Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de março de 2013

Manual Jogos Vorazes - Ambições, Críticas e Fenômeno




Jogos Vorazes surpreendem pelo roteiro altamente esquematizado, pelas críticas a hegemonia patriótica dos Estados Unidos e a maior de todas as observações: os shows da vida real, que redefiniram o entretenimento do século XXI, os perigosos, por que não vorazes e controláveis realities.

Sob o olhar de Katniss Everdeen somos transportados a pós-apocalíptica Panem(sim, alusão a Pangeia, o que tomam como a primeira massa continental do planeta Terra), um fragmento de nação composto por 13 distritos e uma capital opressiva auto-denominada Capital. Pra que complicar, não é verdade?

Panem foi estruturado do que restou da América do Norte, sobretudo o país mais influente do mundo, os Estados Unidos. Com atividades segmentadas, os distritos passaram a ser regidos pela rígida e frívola Capital, até que uma rebelião se forma. O Distrito 13 é dizimado e daí para frente, o comando torna-se ostensivo e sufocante com a criação dos temidos Jogos Vorazes.

O modo de controlar ou pelo menos elevar o controle da população dos distritos subsequentes a um controle que paira o medo, o medo do que não se pode escapar. Estruturados os jogos se baseiam numa experiência televisiva antes de mais nada. Sem delongas, um Big Brother com mortes.

Cada ano, cada um dos 12 distritos, deve oferecer um casal de tributos, portanto um menino e uma menina na faixa dos 12 a 18 anos e é exatamente nesse cenário de escambo(troca), sobrevivência, intolerância e miséria que conhecemos a intuitiva Katniss, no cinema interpretada pela vencedora do Oscar 2013 de Melhor Atriz, Jennifer Lawrence.

Assumindo as rédeas da família desde que a mãe entra em choque após a morte trágica do pai numa mina de carvão. Katniss torna-se uma caçadora da noite para o dia, para levar comida para casa, sobretudo a torre forte da irmã caçula, Primrose. Seu parceiro de caça e melhor amigo, é o também sofrível Gale, irmão mais velho e provedor de várias bocas menores, após uma tragédia familiar a que sucumbiu o lar de Katniss.

Suzane Collins, a autora da saga Jogos Vorazes que ainda inclui Em Chamas e A Esperança cria um mundo de percepção com poder sensorial(Stephenie Meyer de Twilight Saga afirmou que o enredo de Jogos Vorazes a deixou sem dormir por várias noites de tão crível) e acima de tudo personagens inseridos num contexto de crítica social a humanidade ao todo.




Caminhamos ao longo de uma média de trezentas páginas por sangue(uma verdadeira carnificina que abrange o confronto dos 24 tributos ao longo da competição), esperança e lealdade que não à toa, logo foi alçada a título de blockbuster nas livrarias e cinemas de todo mundo.

Jogos Vorazes foi a terceira melhor bilheteria do ano de 2012(ofuscado somente pelos Vingadores em sua passagem pela tela grande) e liderou por n semanas(isso mesmo, n semanas nas listas de mais vendidos de veículos como o NY Times).

Katniss, que em seu caminho cruza com Peeta Mellark(no cinema interpretado pelo crescido Josh Hutcherson), o filho do padeiro, vê seus destinos se cruzarem e sobretudo seu sacrifício pela irmã tomar proporções exorbitantes ao assumir o lugar da pequenina na competição, voluntariando-se como tributo.

Peeta é escolhido como o tributo masculino, a tática de seus mentores, a bizarra Effie(uma caricatura da até então sempre bela Elizabeth Banks) e o beberrão Haymitch(Woody Harrelson,uma dose certeira do diretor Gary Ross) envolve vender a ideia dos dois como um casal.

A septuagésima quarta edição dos Jogos, tem o propósito semelhante a seus anos anteriores, servir como um banquete a opulenta Capital, protegida pelo Presidente Snow(pelo veterano Donald Sutherland).

Na arena tudo pode acontecer e a grande sacada de Jogos Vorazes é ter uma personagem tão carismática e autêntica que dê credibilidade ao timing da saga.

Nada de seres míticos que brilham, a força, a fraqueza e a beleza selvagem do mundo perigoso e rápido de The Hunting Games ganha poder ao traçar uma consistente e amarrada crítica exacerbada sobre a hegemonia dos EUA e a política duvidosa dos engenhosos reality-shows ao inserir manipulações significantes no desenrolar da competição de vida ou morte.

A máxima vem da própria Katniss após uma saraivada de bolas de fogo, para aproximá-la do confronto com  os demais tributos. "Os idealizadores podem matar os tributos a qualquer momento, mas porém espera-se que o verdadeiro mata-mata parta dos próprios tributos entre sim." Ou em outro momento com a própria evidenciando que há ferramentas para não deixarem os jogos tornarem-se tediosos.

Não há como não aliar o romance fabricado entre Katniss e Peeta,(por mais que centelhas de afeto real se construam) a clichês românticos de títulos como Big Brother e Survivor.

Da humorada primeira página a perda do fôlego do parágrafo final, Jogos Vorazes vai fundo criticando tantas potências ao mesmo tempo e justamente por isso é algo imensuravelmente criativo ao retratar a persona do ser humano em meio a fome, ao medo, ao torpor e pressão.

Contudo, mais vitorioso ainda ao retratar os próprios jogos sem esquecer dos personagens que Suzane o tempo todo sem fazer esforço nenhum nos faz amar e torcer em cada reviravolta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário