Capitão Christopher Pike, que o desafia a emular o heroísmo de seu pai e se juntar à Frota Estelar.
Três anos depois, o Comandante Spock acusa o Cadete Kirk de trapacear durante a simulação do Kabayashi Maru, que o próprio Spock programou. A audiência de julgamento é interrompida quando a Frota Estelar recebe um pedido de socorro vindo de Vulcano. Com a frota principal fora de alcance, os cadetes são mobilizados para tripular as naves em órbita. Leonard McCoy e Kirk vão para a nave comandanda por Pike, a USS Enterprise. Percebendo que a "tempestade elétrica" observada em Vulcano é similar à aquela que ocorreu no dia de seu nascimento, Kirk convence Pike a erguer os escudos e assim se preparar para um armadilha.
Enterprise chega em Vulcano e encontra o resto da frota destruída e a Narada perfurando o núcleo do planeta. Depois da Enterprise ser atacada pela Narada, Pike se rende, promovendo Spock à capitão e Kirk para primeiro oficial. Kirk, Hikaru Sulu e o Engenheiro Chefe Olson fazem um salto espacial para a plataforma de perfuração, desabilitando-a. Entretanto, ela já havia perfurado o suficiente para Nero lançar a "matéria vermelha" no núcleo, criando um buraco negro artificial. O buraco negro consome o planeta, matando a maior parte de sua população, incluindo a mãe de Spock.
Enquanto Nero tortura Pike para ter acesso as defesas de perímetro da Terra, Spock abandona Kirk em Delta Vega por motim depois do segundo ter discutido as ordens do primeiro. No planeta, Kirk encontra o Embaixador Spock, que explica que ele e Neno são do futuro. 129 anos no futuro, a galáxia é ameaçada por uma volátil supernova. Spock tinha a intenção de usar a "matéria vermelha" para criar um buraco negro e parar a supernova, porém não consegue chegar a tempo para impedir que a explosão destrua Romulus, matando todos os habitantes incluindo a esposa de Nero. Nero ataca a nave de Spock com a Narada, e ambos são pegos no horizonte de evento do buraco negro, enviando-os para o passado. Nero capturou Spock e o deixou em Delta Vega para assistir a destruição de Vulcano.
Spock e Kirk caminham até um posto da Frota Estelar, onde eles encontram Montgomery Scott. Com a ajuda do Embaixador Spock, Kirk e Scott são transportados para a Enterprise em voo. Seguindo o conselho do Embaixador, Kirk zomba da falta de emoção de Spock para provocar uma reação emocional. Um furioso Spock sufoca Kirk antes de reconhecer seu compromentimento emocional; ele abdica o comando à Kirk. Spock conversa com seu pai Sarek, e decide trabalhar com Kirk e se juntar a ele em um ousado plano para atacar a Narada. Depois da Enterprise se esconder nas nuvens de Titã, Kirk e Spock são transportados para a Narada; Kirk resgata Pike enquanto Spock usa a nave do Embaixador Spock para destruir a plataforma de perfuração. Spock leva a Narada para longe da Terra e então coloca sua nave em rota de colisão com a nave romulana. Pouco antes do impacto, a Enterprise chega e resgata Spock, Kirk e Pike. A nave do Embaixador Spock colide com a Narada, inflamando a "matéria vermelha" e criando um buraco negro que destrói a Narada e quase a Enterprise.
Na Terra, Kirk é promovido a Capitão e recebe o comando da Enterprise, enquanto Pike é promovido a Almirante. Spock encontra sua versão mais velha no hangar; o Embaixador Spock selecionou um planeta adequado para estabelecer uma colônia vulcana. Ele dissuade seu eu mais jovem de deixar a Frota Estelar para ajudar sua espécie, encorajando-o a fazer o que é certo ao invés do que é lógico. Spock permanece na Frota Estelar e se torna o primeiro oficial de Kirk. O filme se encerra com a Enterprise partindo para uma nova missão enquanto o Embaixador Spock narra o monólogo "Onde Ninguém Jamais Esteve".

Elenco
  • Chris Pine como James T. Kirk, um cadete da Frota Estelar. Pine descreveu seu teste como terrível, porque ele não se levava a sério como um líder. Abrams não viu o primeiro teste de Pine, foi depois que o agente de Pine se encontrou com sua esposa que Abrams decidiu dar a ele um segundo teste junto com Quinto. Quinto apoiou a escolha de Pine já que eles se conheciam, devido ao fato de irem a mesma academia. Depois de ganhar o papel, Pine mandou uma carta a William Shatner e recebeu outra contendo sua aprovação. Pine assistiu episódios da série e leu enciclopédias sobre Star Trek, porém parou quando achou que dessa forma iria copiar Shatner. Pine disse que assistindo a série, ele percebeu que a interpretação de Shatner era caracterizada pelo humor. Ele decidiu incorporar elementos de Tom Cruise em Top Gun e Harrison Ford como Indiana Jones e Han Solo.
  • Zachary Quinto como Spock, o Primeiro Oficial da Enterprise. Quinto ficou interessado no papel devido a dualidade de Spock como meio humano e meio vulcano e como "ele constantemente explora a noção de como evoluir de forma responsável e de forma respeitosa". Ele mencionou que ouviu sobre o novo filme e se interessou pelo papel em dezembro de 2006. Para o teste, Quinto usou uma camisa azul, penteou seu cabelo para baixo para parecer mais Spock, praticou a saudação vulcana, tirou as sobrancelhas e tingiu seu cabelo.8 Quinto comentou que a transformação física o ajudou a interpretar o alienígena. Nimoy conversou com Quinto sobre o personagem. Apesar de ter assistido alguns episódios durante os intervalos das filmagens, Nimoy foi a grande fonte de informações para Quinto.
  • Leonard Nimoy como Spock Original, Embaixador de Vulcano em Romulus que tenta salvar o planeta após a explosão de uma estrela. Abrams e os roteiristas se encontraram com Nimoy em sua casa. Ele ficou em silêncio enquanto ouvia a proposta da equipe. Sua esposa, Susan Bay, contou a equipe que Nimoy ficou em sua cadeira após a conversa, visivelmente emocionado por sua decisão de retornar ao personagem depois de tantas recusas. Se Nimoy não tivesse gostado do roteiro, eles teriam que reescrevê-lo. Abrams disse que "foi surreal dirigi-lo como Spock, porque que diabos eu estou fazendo aqui? Esse cara tem feito isso por 40 anos."
  • Karl Urban como Leonard McCoy, amigo de Kirk e um oficial médico da Enterprise. Como Pine, Urban não queria fazer uma cópia, imitação, de DeForest Kelley e sim "pegar a essência do que Kelley fez, honrando-o trazendo algo novo". Urban era fã da série desde os sete anos e perseguiu o papel depois de descobrir um DVD da Série Clássica com seu filho. Ele foi escolhido após seu primeiro teste, dois meses depois de se encontrar com Abrams. Ele disse que estava feliz por interpretar um papel com muita comédia, algo que ele não fazia desde The Price of Milk em 2000, porque estava cansado depapéis orientados pela ação. Quando perguntado por que McCoy é tão rabudento, Urban brincou dizendo que o personagem possa ser "um pouco bipolar, na verdade!". Orci e Kurtzman já haviam colaborado com Urban em Xena: Warrior Princess.
  • Zoë Saldaña como Nyota Uhura, a Oficial de Comunicações da Enterprise. Abrams havia gostado se seus trabalhos e pediu que ele fizesse o papel. Saldaña nunca havia assistido a série, embora tenha interpretado um trekker no filme The Terminal, porém aceitou participar depois que Abrams elogiou seu trabalho. Ela se encontrou com Nichelle Nichols, que explicou como ela havia criado o personagem e seu nome. A mãe de Saldaña era uma grande fã de Star Trek e mandou várias mensagens de voz durante as filmagens com conselhos. O filme oficialmente estabelece o primeiro nome de Uhura, que nunca havia sido dito na série ou nos filmes anteriores.
  • Simon Pegg como Montgomery Scott, um engenheiro da Frota Estelar servindo em Delta Vega. Abrams contratou Pegg via e-mail, oferecendo o papel. Para o sotaque, Pegg recebeu ajuda de sua esposa Maureen, que é de Glasgow, e do assistente do diretor Tommy Gormley. Pegg descreveu Scotty como um positivo estereótipo de escocês, e que ele vem de uma longa linhagem de especialistas escoceses, como Alexander Graham Bell e John Logie Baird.
  • John Cho como Hikaru Sulu, o piloto da Enterprise. Abrams estava preocupado em escalar um ator com ascendência coreana para um personagem japonês, porém George Takei explicou ao diretor que Sulu representava toda a Ásia, assim Abrams foi em frente e contratou Cho. Cho citou a masculinidade do personagem como algo importante e passou duas semanas treinando luta. Cho sofreu alguns machucados na cintura durante as filmagens, porém ele afirmou que não foi nada de mais.
  • Anton Yelchin como Pavel Chekov, o navegador da Enterprise. Como o resto do elenco, Yelchin recebeu permissão para escolher elementos da interpretação de seu antecessor e carregá-las para a sua. Yelchin escolheu incorporar o padrão de fala de Walter Koenig, trocando os "v"s pelos "w"s, apesar de ele e Abrams acharem que era algo mais polonês do que russo. Ele afirmou que acha que Chekov é o personagem mais estranho de Star Trek.
  • Eric Bana como Nero, um romulano do futuro que deseja destruir a Federação em vingança pela destruição de Romulus. Bana gravou suas cenas já no final das filmagens. Ele era um grande fã de Star Trek desde criança, porém nunca havia assistido os filmes. Mesmo que ele fosse "maluco com a série original", Bana não teria aceitado o trabalho a menos que o roteiro fosse bom. Ele o descreveu como "sensacional" após lê-lo. Ele já conhecia Abrams, já que ambos possuem o mesmo agente.
  • Bruce Greenwood como Christopher Pike, o Capitão da Enterprise.

Fonte: Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário