Total de visualizações de página

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Amor à vida chega e diz a que veio


Bruno cria Paula como sua filha e se apaixona por Paloma
Glauce altera o atestado de óbito e pode perder sua licença médica

A excelente Maria Casadevall na pele da traída Patrícia
O cruzamento entre o elenco carimbado do autor, drama em dose cavalar e vilão hit em uma versão brazuca de Grey's Anatomy.

Estreia do autor Walcyr Carrasco na faixa das nove da Globo, Amor à Vida já tinha uma tarefa audaciosa a cumprir antes do primeiro capítulo ser exibido: recuperar o Ibope do horário, massacrado pela duramente criticada Salve Jorge de Glória Perez que só empolgou nas últimas emoções e passou como uma garoazinha nem de longe inesquecível.

Para Amor à Vida a verdade precisa ser dita. A Globo inovou e trouxe uma direção competente, quase que claustrofóbica nos moldes de Avenida Brasil, mas que capta a credibilidade visual que os personagens precisam para convencer. A fotografia cinza e branca colabora para o dinamismo e drama. A novela como as últimas do autor tem o ritmo de um seriado com avalanches de acontecimentos de uma vez só.

Na espinha central o drama de Bruno(Malvino Salvador) que perde a esposa e o filho na mesma noite após complicações no parto, paralelo a isso a história insipiente do casal Paloma(Paolla Oliveira) e Ninho( Juliano Cazarré): ela, uma herdeira ricaça, ele, um hippie paz e amor com tendência a não se prender em só um rabo de saia.

Os dois se conhecem em Machu Pichu, a bonita na ocasião está numa viagem com o irmão Félix(Mateus Solano) e os pais César(Antônio Fagundes) e Pilar(Susana Vieira, excelente na pele de uma perua arrogante).

O romance gera uma gravidez que vira Paloma e Ninho do avesso. O que nos leva a um dos pontos-chave para a audiência e repercussão crescente e satisfatória que a trama vem recebendo em menos de um mês no ar. Félix, o irmão de Paloma é um invejoso sem limites, com tiradas sarcásticas, um lado enrustido(na verdade, bem escancarado).

O cara faz jus ao título de bicha má coloca Tyler de Revenge no chinelo e já é chamado de Carminha com calças. A família Khoury é dona de um prestigiado hospital de São Paulo, o San Magno.

Félix, é venenoso, maltrata a esposa e o filho como se fossem vermes, mas é a irmã Paloma, seu principal alvo: o rapaz sempre invejou o laço do pai com Paloma e casou com Edith(Bárbara Paz) sem amar a mulher tampouco. Após um turbulento retorno ao Brasil(tudo no mesmo exímio primeiro capítulo), Paloma acaba dando a luz em um banheiro de um bar de esquina, Félix vê sua oportunidade de ouro para mudar a vida da irmã para sempre e para pior e joga a sobrinha recém-nascida numa lixeira do centro de São Paulo.

Bruno encontra a menina e resolve criá-la como sua filha legítima, desencadeando uma série de fatores. Doze anos depois, Paula(Klara Castanho) já é uma moça. Bruno e Paloma se envolvem sem saber que o destino os ligou através desta criança. Ninho também ressurge para lutar pelo amor de Paloma que se torna uma pediatra maravilhosa.

Redenção, paixão, jeitinho brasileiro, classe C, figurinhas fáceis das novelas de Walcyr em papéis diferentes em sua maioria do gênero dos mesmos em outras obras do novelista.

A carga dramática dada a alguns até impressiona e demora para convencer: nesta lista cabem Fúlvio Stefanini, Ary Fontoura, o próprio Malvino e Fabiana Karla, conhecida pelos papéis cômicos do Zorra Total.


O casal ambicioso Leila e Thales
A periguete Valdirene
Vilão virou hit das redes sociais e está sendo bem repercutido
Vanessa Giácomo revelada no remake de Cabocla adquire ares de vilania como a secretária e amante iminente de César. No melhor estilo obcecada, a funcionária cerca a sala do patrão e faz cupcakes. Do mal.
Outro dissimulado é o duvidoso doutor Jacques(Júlio Rocha) um ambicioso jovem cirurgião inclinado a ter um relacionamento com Félix.

Há espaço para alguns contra-tempos iniciais no jogo como vez ou outra repetições de palavras nos diálogos e atuações contidas como a de Marina Ruy Barbosa, que terá destaque na pele da doente e enganada Nicole. Linda e afiada, a atriz deixou a desejar na apresentação de sua personagem milionária.

Ao contrário da esperta Leila de Fernanda Machado, que para chegar ao poder e fama, usa o próprio namorado para selar o coração de Nicole. Uma tradicional alpinista social dos folhetins na pele da competente Machado.

Competentes também as atuações de Maria Casadevall como a traída Patrícia: após ser corneada em lua de mel, a lindeza resolve virar uma ninfomaníaca e de Bruna Linzmeyer como Linda, uma jovem autista que marcará com certeza a carreira ainda recente da atriz.

Luís Melo, está na medida certa com o correto Atílio, uma pedra no sapato das falcatruas de Felix. A ex-mulher e cara de pau Gigi(Françoise Forton) é outra que roubou a cena. O desafio é tangível também para Glauce(Leona Cavalli) que em nome do amor por Bruno, alterou o atestado de óbito para como se a esposa do corretor tivesse tido duas crianças.

O humor não fica de fora com a ex-chacrete Márcia(Elizabeth Savalla) mãe da periguete Valdirene(Tatá Werneck). A ex-humorista da MTV está hilária em cena e já tentou papar Neymar e Gusttavo Lima. Uma reviravolta está prevista para quando a piradinha(alusão a hit da personagem) se converter.

Muitos outros nomes ainda integram a novela como Danielle Winits que por conta da enfermeira instrumentista  Amarylis até precisou morrer em Malhação. A loira será mãe de aluguel. Com menos que vinte capítulos exibidos a trama já tem audiência maior que Salve Jorge e está na boca do povo. Não é a toa, vamos combinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário