Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Under The Dome - 2x09 The Red Door



Acelerado.

Barbie ainda está do lado de fora e mais uma vez apanha de figurantes. O sr.Barbara apela para Julia entregar o ovo, clamando pela soltura do filho, mas é tudo encenação.

Tudo que o pai de Barbie quer é que seu teatro dê certo para colocar as mãos no ovo. Big Jim está em um impasse: ter sido poupado pela redoma desperta nele ser mais responsável com a população, mais íntegro, mas é muita coisa na cabeça do pai de Junior para que ele escolha como lutar pelos interesses de Chester's Mill.

Se Jim já matou várias vezes para manter seu senso de oportunidade desde a chegada da redoma. Sam e Lyle procuram com Pauline, a misteriosa porta vermelha que pode ser o caminho de regresso à Chester's Mill.

Mais uma vez o caminho de Barbie cruza com Hunter, o nerd tem bom timing e já surge como um aliado e um desenvolvimento que pode ser interessante. Ele foi um dos elementos mais certos para estabelecer este como um dos melhores episódios já apresentados de Under The Dome.

Big Jim negocia com os militares a entrega do ovo em troca da segurança e saída dele e dos moradores. O militar, um avulso emitindo as ordens de Papa Barbie, avisa que não. Por uma série de motivos a se pensar, não é interessante(ou cuidadoso) que os moradores escapem da prisão invisível. Estudar o fenômeno não envolve libertar os encarcerados do domo.















Melanie não aceita que Julia possa entregar o ovo pela liberdade de Barbie. O loiro coloca Sam na parede, mas acaba entendendo as razões equivocadas que levaram Sam a matar a pobre Angie. Faço minhas palavras a de muitos mais uma vez: na minha mente a personagem rodou pelo Stephen King.

Pauline fica obcecada com uma espiral e como tudo que a mulher desenha de um jeito ou de outro acontece, rapidamente envolve apreensão.

Enfim...Barbie revela que Sam matou a garota que Junior amava. E como o ritmo imposto no episódio, de catarse, de rompante funciona bem até demais, Barbie reconhece a porta vermelha como a entrada de um alçapão que leva por sua vez a um novo túnel. Hunter escapa e se une ao grupo, Barbie avisa que a coisa em Chester's Mill sendo vivida é diferente de estar do lado de fora.

No meio do caminho, cada um é pego por uma espécie de tornado que revela lampejos de consciência. Barbie que lembrava vagamente de Melanie, em um flash indica que a ruivinha foi sua babá, já que ambos moravam em Zenith.

Cheia de fantasmas do passado, Pauline tem o flash mais confuso, aliás que nem flash é..mais como uma visão. Ela sozinha perto do ovo vendo Melanie inerte. Informando que na cratera que tudo começou e é ali que vai terminar. Rebecca ganhou vida dentro da série e não fica em cima do muro ou atiçando Jim, ela simplesmente quer defender o lado certo.

Sam vê no seu flash que apesar de amar o sobrinho Junior realmente falhou em tutelá-lo, em instruí-lo. Seu retorno espojando a revelação do assassinato de Angie pode fazer Junior matar novamente.

Após o tornado, Sam, Hunter, Barbie e Pauline surgem na superfície do lago. Barbie conseguiu voltar para a cidade e pede para os demais serem discretos. Lyle desaparece no misterioso trajeto via tornado.

Quem se importa se os efeitos foram medianos, o roteiro esteve na direção e foco certos. Um exemplo claro disso é Once Upon a Time, quem assiste não liga pro chroma key ridículo e sim pro carisma dos personagens e o roteiro alinhado. É mais disso que se consegue em cada novo episódio de Under The Dome.

Pauline vai atrás do filho e é observada com um olhar de choque por Jim. Junior dá cobertura a Melanie e eles escondem o ovo no antigo abrigo. Dá para entender as técnicas estranhas de flerte da ruivinha, ela ficou hibernando por uns vinte anos.

Foi um episódio coeso que mostrou que não foi sem propósito as escolhas criativas que o segundo ano tomou. E isso vale para tirar Barbie, Sam e Lyle da cidade por alguns dias. O enredo ganhou mais profundidade, a coisa toda com Pauline não soa paranormal, casa com a proposta abordada.

Soa crível. Acho que foram decisões acertadas. E nos quatro episódios finais se com cuidado, Under The Dome pode manter o público mais tempo dentro da redoma.

Agora Pauline tem que se preparar que Big Jim não vai dizer um oi, meu amor onde você esteve...ou será que ele vai encarar como mais um teste pessoal da redoma? Ter clemência depois do reaparecimento da mulher que o deixou?! Como Melanie conheceu Barbie? Por que eles submergiram no lago, o mesmo lugar de onde Mel surgiu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário