Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Primeiras Impressões - True Detective



Uma obra-prima da HBO.

Conduzida com primor, a série policial tem roteiro de Nic Pizolatto e centrada em Matthew McCounaghey e Woody Harrelson.

A trama acompanha uma dupla de detetives federais, Rusty(Matthew) e Marty(Woody) na bsuca por um metapsicopata, um serial killer que envolve símbolos e dogmas nos assassinatos de suas vítimas. Se o piloto mostra a conceituada estética cinematográfica das séries da HBO, o destaque fica na dupla de protagonistas.

E é pelo seguinte fator: dualidade. O roteiro incisivo e o calibre dos atores torna crível. Enquanto que Marty é um policial bem ajustado, com uma boa casa e uma boa família. Rusty faz o melhor estilo caladão, mas mente brilhante. Discreto e inteligente, mas com um passado familiar obscuro.

É a dualidade que segura o telespectador independente do suspense que se cria. Por que Dora Lange, foi assassinada cercada de tantos abusos? Qual a relação do criminoso com aquela simbologia toda? Foi pessoal ou impessoal?









A dupla se forma em 1995, mas se dissolve sete anos depois por fatos ainda não revelados, mas que os separam por dez anos. A ação se divide entre a investigação de Rusty e Marty em 1995 e a colaboração dos dois com a polícia anos depois que o caso é reaberto.

Novamente a dualidade entra em peso quando Marty está tão imponente e Rusty como um sub-humano traçado pelos vícios.

Mesmo numa rápida participação, Michelle Monaghan deu conta do recado como a amorosa e gentil esposa de Marty. Rusty realista ao extremo e pessimista por opção, teve uma boa cena no jantar.

Oprimido pela morte da filha e seu posterior divórcio, ele se agarra calado ao ofício de investigação, de setor em setor, de cidade em cidade, sem se permitir se ajustar, se relacionar com as pessoas. O ator vencedor do Oscar 2014 por Clube de Compras Dallas faz um papel ainda mais desafiador e complexo que funciona totalmente dentro da proposta intimista da série.

Woody também é competente em traçar um bom profissional, aparentemente correto e idealista, mas que também tem suas falhas, contudo menos destacadas diante da transparência(secura) da personagem de Matthew.

Sem rodeios, atualmente, Rusty pergunta aos detetives, o mote principal da temporada inicial de oito episódios. Se o assassino foi pego em 1995, quem está reprisando os crimes?

True Detective foi uma das sensações da TV no ano de 2014 e com uma audiencia revigoradora para a já cheia de hits HBO. Mesmo curta, a série inovou por estar no páreo de melhor série em vez de minissérie como era esperado.

Uma segunda temporada foi confirmada com Colin Farrell, Rachel McAdams e Vince Vaughn ao centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário