Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de março de 2012

Moulin Rouge, Chicago e outros musicais dos anos 2000

Passei a tarde de quarta assistindo filmes do meu gênero de certa forma favorito. Musicais! Tanto deslumbre, fantasia e fuga em sair cantando pelas coisas menos precisas. Uma certa invejinha ignorando o senso crítico mas que se dane, vamos ao que interessa. Eis a minha lista peculiar de musicais dos anos 2000:

1) Chicago


Esse é de fato, impressionante e traz figurinhas fáceis do grande público em grande atuações em canto e dança. Catherine Zeta-Jones provou com ele que era mais que a namoradinha do Zorro ou a mulher realmente bonita de Michael Douglas. A morena dá um show, que lhe entregou de bandeja um Oscar de melhor atriz coadjuvante como a vedete Velma Kelly, mais uma vez de fato, a loirinha Reneé Zellweger até está cativante como a protagonista Roxye mas é Catherine que é a estrela dos grandes momentos do filme. Richard Gere e Queen Latifah também arrasam em seus números. Merecia mais do que 6 estatuetas, visto que Quem quer ser um milionário faturou 8, entretanto, isso já é outra história.


2) Moulin Rouge


Esse é o grande vice do top de musicais dos anos 2000. Bem- estruturado visualmente, o filme é interessante mas muito excêntrico. A história de amor dos protagonistas é bonita, sim, mas a narrativa não- muito linear acaba um pouco confusa. Moulin Rouge no entanto consegue surpreender por suas cenas quentes de dança, efeitos sonoros e estéticos impecáveis. Figurino de dar inveja na Blair Wardolf. E na boa, Nicole Kidman  como cortesã e heroína ambígua é seu maior feitio. Um filme lindo, tocante,contudo, daqueles de virar e falar: Se fosse meu filme... A trilha funciona muito bem e o destaque vai para os mash-ups do casal Christian e Satine e a original Come my way.

3) Across the Universe


O terceiro lugar vai para a pretensa e visceral fita baseada nas canções dos Beatles, Across the Universe pega o telespectador de mansinho, com seus números impressionantes de releituras do quarteto de Liverpool, porém acaba por cansar pelo roteiro fraco. Mas a dinâmica de introduzir os personagens é boa, o colorido também e minha preferida das canções é Strawberry Fileds Forever. Pelo sim, pelo não, merecia uma estatueta mais honrosa do que a indicação a melhor figurino. Na boa...

4) Trilogia High School Musical


Uma coisa que eu sei são as minhas origens e muito antes de analisar piamente os efeitos de montagens e arranjos estupendos, eu como qualquer teenager no high school, também sonhava que Troy e Gabriella provocassem um rebuliço no meu colégio que nem de longe era o East High, mas ao longo de três filmes, além de encher os cofres da Disney mundo afora. HSM definiu uma geração e voltou os olhos desta geração para o retorno dos musicais, é como eu já disse: Sem HSM não existiria Glee hoje, então uma vez Wildcat sempre um Wildcat. Ah, e eu amo a dupla Sharpay e Ryan. What I´ve been looking for é mágica, assim como Right here/Right now e tantas outras. Maaa!


5 comentários: