Total de visualizações de página

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Grey's - 6x23/24 Sanctuary/Death and All His Friends(Season Finale)


O finale mais comentado de toda Grey's Anatomy.

Para a maioria das pessoas, o hospital é um lugar assustador. Um lugar hostil. Um lugar onde coisas ruins acontecem. A maior parte das pessoas iria preferir uma igreja, ou escola, ou sua casa, mas eu cresci aqui. Enquanto minha mãe estava de plantão, eu aprendi a ler na galeria do centro cirúrgico, brinquei no necrotério, colori antigas fichas do pronto-socorro com lápis de cor. O hospital era minha igreja, minha escola, minha casa; o hospital era meu lugar seguro, meu santuário. Eu amo isso aqui. Correção: amava isso aqui.

Chegamos até aqui, o turbinado ano seis com seus casos memoráveis, um equilíbrio fantástico entre os plots trazendo roteiro mais maduro do que nunca. Casais adoráveis. Momentos marcantes. Tem mais? Sim, tem o final da temporada com emoções em última voltagem e suficiente para não restar nenhuma unha nos dedos.

O Sr. Clark está de volta ao hospital. Recapitulação: ele tentou processar Derek e o hospital por não aceitar que a esposa vítima de um câncer terminal tinha uma ordem de não-ressuscitar. Pois bem, ele quer ver o chefe de cirurgia. É um dia comum na emergência.

Pacientes saindo, cirurgias a serem feitas, como a da recém-casada vivida pela fofa Mandy Moore. Meredith descobre sua gravidez e Cristina fica orgulhosa pela amiga. Coisas nem um pouco resolvidas entre Arizona e Callie e mais conturbadas ainda para Cristina e Owen, com Altman completando a equação. 

Nada como um drama romântico numa série dramática. É de praxe. é quase que um costume. Por isso Meredith respira aliviada, o hospital é o seu recanto, seu santuário. Isso até o Sr.Clark estourar a cabeça de Reed, balear Karev a queima-roupa e colocar todos: pacientes, médicos, enfermeiros - em risco, risco de morte. 

Já tivemos uma bomba iminente, sangue tóxico. Agora...qual a dimensão do estrago que um atirador insano pode fazer em um espaço público? Apesar de tudo, Shonda Rhimes salvou Izzie Stevens e Addison Montgomery do que veio nesse final soluçante.







April vê o cadáver ensanguentado de Reed e corre para avisar Derek. A médica está tão catatônica quanto eu assistindo. Cristina Yang termina de qualquer jeito com Owen e fica por alguns segundos lado a lado com Clark. Ela sem saber que ele é um assassino informa onde fica a sala do chefe.

Karev tenta manter sua vida para comunicar mais gente do perigo. Sim, Lexie. Arizona. Callie. Bailey. A própria Meredith. Ninguém vive para sempre. Ninguém está a salvo. Richard percebe o perigo estando de folga ao ver carros da polícia. Pressentimento ruim.

Jackson não conta a Teddy e Owen sobre o atirador. Bailey e Mary estão isoladas numa ala. A pediátrica também é interditada com Arizona e Callie a poucos metros uma da outra. Mark protege Lexie e eles tem que agir rápido para salvar Alex.

Bailey finge ser enfermeira para escapar do Sr.Clark e manda Mary prender a respiração, Percy não tem a mesma sorte. Chandra Wilson imbatível em tela. Derek deixa Yang e Meredith numa sala, Clark vai ao seu encontro. 

Cristina tenta acalmar Meredith, Sandra Oh foi maravilhosa assim como Ellen Pompeo e Patrick Dempsey. April distrai o Sr.Clark da rendição e ele atira em Derek. Vamos a parte 2 agora:


(Narração Derek)

Sim ou não. Entrar ou sair. Para cima ou para baixo. Viver ou morrer. Herói ou covarde. Lutar ou desistir. Eu direi de novo e tenha certeza de que você está ouvindo. A vida dos homens é feita de escolhas. Viver ou morrer. Essa é a escolha importante. E não está sempre nas nossas mãos.
April escapa por pouco. Cristina contém Meredith, mas ela joga a amiga numa estante para checar se o amado está vivo. Os policiais chegam ao perímetro, mas tudo ainda está perigoso. 

Richard se desespera com seus médicos presos, isolados, sem socorro. Alex agoniza e fala das coisas que deveria ter feito mais, como comer bacon. Lexie fica na mira de Clark. Ele diz que está ali para matar Derek, Richard e ela. A SWAT acerta ele e Lexie tem segundos para correr.

Callie assume o controle a frente do Sr.Clark, enquanto Arizona vai às lágrimas. É hora de se unirem. Derek se mantém forte por Meredith, April e Yang procuram Teddy para operá-lo. Bailey e Mary precisam levar Percy a uma sala de cirurgia.

Karev desfalece. Cristina tem a responsabilidade de ter a vida de Derek em suas mãos. Aguenta coração para o ato final da temporada. E Meredith precisa confiar na sua amiga.

Owen escolhe Cristina e volta para o hospital. Com os elevadores desligados, Percy não pode ser salvo. Chandra Wilson, cadê o seu Emmy, mulher? Miranda Bailey nunca derramou tantas lágrimas. Mas o que fazer? 

Clark aponta uma arma para Cristina com Derek aberto na mesa. Atenção, pois nada que Sandra Oh já tenha feito se equipara a essa poderosa sequência. 

Meredith entra na sala e fica ainda mais tenso, ela mostra que é a ligação maior entre os supostos responsáveis pela morte de sua esposa. Pois é filha de consideração de Richard, irmã de Lexie e é esposa de Derek.

Numa decisão rápida, Jackson e Yang simulam a morte de Derek, Meredith não percebe e convence fácil Clark que acabou. Que Derek está morto. Owen baleado tem sua vida por sua vez, nas mãos de Meredith.








Meredith aborta o McBaby salvando a vida de Owen. Richard fica frente a frente com o atirador. E tenta convencê-lo a se redimir. é, foi uma boa temporada para Webber também. E não foi para todos?

Sim ou não. Entrar ou sair. Para cima ou para baixo. Viver ou morrer. Herói ou covarde. Lutar ou desistir. Eu direi de novo e tenha certeza de que você está ouvindo. A vida dos homens é feita de escolhas. Viver ou morrer. Essa é a escolha importante. E não está sempre nas nossas mãos.

Lexie escolhe Karev ao vê-lo vivo. Derek pode morrer e Cristina age mais rápido ainda. Bailey não consegue dizer a Reed que Percy a amava, afinal ela foi a primeira a morrer. Derek é salvo e quer ver Meredith. O Sr.Clark tirou a própria vida, uma pena, mas ele não vai ver a esposa de novo depois de tudo isso.

Viver ou morrer. Herói ou covarde. Lutar ou desistir. Eu direi de novo e tenha certeza de que você está ouvindo. A vida dos homens é feita de escolhas. Viver ou morrer. Essa é a escolha importante. E não está sempre nas nossas mãos.

Uma temporada maravilhosa. Nota 10.

2 comentários: