Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Revenge - 1x22 Reckonning(Season Finale)


Suculência e momentos tensos, eis o finale de Revenge.

Cada vez mais perto de vingar-se da corja dos Grayson, Emily canaliza sua atenção para o temido cara de cabelo branco responsável por matar seu pai, David, a mando de Conrad na cela em que o coitado estava. 

Só que Emily terá que reorganizar seu plano perfeito para liquidar seus alvos, já que Nolan é sequestrado pelo brutamontes. E esse será o principal embate do fim da primeira temporada deste imenso sucesso de crítica e público. 

Recapitulando: Daniel passou para o lado negro e a bitch Ashley, a única personagem a se esgueirar do radar de Emily flagrou um beijo entre Jack e a loirinha.





Já sabemos do que a bisca é capaz, mas também sabemos que cão que ladra não morde, Ashley deve ficar quieta antes de soltar a bomba. Lydia reapareceu e foi confrontada por Victoria que não conseguiu se livrar de vez do "marido" Conrad.

Para encarar o homem grisalho, Emily encena um saque a sua casa e Daniel, o maior fantoche dos Hamptons cai e aciona seu mais novo aliado: o seu papai. Mas tudo muda de figura para a bonitona assim que ela descobre que o seu maior aliado(mesmo a trancos e barrancos)está no covil do vilão.

E Emily parte para cima do cara grisalho, marcando um encontro cara-a-cara. Com Daniel sem saber colocando o terror entre Vickie e Conrad. O riquinho se apavora ao encontrar as câmeras plantadas no quarto de Emily. Jack fita o cheque que recebeu de Daniel e liga para Emily para falar da bitoca que os dois tiveram, mas há assuntos mais importantes que ela e Jack no momento.

Sem Declan, Charlotte dissimula e coloca seus joguinhos em prática, afinal filha de peixe, peixinho é. Emily é capturada pelo homem grisalho e salva Nolan de ser mais torturado, ela faz um acordo com o assassino do pai e pede a Nolan que em caso dela bater as botas, dizer a Jack que o ama. 

Conrad resolve garantir o próprio rabo e dá um anel a Lydia avisando que os dois precisam se esconder. Emily enfrenta o algoz de seu pai e o embate coloca a moça para usar seu karatê, mas ela não mata o assassino. Victoria tenta um último recurso para mandar Conrad para o xadrez.

Parcialmente realizada, Emily chuta a bunda de Daniel e ele ainda apanha da mamãe. A confissão que inocenta David é o primeiro passo para Victoria se redimir, já que a personagem em vários momentos ofusca a vingativa Emily/Amanda e é isso que o roteiro pontua neste que pode ser um episódio de transição para a personagem que escorraça Lydia antes de seguir seu plano para entregar Conrad.

Por ciúmes, Charlotte desenterra o passado da nova amiga de Declan e a trama adolescente de Revenge lembra o histórico de intrigas escolares de Gossip Girl, mas funciona por mostrar o lado megera maldita de Charlotte. Outra maldita de plantão é Ashley que claramente é a nova manipuladora de Daniel, é evidente que um casal vai se formar, é claro que ele vai se odiado, hu..hu!

O retorno de "Amanda", bochuda ainda por cima é o elemento usado para separar Jack e Emily. Conrad ameaça Victoria que segue no avião, rumo a desbaratar a conspiração contra David Clarke. 

Um clima de despedida deixa em suspense a tal redenção da personagem que pode se despedir como queima de arquivo. De preferência esperamos que Lydia seja a única no pacote morte. Já que a vagabunda volta atrás para limpar a própria fícha, mas desde que sumiu por uns tempos nos deixou desprendidos dela. 


Cabelo branco sabota o avião..é a única certeza ao ver o bundão na pista de decolagem. Charlotte tem uma overdose após ver no noticiário a iminente morte da mãe. Há questões maiores em..questão: Nolan resgata uma gravação antiga onde Victoria fala que a mãe de Amanda está viva. Suspense em alta frequência, com ganchos excelentes para o que está por vir.

com comentários de Luiz Eduardo Cristino(Série Maníacos) ----


Parece que foi ontem que ninguém levou fé em Revenge, e todos faziam apostas certeiras de fracasso e cancelamento. Pois comemoremos, amigos, porque o season finale da primeira temporada foi uma celebração de toda essa jornada e do quanto os céticos estavam errados.
Devo dizer que estou, ao mesmo tempo, surpreso, triste, chocado, indignado, mas muito orgulhoso de Revenge! Ao fim do episódio, senti que havia acabado de sair da maior montanha-russa do mundo, e bem quando pisava no chão de novo, veio um caminhão e me atropelou.
Começando pelo início, nosso desastrado amigo Nolan acabou virando isca para atrair Emily. Nossa heroína se deixou capturar, mas, como sempre, tinha um plano na manga – desta vez, literalmente, já que seu grampo estava exatamente lá, para ser usado para se libertar e “Kick his ass!” (Nolan, sempre ótimo). Depois da segunda melhor sequência de luta da série (sim, Lydia versus Frank, a batalha de fazer inveja a qualquer Anderson Silva, continua no topo), Emily finalmente tem a vida de Cabelo Branco em suas mãos, e…
(Início do desabafo) Decepção, claro. A pessoa passa anos e anos bolando uma Revenge e, na hora H, amarela e deixa a pessoa ir como se nada tivesse acontecido! ESTAMOS HÁ VINTE E DOIS EPISÓDIOS ESPERANDO VOCÊ DESTRUIR OS RESPONSÁVEIS PELA MORTE DO SEU PAI, SUA AMARELONA!!!! Cadê Uma Thurman pra parar de cantar musiquinha em “Smash” e ensinar pra Emily como se faz uma Revenge decente???
“Ah, mas ela foi nobre e honrou a memória do pai!” Uma ova!!! Se ela quisesse honrar a memória do pai, teria seguido a porcaria do conselho dele e deixado tudo pra lá, mas ela claramente não fez isso, ou não teríamos série, certo? Então, que termine o que começou! Conclusão: enquanto Emily não aprender a ser bad-ass como ela passa a série inteira fingindo ser, ela não terá meu respeito. E tenho dito! (Fim do desabafo)
Mal Emily chega e já tem de aguentar Daniel perguntando sobre o beijo de Jack. Sem paciência para aquela pamonhice toda, nossa heroína trata de terminar o noivado, numa cena com um excelente diálogo mostrando que, no fundo, ela realmente se importava com Daniel, mas o encanto se quebrou no momento em que o noivo decidiu se transformar em um Grayson legítimo. Achei uma cena muito bonita e bem cuidada, e cheguei a ter certa compaixão por ambos pela destruição de toda essa relação muito bem construída ao longo da temporada.
Mas minha pena sumiu quando me dei conta de que agora Daniel está sendo completamente manipulado por Ashley. Creio que Emily finalmente começará a enxergar Ashley na próxima temporada, quando souber do casamento do ex com a “amiga”, caminho para o qual acredito que a relação dos dois seguirá agora. E aí, temos algum Daniley na plateia? Ou seria Ashniel? Esses dois não combinam suficiente nem pra criarmos um nome pros shippers!
Quem finalmente entrou no caminho certo foi nossa amada Charlotte!!! Fiquei completamente apaixonado pela Charlotte aprendiz de megaevil – ou seja, minievil – honrando os genes que herdou da mãe e destruindo a vida da who da escola. É assim que se faz, menina! Declan, claro, continua um chato inútil e bonzinho que não acrescenta absolutamente nada à série, ou seja, o tipo do personagem que merece se dar mal, mesmo.
