Total de visualizações de página

sábado, 23 de abril de 2016

Orphan B. - 4x01 The Collapse of Nature(Season Premiere)



Dando conta da volta ás origens, série estreia quarta temporada de forma segura.

É super oportuno nesse ponto da série que a mitologia e a cronologia se convertam para expandir Beth Childs, a personagem que iniciou a história.

Esse passeio ao ponto de vista da policial em mais uma fenomenal construção de Tatiana Maslany dá aos fãs um começo correto da temporada ainda que escolha se situar no passado. Foi uma decisão acertada.

Soubemos aos poucos das circunstâncias que levaram Sarah a entrar nesse universo do CloneClub, ela viu Beth se suicidar e assumiu sua identidade por um tempo para desvendar aos poucos[ou quase nada] ser produto de experimentos científicos que geraram de uma matriz diversas clones.













Não é revelar por exemplo porque apenas Sarah pôde gerar filhos quando as demais 'hermanas' são estereis nem mostrar o paradeiro de Rachel as incógnitas a serem respondidas nesse primeiro momento.

Norteado pelo suspense, ainda que a tensão e a insegurança tenham levado Beth a desistir da própria vida, a pequena mostra da personagem na temporada anterior, reservou para ela aqui nessa premiere uma espécie de capitulo zero.

Paul está ali como o sombrio e frio monitor de Beth. A tímida incursão ao passado romântico de Art e Beth ganha espaço para ser explorado numa noite solitária. Demais pequenas incursões são feitas como Alison aprendendo a mirar e atirar e Cosima chegando a cidade para ser o ponto focal nerd do grupo. Além de mostrar que antes de Sarah, esse era o trio.

A tão comentada nova clone, M.K funciona exatamente da forma correta, foi apenas um elemento de localização aparecendo no começo como fonte de Beth e ao fim em tempo presente como uma iminente aliada de Sarah a avisando a correr enquanto pode. Kira está em perigo novamente. Sem afobação, haverá tempo para conhecê-la.

Resumindo, foi uma boa season premiere ao usar a perspectiva da personagem que tinhamos menos vislumbres [Beth], além de mostrar o cuidado dos roteiristas em estruturar a temporada. Não foi uma perda de tempo, foi uma decisão para amadurecer a história.

Mas também para não perder o fio da meada, os ganchos da temporada anterior devem ganhar gunada nos próximos capítulos. Vamos a eles, mesmo não se iludindo quanto ao fato de Orphan Black ser mais uma série de perguntas do que respostas:

- Qual é a do olho tecnológico de Rachel?

- Como a manicure Rachel será reintroduzida?

- Qual o destino da gestação de Helena?

- Como fica o confronto entre Neovolution e Proletheans?

- M.K é mesmo uma aliada ou pode ser uma ameaça?

- Kendall está a salvo?

- E Felix? Siobhan...?

- Delphine morreu mesmo?

- Como estão os demais clones masculinos?

- Haverão novos clones femininos além de M.K?

- Alison terá mais espaço na trama central?

- TODO clone Club chegará intacto  vivo até o fim da temporada?

Nenhum comentário:

Postar um comentário