Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de março de 2013

Os Destaques e Vencedores do Oscar 2013

UMA EDIÇÃO DO OSCAR COM SABOR DE QUERO MAIS E PRÊMIO PARA TODOS, QUASE TODOS...PELO MENOS!

Difícilmente, uma celebração do Oscar entrará para o rol de disputas mais equilibradas e memoráveis da competição tal qual a edição do ano de 2013, sob a pompa já conhecida de estrelas e estreletes de Hollywood deu lugar a uma batalha de gente grande indicação após indicação. 


Adele e a fenomenal "Skyfall" faturam Oscar de melhor canção original.


A oscarizada Amy Adams, pela terceira vez indicada ao prêmio.
Cortado da lista de diretores indicados, Ben discursa ao receber estatueta por melhor filme.
Charlize Theron, era uma das mais lindas da noite.
Outro diferencial é que a exemplo de sua edição anterior, o Oscar 2013 envolveu boa parte do público com os filmes indicados. A saga de Pi e do tigre de bengala Richard Parker, por exemplo, arrecadou próximo de U$S 600 milhões mundo afora, a exemplo de outros fenômenos de bilheteria como Django Livre, vencedor de mais um Oscar de melhor roteiro original para Tarantino.


Daniel Day-Lewis, premiado como melhor ator por Lincoln.
Premiados: Daniel Day-Lewis(ator), Jennifer Lawrence(atriz), Anne Hathaway(atriz coadjuvante) e  Christopher Waltz(Django Livre).
Vingadores no palco
Lincoln, filme do veterano Steven Spielberg liderava as indicações em 12 categorias e acabou a maior zebra da competição, levando apenas duas estatuetas, porém o mesmo zebrão, garantiu a Daniel Day-Lewis, seu terceiro Oscar de melhor ator(feito até então inédito).

As Aventuras de Pi, o segundo a nível de mais indicações com 11 duelos pela frente, levou quatro prêmios inclusive de melhor diretor para o tailandês Ang Lee e o de melhores efeitos visuais. Argo, o filme baseado numa incrível história real sobre como uma equipe de agentes da CIA e um grupo de cineastas resgatou prisoneiros do Oriente Médio, forjando a produção de um longa-metragem.

A super-produção estrelada e dirigida por Ben Affleck levou o maior prêmio da noite como melhor filme. A equipe toda foi ovacionada e Ben saiu enaltecido com a coroação de Argo, por mais que tenha sido sutilmente deixado de fora da disputa de melhor direção.


Jennifer se emociona ao receber seu primeiro Oscar de melhor atriz aos 22 anos de idade pela atuação em O lado bom da Vida.
Jennifer Lawrence, mais conhecida por seu trabalho como a protagonista Katniss de Jogos Vorazes, aos 22 anos e dona de uma atuação hipnotizante, dominou a tela como a doidinha de O Lado Bom da Vida e faturou seu primeiro Oscar de Melhor Atriz(ela fora indicada há alguns anos atrás por Inverno da Alma). Jennifer não segurou a emoção, tanta que acabou se desequilibrando na escadaria ao se aproximar do palco como grande vencedora feminina da noite e uma das mais elegantes da noite também. 



A doce Anne Hathaway coroada por sua atuação como Fantine.
Falando em comoção, poucas vezes uma atuação foi tão celebrada pela academia e pela crítica mundial como a de Anne Hathaway como a sofrida Fantine de Os Miseráveis. Anne que foi assim como Argo premiada em vários prêmios anteriores, discursou docemente e teve um reconhecimento merecidíssimo ao mostrar uma nova faceta na mais nova adaptação da obra imortal de Victor Hugo.

O polêmico A Hora Mais Escura, dirigido por Kathryn Bigelow, eleita em 2010 como a primeira mulher a ganhar o Oscar de melhor direção, dividiu com 007 Skyfall o prêmio de melhor edição de som. 

Como não dizer que a disputa foi equilibrada, se no ano em que a franquia do famoso espião completou meio século de existência, até ela saiu com dois Oscars? Adele cantando o solene tema do filme, arrematou o prêmio de melhor cancão original, por Skyfall, é claro.

Pixar em dose dupla com os vencedores de melhor filme de animação e melhor curta-metragem de animação. Valente e Paperman, respectivamente. Apresentado pelo revolucionário Seth McFarlane(Ted)e a atriz em expansão Emma Stone(do novo Spiderman), a edição de 2013 em si não trouxe tantas novidades mirabolantes, mas ao mesmo tempo foi fenomenal em pelo menos em boa parte(senão todas categorias) das premiações, ao deixar no engodo a sensação de que não foi mais um show de hemogenia americana.


Descabelada e com hematomas, "Bella" foi a festa do cinema
No entanto, Argo, com um resultado merecidíssmo não somente para Ben Affleck, como para toda nação norte-americana vem para selar esta mesma hemogenia contrastada e oculta. Vencedor, não somente por enaltecer Hollywood e ter sido uma baita adaptação para as telas. 

Argo foi além e no papel de bons patriotas, como não premiar um filme que antes de mais nada, enalteceu os Estados Unidos? A prova do patriotismo central vem das mãos da apresentadora do prêmio mais big da noite. Da Casa Branca, Sra. Michelle Obama.

P.S: O que que foi Kristen Stewart(Bella) mancando no palco, com cabelo desgrenhado ao lado de um loiro Daniel Radcliffe(Harry Potter) claramente lendo mal as falas flutuantes do telão?

P.S: Na festa do cinema, é claro que o elenco do heróico Os Vingadores fez sua aparição, sem uniforme. Trajando smokings e numa pausa de salvar o mundo.

Confira a lista completa de vencedores:

Argo(filme, montagem e roteiro adaptado).
O Lado Bom da Vida(atriz).
As Aventuras de Pi(fotografia, direção, trilha sonora e efeitos visuais).
A Hora Mais Escura(edição de som).
007 Skyfall(edição de som e canção original).
Os Miseráveis(atriz coadjuvante, mixagem de som e maquiagem).
Valente(filme de animação).
Anna Karenina(figurino).
Amor(filme estrangeiro).
Paperman(curta de animação).
Lincoln(direção de arte e ator).
Searching for a Sugar Man(documentário).
Inocente(curta em documentário).
Curfew(melhor curtametragem).
Django Livre(ator coadjuvante e roteiro original).


Nenhum comentário:

Postar um comentário