Enquanto isso, Emily e Nolan estão lá JURANDO que completaram uma Revenge decente. Para comemorar, “champagne is always appropriate” (já pode mandar fazer um banner com esse quote maravilhoso? Ou ao menos um ímã de geladeira?). Foi bem bacana o brinde dos dois em homenagem a papai David. As cenas entre Emily e Nolan, pra variar, estão entre as melhores desse excelente finale, é invejável a química entre os dois, e Gabriel Mann rouba totalmente qualquer cena em que aparece. Os roteiristas, claro, já adoram Nolan e continuam inspiradíssimos para dar a ele alguns dos melhores quotes da temporada, como “Do not do anything revengey until I get there, got it?”. Gênio!!!
Com seu plano chegando ao fim, Emily decide contar toda a verdade a Jack, mas, como temos uma nova temporada inteirinha esperando, eles não poderiam ser felizes para sempre ainda, certo? Então, quem está de volta? A minha, a sua, a nossa FalsAmanda! O retorno de Amanda grávida foi o grande momento mexicano da série, e desta vez isso não é um elogio, foi um dos piores clichês novelescos da série, até Malhação já fez melhor que isso. Mas deixemos passar, porque alguma coisa precisava separar Emily e Jack. Só acho uma pena que seja Amanda e que ela vá voltar a ser uma vilãzinha caricata de novela, daquelas que fazem de tudo pra roubar o homem da heroína.
O que realmente aguçou minha curiosidade nesse caso é: por onde esteve Amanda durante esses seis meses e por que Takeda a liberou justamente agora, no dia exato em que Emily contaria tudo? Será que passa Big Brother Hamptons lá no Japão????
Teorizando, agora que sabemos que a conspiração contra David Clarke vai muito além dos Graysons, dá para imaginar que Takeda tem um envolvimento grande nessa história e teve seus próprios motivos para treinar Emily em sua Revenge. Achei essa tal iniciativa uma sacada de gênio, porque não apenas permite que Revenge continue a todo vapor (ficar assistindo a Emily se vingando por seus próprios motivos egoístas tinha um prazo de validade não muito longo, concordam?), como também me ajuda a engolir aquela história de o Takeda se dar ao trabalho de ir até os Hamptons e sujar as mãos de sangue para “ajudar” Emily. É claro que aí tem coisa!
Falando na Iniciativa, sua existência nos leva ao clímax de todo o finale (quiçá da temporada): o momento em que sofri e me debulhei em lágrimas Victoria entra no avião que causará sua morte. Vocês não imaginam minha angústia naquela cena, porque era óbvio que algo ia acontecer para impedir que a série simplesmente chegasse ao fim, com a polícia descobrindo tudo. Achei que Victoria levaria tiros enquanto subia, ou qualquer coisa assim – afinal, aparentemente no Serviço Secreto, de secreto só o nome, já que todo mundo sabia do dia, hora e local em que um avião que continha ABSOLUTAMENTE TODAS AS PROVAS E TESTEMUNHAS JUNTAS de um caso dessa dimensão decolaria.
Mas, quando a câmera mostra que havia alguém futricando embaixo do avião (afinal, qualquer um pode ter acesso aos aviões do Serviço Secreto), e esse alguém tira o gorro e faz aquela cara de “Sou eu, o malvado Cabelo Branco!”, ficou claro o que aconteceria. BOOM!  A presença de Cabelo Branco naquele avião foi o fim da picada e a garantia de que, se a morte de Victoria realmente se confirmar, nunca vou perdoar Emily por ter amarelado no início do episódio. E ainda por cima, Revenge prova que está toda trabalhada na franquia “Premonição” e mata Lydia Davis junto, porque não se pode enganar a morte quando chega sua hora.
Mas como não vimos absolutamente nada do que houve, apenas Charlotte vendo sobre a explosão do avião no noticiário e tentando suicídio (incrível como Revenge conseguiu transformar a overdose clichê que certamente viria em algo motivado por uma bomba como a morte de Victoria), qualquer coisa pode acontecer na próxima temporada. Assim, é hora de tentarmos desvendar esse mistério:
Por que Mike Kelley pode ter matado Victoria Grayson:
- Matar a atriz de mais renome de uma série pode até ser arriscado, mas é extremamente surpreendente e vira notícia.
- Revenge vinha trabalhando o arrependimento e redenção de Victoria há quatro episódios, uma clara maneira de fazer com que Madeleine Stowe deixasse a série “por cima”.
- Se a busca de Victoria pela redenção se concretizasse e a conspiração fosse revelada às autoridades, a série terminaria.
- Não falta trabalho para Madeleine Stowe, e talvez a própria atriz não tenha tido interesse em renovar o contrato.
- É possível que Kelley tenha usado Stowe como um chamariz de audiência até Revenge conquistar seus fãs (e, se for o caso, o plano funcionou muito bem) e agora já sente que a série pode andar sozinha.
- Não deve ser tão barato manter Madeleine Stowe na série.
Por que Mike Kelley pode NÃO  ter matado Victoria Grayson:
- Sempre é possível usar o clichê do “Programa de Proteção à Testemunha” (sim, pela primeira vez estou torcendo por um clichê).
- A atriz mostrou que é “à prova de balas”, sustentando muito bem a série nos seus piores tempos, quando ninguém acreditava no que ela se tornaria.
- Revenge só esteve no Globo de Ouro este ano, ganhando certo respeito, porque a intérprete de Victoria foi indicada como melhor atriz de série dramática.
- Ainda que Revenge já esteja consolidada, Madeleine Stowe foi e continua sendo um dos principais chamarizes de audiência da série.
- Nem mesmo um acidente aéreo seria suficiente para acabar com uma diva como Victoria Grayson.
Não vou ficar em cima do muro e direi o que eu acho: sim, Victoria Grayson está morta. E Charlotte, claro, está viva, porque vaso ruim não quebra. E o pior de tudo é que a tendência é de que essa tentativa de suicídio a reaproxime de Declan e enterre de vez a Charlotte minievil que havia sido tão bacana neste episódio.
Além disso, temos uma séria candidata a nova diva de Revenge: a mãe de Emily, que está viva. Não é o David Clarke, mas vai ter que servir. Estou curioso para saber o que está por trás dessa história. E animado, porque, se a mãe de Emily conseguiu passar 22 anos fingindo que estava morta, por que Victoria não poderia voltar em qualquer momento futuro da série, não é mesmo? Devo dizer que vejo a Marcia Cross caindo como uma luva para esse papel. Um homem pode sonhar, não? Por tudo isso, só tenho uma coisa a dizer sobre a segunda temporada: let it play.
E vocês? Gostaram do finale? Também estão animados para a próxima temporada? E Victoria, teve o que mereceu, ou é melhor que ela continue na série? Fico no aguardo dos comentários!
Começar as reviews de Revenge em uma época em que a série ainda estava desacreditada e vê-la crescendo tanto (tanto em qualidade quanto em número de fãs) ao longo da temporada foi uma experiência muito bacana graças aos comentários de vocês, cada vez mais empolgados e apaixonados por esse mundo maluco de Mike Kelley.
Espero que minhas reviews tenham ajudado a tornar toda essa confusão ainda mais intrigante e principalmente divertida. Muito obrigado a todos pela companhia ao longo desses meses, e até setembro, pessoal!
VICTORIA GRAYSON (in memoriam) – os melhores momentos da rainha no season finale
- Persuadindo Lydia a testemunhar:
When I am done with him, it will make your taxi cab bounce look like a trip to Saint-Tropéz!”
- Dando o melhor conselho que uma mãe pode dar à filha:
Charlotte: “Has getting retribution ever made you feel better about yourself?” Victoria: “Yes, when the other party deserved it.” Charlotte: “And if they didn’t?” Victoria: “Then you forgive yourself and move on! The quicker, the better!”
- Mostrando por que também é conhecida como “A Mãe Dinah dos Hamptons”:
Conrad: “Victoria, if you board that plane, it’s going to be the last thing that you do.” Victoria:“Then I guess I’ll see you in Hell!!!”
“EU NÃO NASCI PRA TER UM FILHO BANANA!!!” PÁ!!!
Victoria Grayson, rainha para sempre em nossos corações – porque vilã que é diva faz questão de ir trollar a protagonista antes de dar seu último suspiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário