Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Under The Dome - 2x13 Go Now(Season Finale)



Under The Dome faz disparado seu melhor episódio da temporada.

É o final da temporada, muitas perguntas não foram respondidas, mas em minha opinião o principal foi estabelecido nesse segundo ano: o desenvolvimento dos personagens aconteceu de maneira mais fluída e menos forçada mesmo com algumas exceções(como o caso de Phil).

Recapitulando, a redoma começou a reagir furiosamente depois de Big Jim ter jogado o ovo no fosso que era uma saída para Zentih, depois de névoas de gelo, o domo começou a se comprimir. Agora o risco é de ser esmagado pela própria redoma.

Pauline estava até indo bem com Jim, mas daí Lyle a esfaqueia e encerra o retorno da amada a Chester's Mill. Claro que Jim não deixou barato e matou o maluco. Outro problema é que logo depois de Melanie ter sido curada, um buraco se formou no chão e a sugou.

















O encolhimento da redoma provoca tempestades elétricas, porta aberta para o abatimento de figurantes como Tom que virou churrasco em seu celeiro. Barbie e Julia tentam conter a população, enquanto isso Norrie, Joe e Hunter(para mostrar que é do time do bem) examinam o fosso que sugou Melanie e descobrem um novo túnel. Falou em túnel, lê-se saída.

Pauline tem últimos momentos para se despedir do filho e de Jim, Rebecca cede ao pedido da vidente e a dopa com morfina. Jim chega em seus últimos segundos de vida, depois de ver a própria última tela de Pauline que mostrava ela sangrando pela boca.

Como dois mais dois são quatro, Jim parte para cima de Rebecca, cheio de ódio. Sam tenta intervir, mas é nocauteado, assim sem cerimônia depois de ser bem útil na verdade e até evoluir como ser humano, Rebecca é morta a marteladas. O sangue frio de Big Jim para matar é chocante. Mérito de Dean Norris que foi quem mais brilhou no episódio.

Enloquecido, Jim faz barganha com a redoma e como ganha um não como resposta, pira ainda mais. A pobre Andrea tão prestativa é outra que morre sem mais nem menos com uma bala na cabeça.

Julia seria a próxima senão furasse Jim com um canivete. Junior e Sam ajudam a ruiva enquanto que Barbie começa a levar as pessoas ao novo túnel.

Pauline pouco antes de morrer havia informado que havia outra monarca. Fácil de saber que era Barbie, o maior herói da cidade desde o dia que o domo chegou.

É quando vem o embate entre Junior e Jim, o filho atira no pai, certo que as relações entre eles estão encerradas para sempre depois do surto de Big Jim. Barbie atravessa Carolyn, mas na hora de Julia atravessar o fosso aumenta. Inclusive me surpreendi que a personagem tenha sobrevivido a mais uma temporada mesmo aparecendo tão pouco. Como disse, a temporada dois foi superior a primeira, mas isso não a classifica como perfeita não. Aisha Hinds continua mal aproveitada.

O casal é obrigado a se separar. Se existe uma saída no fim do túnel, Julia e Junior só alcançam os demais na próxima temporada.

E Big Jim está morto no fim da segunda temporada? Verdade seja dita, Big Jim é o personagem mais louco, complexo e capaz de movimentar a trama dentro de Under The Dome. Mais uma vez, Dean Norris esteve magistral. Acho que a série não se sustenta muito sem ele. É um personagem que amamos odiar.

E mesmo sem respostas, esse ano foi superior a primeira temporada. O enredo esteve mais conectado, os personagens com motivações mais criveis. Termino a temporada como boa expectativa para um terceiro ano que seja logo confirmado. Já que as respostas devem começar a vir pelo menos é o que a cena final com Melanie aponta.

Sabemos que há algo misto de científico e sobrenatural que perpassa a redoma. É algo alienígena, mas será que será mais abordado nos próximos episódios? E o destino de Don Barbara depois de ser preso pelos militares ao tentar devolver o ovo? E quanto ao fim do mundo, provavelmente mal interpretado por Lyle, será que indica que a redoma protegerá os moradores de um apocalipse global? E o lugar para onde eles estão indo, será uma espécie de oásis, mas não a saída definitiva?

Outro ponto certeiro foi a direção de Jack Bender, um expert das cenas de ação e drama de Lost que fechou e muito bem a temporada. O roteiro também funcionou, sobressaindo-se até aos defeitos especiais do episódio. Sério, arrebentaram. Lembrei daquela empolgação digna somente dos fins de temporada de Lost.

Nenhum comentário:

Postar um comentário