Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de março de 2013

Transloucagem: As Semelhanças entre os hits Revenge e Avenida Brasil - Parte 1



Logo quando o primeiro comercial anunciando a nova novela do horário das nove da Rede Globosurgiu, muitos comentários surgiram comparando a trama de João Emanuel Carneiro, Avenida Brasil com a série de Mike Kelley, Revenge. Muitos taxaram a Rede Globo de aproveitadora, copiando na cara dura a história da série, mas é claro que não foi isso que aconteceu. As duas obras televisivas compartilham sim elementos em comum, mas é somente a essência, o desenvolvimento é absolutamente outro.


Aliás, histórias de vingança são comuns em todo meio de cultura, seja séries, novelas, livros, teatros etc. Até mesmo Revenge, quando foi anunciada, foi vendida como uma espécie de “O Conde de Monte Cristo” moderno. Então, o nosso objetivo aqui não é atacar nenhuma das obras e fazer denúncias nem nada do tipo, só estamos aqui para comentar com muito humor e cretinice as semelhanças (e as não-semelhanças que são semelhanças nas nossas mentes, por que não?) que encontramos entre Avenida Brasil e Revenge. Afinal, nada se cria, tudo se copia. Mas fica bem mais legal quando tem um twist.
Desliga esse pré-pago e se joga nesse post maravilhoso que preparamos. Pode ser? (isso não é publipost da Pepsi)
Aviso: o post contém spoilers sobre a série(já que a novela se encontra finada)*!
Nesta primeira parte, vamos olhar as semelhanças óbvias. Sabe como é, aquecimento básico para a parte dois que vai explodir suas cabecinhas.

*editado do texto original


O Enredo

Em Revenge, temos Amanda Clarke. Uma menina que teve sua infância - e consequentemente vida - destruída pela família Grayson, pois seu pai foi vítima de um golpe sendo acusado injustamente de cometer um atentado terrorista, causado por ninguém menos que família Grayson. Depois disso, Amandinha foi mandada para um reformatório e mais tarde descobre sobre toda essa armação, nutrindo desde então uma sede de vingança insaciável por Victoria Grayson e o resto da família. Agora, com o nome de Emily Thorne, ela retorna para os Hamptons para colocar seu plano de vingança em ação.
Já em Avenida Brasil, temos Rita, uma menina que foi deixada no lixão pelo amante de sua madastra Carminha, depois de seu pai ter morrido atropelado. O motivo de ela ter ido parar no lixão é Carminha, com todas suas armações perigosíssimas. E desde criança, Rita nutre um sentimento de raiva e vingança por Carmen Lúcia. Já crescida e agora sob o nome de Nina ela retorna para o Rio de Janeiro após a morte do pai adotivo para finalmente conseguir sua vingança. E está determinadíssima a fazer o que for necessário, inclusive viver sob o mesmo teto que sua pior inimiga.

Os personagens

As vingativas

Rita/Nina x Amanda Clarke/Emily Thorne


Emily Thorne teve sua vida destruída enquanto ainda atendia pelo nome de Amanda Clarke (não é a mesma de Jane By Design, ok). Desde quando seu pai morreu graças à família Grayson sua vida não tem sido fácil e justamente por isso ela nutre um sentimento de vingança perigosíssimo pelos Grayson, especialmente por Victoria aka Rainha dos Hamptons, com quem seu pai tinha um caso (um dos motivos pelo qual ele acabou sendo incriminado inocentemente, graças à bitterness de Sr. Conrad).
Durante seus tempos de reformatório fez amizade com a verdadeira Emily Thorne, e mais tarde elas trocaram de nome graças ao plano de vingança arquitetado por ela. Anos depois, já rica com o dinheiro deixado por papai David, Emily volta para os Hamptons e compra uma casa justamente do lado da mansão dos Grayson, que também foi sua casa de infância (insira BOOOM aqui). E a partir daqui é plano de revenge para todos os lados, desmascarando cada um dos envolvidos na incriminação de seu pai de cada vez enquanto desenvolvia o plano maior: pegar o filho dos Grayson (vida duuuuuuura né dona Emily).
Mesmo com o envolvimento com Daniel, ela não se deixa amolecer, sempre mantendo em mente que ela está ali para vingança e nada mais. Interpretada por Emily VanCamp, Emily Thorne sempre nos presenteia com ótimas cenas de carão e de apreciação ao horizonte, além de ser uma personagem extremamente sensacional, claro.
Já Rita teve sua infância destruída por sua madrasta Carminha que arquitetou um roubo contra seu pai Genésio e várias outras tramoias, passando desde praticamente matar o homem até deixar a menina no lixão, para ser criada lá, bem longe dela. 
No lixão, Ritinha conheceu Batata frita, seu namoridinho de infância e maria Betânia, sua futura usurpadora. Desde que foi abandonada, Rita jura vingança à vilã, mas esses planos são colocados em espera quando ela é adotada por um casal de argentinos, deixando para trás a mansão biodegradável com luz elétrica e encanamento misteriosos, confortavelmente instalada no Projac.
Mas o plano volta à ativa quando anos depois seu pai adotivo morre e ela volta para o Brasil para conseguir a tão sonhada vingança. Aqui, a personagem buscando por um acerto de contas é vivida por Débora Falabella, que apesar de não ter expressões faciais hipnotizadoras como nossa querida Emily possui, também é ótima em seu papel, além de estar sempre escondida em algum lugarrendendo momentos maravilhosos. Nina se destaca principalmente por sua extrema cara de pau e pelo puxa-saquismo com Carminha, sem se deixar abalar pela vida de empreguete no Divino.


As perigosíssimas

Carminha x Victoria Grayson


Apesar de Emily ser a protagonista da trama da ABC, é Madeleine Stowe com sua maravilhosa Victoria que rouba a cena sempre que aparece. Victoria, sendo matriarca dos Grayson, faz de tudo para proteger a sua família ~perfeita~ feita de nada além de aparências. Nutre um amor incondicional por seu filho Daniel, enquanto não dá a devida atenção para sua filha, Charlotte.
Tendo essa característica protetora ela consegue ser uma completa kenga na maioria do airtime que tem e é por isso que a amamos tanto. Desde seu drama exagerado até suas expressões faciais dificílimas de serem superadas e passando pelas caras dramáticas que ela insiste em continuar mesmo quando a cena é, sei lá, a família vendo um filme de comédia. É por causa disso tudo que somos fãs de Queen Victoria.
Se Victoria pode ser uma completa kenga na maioria das cenas, não há dúvida nenhuma de que Carminha é uma kenga de primeira. Casou-se com Genésio apenas pelo dinheiro, depois praticamente o empurrou para a morte, aproveitou-se da boa vontade de Tufão e o roubou de Monalisa, acabando casada com ele, mandou a enteada para o lixão, e como se isso tudo já fosse o bastante, ela ainda arrumou um relacionamento entre seu amante eterno Max com sua cunhada para assim formarem uma grande família feliz. Ufa! Pode falar se não é muita kenguice pra uma pessoa só?
Assim como Queen V, Carminha também ama imensamente seu filho Jorginho enquanto desprezasua filha Ágata Juanita. E assim como Queen V, ela diz que faz tudo pelo bem de sua família, mas todos sabemos que na verdade ela faz tudo pensando só nela e quer que todo mundo se exploda não é mesmo? É uma aproveitadora sem escrúpulos e faz tudo isso gratuitamente, às vezes somente pelo shock value. Nem precisamos falar que somos fãs. #TeamCarminha


Os trouxas, rs

Genésio x David Clarke


David Clarke é o motivo pelo qual Emily procura vingança. Ele trabalhava na Grayson Global e teve um caso com Queen V, mas não foi um caso qualquer, já que os dois se apaixonaram de verdade. Porém, em um twist da vida real, ele levou a culpa sobre um atentado terrorista causado pelas Grayson Global e morreu na prisão. O atentado ainda é muito lembrado por todos e Emily vê a necessidade de "limpar" o nome de seu pai, o que é o ponto inicial da sua busca por vingança.

Genésio é o pai de Rita.  Assim como David Clarke, foi enganado por uma mulher perigosíssima e acabou a sete palmos abaixo da terra. Foi casado com Carminha e sofreu um golpe por parte de sua esposa. Quando foi descobrir onde estava envolvido já era tarde demais e morreu atropelado por Tufão na Avenida Brasil (OI OI OI) antes mesmo de avisá-lo de que Carminha não era flor que se cheire. Com sua morte, Carminha mandou Rita para o lixão e o resto é história.

Gostou do post? Ligue seu pré-pago que avisamos quando a parte dois chegar! 1bj TCHAU TCHAU TCHAU

Texto divertidíssimo da dupla Bianca Joaquim e Jonatas Neves do Amamos TV.

Um comentário:

  1. achei o maximo as comparações,mas a vigança de emely e calculada a cada passo enquanto que nina sai metendo os pes pelas mãos,mas uma coisa e certa aqui no brasil nos eua o homem sempre se da mal por conta de um rabo saia

    ResponderExcluir