Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Arrow - 1x13/14 Betrayal/The Odissey


Reviews do Cine POP/ 
Patrícia Caprioli (Blog)

O episódio de Arrow foi marcado por traições (como o próprio nome nos leva a entender) de vários lados. Quentin que traiu sua filha, Laurel; Laurel, que traiu seu namorado Tommy; Moira, que traiu seu filho, Oliver; Diggle, que traiu seu parceiro Vigilante... Traições estas, que foram cometidas através de palavras ou atos, e que magoaram ambas as partes.

E, para entrelaçar os rumos que iriamos seguir neste episódio, começamos com um perigoso bandido (envolvido com tráfico humano, tráfico de drogas, extorsão, homícidios...) sendo solto: Cyrus Vanch (para quem assiste Once Upon a Time, estamos falando do Dr. Frankenstein). Ele é libertado, mata seu ex advogado e quer armar uma situação onde consiga tomar conta da Triade e da Máfia Bertinelli. É, só poderiamos esperar que "o bicho fosse pegar".

Enquanto isso, Diggle, nosso Sancho Pança, mais uma vez tentava ser a "voz da razão" de Oliver. O companheiro e fiel escudeiro do Arqueiro Verde tentava mostrar que Moira (mãe de Oliver) podia, sim, estar envolvida com a lista que seu pai lhe dera. E por que? Bom, ela tinha o mesmo livro do pai de Oliver. 


Mas, o bonito se recusava a acreditar que sua querida mão pudesse ter algo a ver com as maldades de Starlyn City. Oliver, descrente, resolveu ter uma conversa com mamis Moira. 

Mas, é claro que ela negou tudo e, em um ímpeto, jogou o livreto na lareira. Nosso arqueiro é tão esperto em algumas coisas, mas tão ceguinho em outras... Ok, ok, como diria Diggle, quando envolvemos a família, ou alguem que amamos muito (como Laurel, para Oliver), cria-se um ponto cego, e a razão perde a vez...

Laurel, assim que ficou sabendo que Vanch havia sido solto entrou em contato com quem?! Com o Vigilante, é claro. Oliver foi até a casa onde Vanch estava, e conseguiu descobrir o que ele queria. Mas, não foi tão simples assim. Primeiro, Vanch descobriu que estava sendo vigiado pelo arqueiro, pensou em uma excelente estratégia para conquistar o respeito do pessoal da Triade e dos Bertinelli: matar o arqueiro. 

Fora isso, Quentin armou uma arapuca para o Vigilante, a fim de prendê-lo quando fosse encontrar Laurel, para passar as informações sobre Vanch. E é ai que eu digo: a policia é mesmo muito engraçada... Ao invés de se preocupar com um bandido perigoso, prefere ficar atrás de um Vigilante, que está fazendo muito mais pela cidade do que a força tarefa inteira da polícia.

E eis a hora das nossas traições: Laurel deixa Tommy ir a uma degustação sozinho, para encontrar o Vigilante, dizendo que irá se ausentar por motivo de trabalho. E Quentin, pai de Laurel, chega com sua equipe ao local que ela marcou de encontrar o arqueiro, e só não prende nosso herói pois este é mais rápido.

Enquanto isso, Diggle "trai" Oliver, e começa a vigia Moira, mãe do garoto, com o intuito de descobrir se ela está ligada a pessoas "podres" da lista de Oliver. E ai, tivemos algumas relações cortadas (algumas temporariamente, outras demorarão um pouco mais para se refazer).

Como Vanch não é bobo, nem nada, logo descobriu um ponto fraco do Arqueiro: Laurel. Como todo "bom" bandido, sequestrou a bela. Tommy foi quem descobriu o sumiço da amada, e logo contatou o sogrão Lance. Foi justamente ai que Quentin percebeu que alguem da sua própria equipe estava por trás da passagem de informações para Vanch. Tenho que dizer que não me sai da cabeça a história do episódio passado, e da "amiguinha" de Oliver, Mckenna Hall. Pra mim, é ela quem passa as informações para os bandidos.


Quentin teve que passar por cima do seu orgulho, e pedir ajuda ao Arqueiro Verde. O Arqueiro, por sua vez, também passou por cima da sua ira por Lance, e pediu a sua ajuda. Trabalhando juntos, e sem ajuda da equipe de policia, Oliver e Lance conseguiram resgatar Laurel.

Mudando um pouco de assunto, gostei muito dos flashbacks que tivemos. Nos deixou muito claro que o arqueiro amigo de Oliver, na ilha, tinha planos para o garoto. Planos que fariam com que ele, Oliver Queen, conseguisse sair daquele lugar. Yao Fei deu um mapa a Oliver, que o levou até Steve Wilson, parceiro de Fei. E foi ai, meus queridos, que começou o treinamento de guerra de Oliver. Até então, ele estava sendo treinado a fugir, a sobreviver. Agora, pelo que percebemos, ele iria apreder a lutar.

Por fim, Diggle, meu querido Diggle, conseguiu gravar uma conversa de Moira Queen e Mr. Merlyn. Na conversa, conseguiu gravar justamente o trecho onde ela dizia saber que o "The Gambit" (barco do pai de Oliver que afundara com eles) havia sido sabotado. 

Só assim mesmo para fazer Oliver acreditar que sua mãe não é tão do bem assim, como ele pensa. O garoto custou a acreditar - teve que escutar a gravação mais de 15 vezes, para poder tomar uma atitude.

 Mas, no final das contas, a razão do Arqueiro tomou conta da emoção de Oliver, e lá se foi o nosso Vigilante, ter uma "conversinha" com Moira.

O final do episódio nos deixou com gostinho de quero mais...

1x14

Como já esperávamos, nosso querido Oliver Queen de Arrow titubeou frente à sua mãe. E, ao dar sorte ao remorso, quase partiu dessa para melhor. Afinal, o Arqueiro pode ter pensado duas vezes mas Moira não. A maldita usou o nome dos filhos para escapar da ira do vigilante e ainda conseguiu atirar nele. Cobra criada? Imagina...

Pelo menos Oliver conseguiu escapar do escritório de Moira. E foi ai que começamos a sua luta por sobrevivência, mais uma vez. OMG, quem disse que seria fácil? E a quem Oliver pediu arrego, desta vez? Já que não daria tempo de chamar o nosso tão amado Sancho Pança, Diggle, Ollie se escondeu no carro de Felicity.

 E, se é que a loirinha ainda tinha alguma dúvida sobre a identidade secreta de Oliver Queen, agora, já está mais atualizada do que os seus computadores. Felicity fez como prometeu a Oliver, e o levou à antiga fábrica de seu pai.

 Lá, Diggle lutou contra o tempo para manter o amigo vivo. E conseguiu. Afinal, eles sabem dos riscos que o Arqueiro corre, e mantem todos os aparatos necessários no local. O problema, agora, é que havia uma mancha de sangue do Vigilante na sala de Moira e, assim que a policia conseguisse o DNA, provaria que o Arqueiro, na verdade, era Oliver Queen. 

Mas, meus queridos e amados, nós temos Felicity, não se esqueçam disso. A loirinha logo tratou de entrar no sistema da policia e apagar quaisquer vestígios que levassem à Oliver. #FelicitySuaLinda

E lá, vamos nós, mais uma vez, para os tão amados flashbacks. Estou amando cada vez mais as viagens no tempo, pois nos dão mais informações de como Oliver se tornou o Arqueiro Verde. Como já sabíamos, Oliver e Wilson se preparavam para tomar a pista de pouso, e fugir no avião que chegaria, nos próximos dias. 

Mas Oliver, para desespero do novo "amigo", era quase um zero à esquerda, e parecia mais atrapalhar do que ajudar.

 A tarefa foi árdua, mas Slade Wilson treinou o garoto como pode. Slade fez todo o projeto de como sairiam da ilha: ele cuidaria de 10 soldados da pista, e Oliver ficaria encarregado apenas de 1. Claro que o garoto não deu conta do recado e, se Slade não chegasse a tempo o plano teria ido todo por água abaixo. Mas, ai temos uma reviravolta: havia um código para que o avião pousasse e, se não fosse por Ollie, o tal avião teria dado meia volta. Bingo! Até que enfim, o garoto se mostrava servir para algo.

Durante as lembranças da ilha, descobrimos, enfim, quem era o torturador de Oliver. Seu nome é Billy Wintergreen, e ele era parceiro de Slade. Ambos vieram para a ilha com a missão de resgatar Yao Fei. E todas as histórias começam a se conectar... Falando em Yao Fei, ele estava "preso" a equipe de Fyers, com a missão de ensinar a arte do arco e flecha para seus soldados. Mas Oliver não havia se esquecido do amigo que lhe salvara a vida tantas vezes.

Voltando à "tomada da pista de pouso"... Dois momentos marcantes:

1 - quando Oliver, mesmo sabendo que correria riscos, telefonou para Laurel... Mas, não conseguiu dizer sequer uma palavra, e só escutou a voz dela. Foi o momento "Valentine's day" de Arrow.
2 - mesmo sabendo que poderia perder, de vez, a chance de sair da ilha, Oliver parou de pensar só em si, e foi atrás de Yao Fei (Slade disse que explodiria o acampamento de Fyers, e Oliver não queria deixar o amigo Fei morrer). Foi exatamente neste momento que o nosso garoto Ollie começou a se transformar em um homem.

Ao encontrar Yao Fei, Oliver foi descoberto por Fyers novamente, é claro, e foi mandado para execução. Mas... (adoro esta pequena palavrinha, pelo menos por aqui) quando Billy estava quase terminando o seu serviço, quem apareceu para salvar o dia? Slade Wilson!!! E a briga foi bonita de se ver... Tks for this, produção! Após matar o antigo parceiro, com um "furo no olho" (Billy traiu Slade... Slade matou ele com uma faca no olho... entenda a mensagem subliminar como quiser...) Slade ainda levou um tiro de Fyers, mas Oliver o salvou, e conseguiram fugir. Yao Fei, por sua vez, continua "refém" de Fyers (sua filha Shado está sob domínio do mercenário).

Morri com o comentário de Ollie: "Estou preso em uma ilha e o meu único amigo se chama Wilson"! - Vai dizer que você ainda não tinha pensado nisso? ahaha

Bom, como vimos, e já esperávamos, Oliver e Slade perderam a carona do avião, e continuaram na ilha. E foi ai que o treinamento de Olie se intensificou... Cenas dos próximos capítulos, please?!

Detalhe: se ligaram na tatuagem da filha de Yao Fei? Vem história por ai...

Ollie acordou, mais lindo do que nunca. Felicity disse que não quer se envolver com os planos do Arqueiro, mas quer ajudar a encontrar Walter, e depois sai de cena. Moira, queridos, ganhou o prêmio de "mãe do ano"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário