Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Glee - 3x12 The Spanish Teacher



"Quem é mais macho que Will Schuester?" by Camila Barbieri
Se você é dessas pessoas que achava que Glee já tinha feito de tudo, pense novamente. O episódio dessa semana não foi apenas bom, foi uma galhofa completa, recheada de crítica social no que diz respeito aos estereótipos latinos espalhados por aí.
Sim, alguns números musicais foram além do conceito de “vergonha alheia” e eu, que já tinha ouvido todas as canções muito antes, me perguntava como seria possível elogiar algo criminoso como a versão de Mariachi de “ A Little Less Conversation”. Algo tão terrível que mataria Elvis, se ele já não estivesse morto. Pois é. Acredito piamente que se Elvis não morreu (como dizem alguns) é porque não teve acesso ao que Glee fez com essa canção.
Obviamente não mudei de opinião sobre a música. Ela continua sendo absolutamente medonha e, para mim, a pior versão já feita por Glee. Toda vez que escuto (e acreditem, eu já o fiz várias vezes, na tentativa de mudar de opinião), tenho calafrios de pavor.
No entanto, colocando-a no contexto é possível apreciar a intenção. Isso vale para tudo nesse episódio que eu considero bastante inteligente e bem elaborado, porque conseguiu, de forma muito bem humorada, tocar em assuntos realmente relevantes. Emma deveria até elaborar folhetos sobre isso, afinal, nós, que também somos latinos, sabemos bem como é que nossa cultura e nosso modo de vida é retratado na mídia internacional, no cinema ou na TV.
Para começar, conseguiram encaixar muito bem a participação especialíssima de Ricky Martin, a mais esperada por 10 dentre 10 fãs do Menudo (não conhece Menudo? Joga no Google e não se reprima). A inclusão dele no episódio foi bem legal e muito cretina, com todas aquelas piadinhas sobre ele ser modelo dentário e resolver ser professor porque percebeu que tinha deixado a vida de lado, enquanto perdia tempo passando fio dental.

Ricky Martin também atuou bem. Foi muito natural e se misturou com elenco de Glee como se sempre tivesse feito parte dele. Gostei bastante de ambas as músicas cantadas por ele, especialmente a dobradinha com Santana em “La Isla Bonita”. Os dois estavam lindos e esbanjaram talento na coreografia.
Com a presença de Ricky, até Will Schuester voltou a aparecer na série, depois de ficar apagadíssimo por muito tempo. Critiquem o quanto quiserem as performances dele. Mesmo achando cada minuto muito vergonhoso eu não o farei porque essa era a função dele no episódio. O roteiro para Will, nesse caso, foi escrito para causar essa reação de “Oh, não, ele não vai fazer isso”. Mas Will foi lá e fez. Disse cada palavra em espanhol do pior jeito possível e deu um show de humilhação ao se vestir de toureiro e misturar Espanha e México, como se tudo fosse a mesma coisa.
O contraponto de Santana foi essencial para que tudo desse certo. Ela realmente fez uma boa defesa da cultura latina e conseguiu, pasmem, ser fofa, ao dar uma lição de moral em Will. Uma pessoa odiosa jamais daria aquele conselho sobre ele precisar de mais paixão para ser professor de espanhol, verdadeiramente. Naya Rivera continua em franco desenvolvimento e é um dos trunfos dessa temporada de Glee.
O casinho amoroso de Sam e Mercedes continua trazendo aquela dose romântica para a série. Não sei como conseguiram fazer eu me importar com esse casal, mas aconteceu. Mais uma vez, ambos mandaram bem cantando. As versões de “Dont Wanna Lose You” e “Bamboleo/Hero” estão imperdíveis.
Foi bom ver Kurt se envolvendo no pedido de casamento de Finn para Rachel e mostrando que seu irmão ainda tem opções. Só achei forçada a parte em que ele diz que existem muitos programas universitários de teatro musical que adorariam ter no elenco um jogador de futebol que SABE DANÇAR (mais ou menos). OI? KURT? PLANETA TERRA CHAMANDO! Finn tem dois pés esquerdos.
Até Sue Sylvester ficou bem em sua tentativa desesperada de ser mãe de Susie ou Sylvester, tentando obrigar os meninos e até Will a doar esperma. Fico sempre impressionada com o modo como juntam texto altamente humorístico (como aquele diálogo de Sue com a treinadora OLÍMPIA) e uma dose de drama.
O lance dos folhetos de Emma mereciam destaque. Eu sempre fico caçando frames em que eu possa ler os maravilhosos títulos e foi legal mostrarem um pouco disso. “Então você é uma vadia que fica com dois caras?” é algo didático e educativo que as escolas brasileiras deveriam adotar.
Músicas no episódio:
  • “Sexy and I Know It” – LMFAO: David Martinez (Ricky Martin), Artie (Kevin McHale) e New Directions exceto Blaine (Darren Criss)
  • “La Isla Bonita” – Madonna: David Martinez (Ricky Martin) e Santana (Naya Rivera)
  • “A Little Less Conversation” – Elvis Presley: Will (Matthew Morrison)
  • “Don’t Wanna Lose You” – Gloria Estefan: Mercedes (Amber Riley)
  • “Bamboleo / Hero” – Gipsy Kings / Enrique Iglesias: Sam (Chord Overstreet) e New Directions’ Boys exceto Blaine (Darren Criss)

Review feita por Camila Barbieri para o site Série Maníacos

Nenhum comentário:

Postar um comentário