Total de visualizações de página

terça-feira, 18 de junho de 2013

Especial Velozes e Furiosos

Chamada_VelozeseFuriosos
Há mais de 10 anos atrás, uma nova super franquia de ação teve início. Sob direção de Rob Cohen, em setembro de 2001, chegava aos cinemas brasileiros a primeira parte de uma série de filmes envolvendo rachas, carros tunados e muita adrenalina: “Velozes e Furiosos” começava sua história.
O filme trazia uma história comum no cinema norte-americano: um policial infiltrado em uma gangue aproxima-se do líder desta em busca de respostas para crimes. O diferencial: esta gangue, além de lidar com crimes, contava com milhares de quilômetros por hora em carros velozes e completamente modificados.
A resolução final para esta história não foi esclarecida com o término do longa em questão, pois dois anos depois, devido ao sucesso de público e bilheteria, estreou o segundo filme da franquia – “+Velozes +Furiosos“. Por sua vez, este garantiu mais cinco sequências, sendo a sexta parte desta história a principal estréia nos cinemas esta semana e a sétima com lançamento previsto para o meio de 2014.
Conhecendo e gostando dos filmes, ou tendo interesse por potentes máquinas, cenas que desafiam a física e muito cantar de pneus, acompanhe neste especial uma breve retomada dos seis filmes desta saga sobre rodas!

A Cronologia

Ao contrário do que se esperava, os filmes não mantiveram uma sequência linear. O primeiro longa, estrelado por Paul Walker e Vin Diesel, marca o início da história que, em seu suposto terceiro episódio,“Velozes e Furiosos – Desafio em Tóquio” (2006), é interrompida com a ausência do elenco chave dos filmes antecessores, contando com uma trama completamente nova e mísera aparição de Diesel nas cenas finais da projeção.
Apresentando novos personagens e cenário, o terceiro filme é o final da saga desenvolvida em todos os outros lançados até o presente momento. Isto fica claro somente ao final do sexto longa. A cronologia correta das obras é, portanto, subdividida.
CRONOLOGIA
Em ordem de lançamento contamos com “Velozes e Furiosos” (2001), “+Velozes +Furiosos” (2003),“Velozes e Furiosos – Desafio em Tóquio” (2006), “Velozes e Furiosos 4″ (2009), “Velozes & Furiosos 5 – Operação Rio” (2011) e “Velozes & Furiosos 6″ (2013). Entretanto, após o segundo filme, as obras que realmente dão continuidade a trama são as lançadas em 2009 e 2011, “pulando” o filme lançado em 2006.
Isso ocorre por que a trama apresentada em Tóquio desenvolve-se paralelamente a continuada pelos personagens presentes desde o primeiro longa. Explicando em outras palavras: o terceiro filme conta uma história situada no mesmo tempo em que o sexto desenvolve-se. Percebemos isso pois a cena final de“Velozes & Furiosos 6″ traz um momento icônico de “Velozes e Furiosos – Desafio em Tóquio”.
A partir deste ponto, então, consegue-se o gancho que será utilizado para o sétimo filme (ainda sem título definido) e consequentes continuações.

Os Personagens

Como qualquer franquia, “Velozes e Furiosos” conta com personagens impactantes que “protagonizam” sua trama. São ícones da história presentes desde o primeiro filme, contando com características e um passado conhecidos pelo público. Com este artifício, além da familiarização do espectador com a trama, facilita-se seu envolvimento e identificação.
Confira abaixo personagens importantes e seus intérpretes:
01_VinDieselAtor: Vin Diesel
Personagem: Dominic Toretto
Filmes: “Velozes e Furiosos” (2001), “Velozes e Furiosos – Desafio em Tóquio” (2006), “Velozes e Furiosos 4″ (2009), “Velozes & Furiosos 5 – Operação Rio” (2011) e “Velozes & Furiosos 6″ (2013).
Quem é: “Chefe” da gangue de corredores, é um homem que valoriza sua família acima de tudo.
02_PaulWalkerAtor: Paul Walker
Personagem: Brian O’Conner
Filmes: “Velozes e Furiosos” (2001), “+Velozes +Furiosos” (2003), “Velozes e Furiosos 4″ (2009), “Velozes & Furiosos 5 – Operação Rio” (2011) e “Velozes & Furiosos 6″ (2013).
Quem é: Policial com extremo domínio no volante. Infiltra-se na gangue de Dom e acaba afeiçoando-se ao criminoso e se apaixonando pela irmã deste. Futuramente, passa a integrara a “família”.
04_JordanaBrewsterAtriz: Jordana Brewster
Personagem: Mia Toretto
Filmes: “Velozes e Furiosos” (2001), “Velozes e Furiosos 4″ (2009), “Velozes & Furiosos 5 – Operação Rio” (2011) e “Velozes & Furiosos 6″ (2013).
Quem é: Irmã mais nova de Dom, é extremamente preocupada com os perigos vividos por ele. Apaixona-se por Brian sem saber que este é um policial.



05_MicheleRodriguezAtriz: Michelle Rodriguez
Personagem: Letty Ortiz
Filmes: “Velozes e Furiosos” (2001), “Velozes e Furiosos 4″ (2009) e “Velozes & Furiosos 6″ (2013).
Quem é: Namorada de Dom. Briguenta e difícil de lidar, é ótima corredora e muito desconfiada.
06_TyreseGibsonAtor: Tyrese Gibson
Personagem: Roman Pearce
Filmes: “+Velozes +Furiosos” (2003), “Velozes e Furiosos 4″ (2009), “Velozes & Furiosos 5 – Operação Rio” (2011) e “Velozes & Furiosos 6″ (2013).
Quem é: Ex-criminoso, auxilia Brian a realizar uma missão de extrema importância ganhando, consequentemente, sua confiança e amizade.



07_LudacrisAtor: Ludacris
Personagem: Tej Parker
Filmes: “+Velozes +Furiosos” (2003), “Velozes & Furiosos 5 – Operação Rio”(2011) e “Velozes & Furiosos 6″ (2013).
Quem é: Unindo todos os clichès do bom malandro, é ainda um gênio na modificação de automóveis.
08_SungKangAtor: Sung Kang
Personagem: Han Lue
Filmes: “Velozes e Furiosos – Desafio em Tóquio” (2006), “Velozes e Furiosos 4 “ (2009), “Velozes & Furiosos 5 – Operação Rio” (2011) e “Velozes & Furiosos 6″ (2013).
Quem é: Jovem japonês apaixonado por carros. Domina a arte do drift e, ocasionalmente, também realiza corridas em motocicletas. Mantém um relacionamento com Gisele.
09_GalGadotAtriz: Gal Gadot
Personagem: Gisele Harabo
Filmes: “Velozes e Furiosos 4 “ (2009), “Velozes & Furiosos 5 – Operação Rio”(2011) e “Velozes & Furiosos 6″ (2013).
Quem é: Exímia corredora, auxiliava um criminoso em suas missões. Acaba envolvendo-se com o grupo de Dom e integrando a equipe. Mantém um relacionamento com Han.
03_TheRockAtor: Dwayne Johnson aka The Rock
Personagem: Luke Hobbs
Filmes: “Velozes & Furiosos 5 – Operação Rio” (2011) e “Velozes & Furiosos 6″ (2013).
Quem é: Agente da CIA, tem por missão perseguir e capturar Dom e sua equipe. Após acontecimentos do quinto filme, retorna solicitando auxílio ao time no sexto longa, torna-se uma espécie de aliado destes.


Os Filmes

Com a confirmação do vindouro sétimo filme, os fãs começam a ter trabalho para lembrar-se de todas as histórias apresentadas e situações vividas ao decorrer destes 12 anos de “Velozes e Furiosos”. Para auxiliar sua memória e garantir que você vá aproveitar ao máximo os próximos filmes, sem deixar nenhum ponto cego, relembre as tramas e algumas curiosidades dos seis filmes lançados.

Velozes e Furiosos

The Fast and the Furious (2001)
Direção de Rob Cohen.
01_PosterVelozeseFuriosos

Dominic Toretto é o líder de uma gangue de corridas de ruas em Los Angeles que está sendo investigado pela polícia por roubo de equipamentos eletrônicos. Para investigá-lo é enviado Brian Spindler, que se infiltra na gangue na intenção de descobrir se Toretto é realmente o autor dos crimes e se há alguém mais por trás deles.

+Velozes +Furiosos

2 Fast 2 Furious (2003)

02_Poster+Velozes+Furiosos

Direção de John Singleton.
Após deixar a polícia, Brian O’Conner é forçado a participar de uma nova missão: se infiltrar no crime organizado de Miami de forma a investigar sobre o transporte de dinheiro sujo para Carter Verone (Cole Hauser), o chefe do tráfico local. Para tanto ele recebe a ajuda de seu ex-colega Roman Pearce e da agente secreta Monica Clemente (Eva Mendes).
Este é o 2º de 3 filmes em que o diretor John Singleton e o ator Tyrese Gibson trabalharam juntos. Os demais foram“Baby Boy – O Rei da Rua” (2001) e “Quatro Irmãos”(2005).

03_PosterDesafioemToquio


Velozes e Furiosos – Desafio em Tóquio

The Fast and the Furious: Tokyo Drift (2006)
Direção de Justin Lin.
Sean Boswell (Lucas Black) é um adolescente superficial e infeliz que usa as corridas de rua como válvula de escape. Seu envolvimento irresponsável nas corridas fez com que tenha problemas com a polícia. Após bater com o carro, como forma de evitar a prisão, é enviado para Tóquio, onde passa a morar com seu pai (Brian Goodman). Em sua nova cidade, Sean fica inteiramente deslocado até conhecer Twinkie (Bow Wow), que lhe apresenta as corridas de drift. O drift é uma mistura de derrapagem e velocidade, que corre em circuitos bastante perigosos. Sean logo se empolga com a novidade, o que faz com que se envolva com os corredores locais.
Integrantes do elenco e da equipe de produção receberam aulas de japonês, incluindo várias gírias adolescentes e do universo em torno do drift. Além disto os atores participaram de treinos em ambiente controlado em uma pista de corrida ao sul da Califórnia.


04_PosterVelozeseFuriosos4


Velozes e Furiosos 4

Fast & Furious (2009)
Direção de Justin Lin.
Depois de ser visto rumo ao México no filme que deu origem a série, Dominic Toretto reaparece na República Dominicana praticando seus golpes ao lado de sua namorada Letty e sua gangue. Com o FBI na sua cola, Dom decide fugir para não comprometer seus comparsas. Contudo, um assassinato cometido por um traficante de drogas acende nele uma sede de vingança que o faz cruzar novamente com o agente Brian O’Conner numa perigosa missão.
Foi a 10ª maior estreia nos cinemas brasileiros em 2009, com 460.700 espectadores.

05_PosterOperacaoRio


Velozes & Furiosos 5 – Operação Rio

Fast Five (2011)
Direção de Justin Lin.
Dominic Toretto foi resgatado da prisão por sua irmã Mia e Brian O’Conner , que realizam um ousado resgate sobre rodas. Logo em seguida, ele desaparece.

Brian e Mia vão até o Rio de Janeiro, onde encontram Vince (Matt Schulze). Ele propõe ao casal o roubo de carros que estão sendo levados em um trem, algo que, segundo ele, será uma operação simples que renderá um bom lucro. Durante a operação, Dominic reaparece e diz à irmã que os planos mudaram. Ela então leva um dos carros a um esconderijo em plena favela carioca, deixando Dominic e Brian enfrentando policiais e bandidos.
Ao desmontar o carro, o trio descobre que ele contém um chip com todas as operações ilegais de Hernan Reis (Joaquim de Almeida), incluindo onde guarda o dinheiro arrecadado. É o suficiente para que eles elaborem um plano para roubar a fortuna de Reis, contando com a ajuda de vários amigos.
Apesar da trama ser passada no Brasil, a grande maioria das cenas foram rodadas na Costa Rica e em Porto Rico, com apenas algumas cenas rodadas no Rio de Janeiro, em locações como Praia de Ipanema, Lapa, Corcovado, entre outros pontos turísticos da cidade.


Velozes & Furiosos 6

Fast & Furious 6 (2013)
Direção de Justin Lin.
06_PosterVelozeseFuriosos6

Desde que o golpe de Dom e Brian no Rio de Janeiro deixou o grupo com US$ 100 milhões, os heróis se espalharam pelo globo. Mas a incapacidade de voltar para casa e viver em um lar tornou suas vidas incompletas. Enquanto isso, Jobbs esteve perseguindo uma organização de mercenários sobre rodas, um grupo de homens cruéis divididos em 12 países, cujo mentor (Luke Evans) tem ajuda da destemida Letty, a antiga namorada de Dom, que todos acreditavam estar morta.

A única maneira de parar este grupo de criminosos é superá-los nas ruas, por isso Hobbs pede a Dom para reunir um grupo de elite em Londres. A recompensa? Perdão a todos eles, para poderem voltar para as suas casas e tornarem suas famílias completas novamente.
Fonte: Cine Esplendor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário