pm
Ao lermos a respeito da tentação de Jesus no deserto, vemos que o diabo tentou negociar com Jesus. O diabo, astutamente, tentava o Senhor Jesus exatamente no seu ego. Veja bem que ao dizer: “Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães”, ele estava jogando uma setinha: “Se você diz ser quem é, dê a ordem, mostre que é o Filho de Deus.” Muitas vezes, quando ouvimos esse tipo de provocação, o sangue nos sobe à cabeça e perdemos o controle, “ enfiando os pés pelas mãos”. Mas Jesus não caiu no truque do diabo. Com a sabedoria de quem verdadeiramente conhece o Pai e sua Palavra, Ele declarava com autoridade: “Está escrito”. Jesus não negociou com o diabo.
O diabo sempre vai lhe fazer propostas tentadoras, atraentes, mas com o único intuito de destruí-lo, de minar todos os sonhos que Deus tem para você. Portanto, é melhor você ser vigilante e rebater as tentações do diabo com a mesma autoridade que Jesus usou: “Está escrito.”
Satanás vai tentar de tudo para impedir que você aja de acordo com a vontade de Deus. Satanás não se conforma em perdê-lo, por isso ele vai tentar negociar com você, mas todas as propostas dele serão apenas “pratos de lentilhas” para roubar sua bênção. “Que mal existe em adulterar apenas uma vez? Ninguém vai ficar sabendo!” “Que mal faz dar uns traguinhos no cigarro?” “Que mal faz você tomar essa bebidinha?” As pessoas dizem que um negócio só é bom quando é bom para as duas partes, mas em se tratando de negociar com o inimigo nenhuma proposta é boa.
No livro de Êxodo, a partir do capítulo 5, quando o povo recebeu autorização para sair do Egito, vemos que Faraó tentou barganhar com o povo de Deus durante todo o tempo. Só faria concessões se sua vontade fosse satisfeita, mas ainda assim não tinha qualquer intenção de cumprir aquilo que falava, de cumprir sua palavra. Você acha que o diabo agiria diferente?
Se quisermos viver a realidade do que Deus tem para nós, precisamos ser irredutíveis em se tratando de negociar os princípios de Deus. Não podemos criar laços com o inimigo, seja de que forma ele se manifeste. Se abrirmos a guarda, Satanás encontrará subsídios para agir em nossa vida e nos destruir. Deus tem o melhor para nós, um banquete preparado, não precisamos das comidas envenenadas do diabo
Temos de estar unidos a Deus de tal forma a não ter sequer um ponto para o diabo se firmar. Assim como Jesus, precisamos ter autoridade para enfrentar o inimigo. Jesus Cristo não vivia oprimido por Satanás. Viva você também a liberdade de poder dizer: “Eu não negocio com o diabo.” Siga o exemplo daquele que deu a própria vida por você, ensinando-lhe a lidar com as artimanhas do inimigo.
Faraó queria barganhar com Moisés, por isso ele sempre fazia algumas concessões, desde que Moisés aceitasse suas condições. Também nós, hoje, lidamos com as tentativas de negociações do diabo. Entretanto, Deus espera que sejamos firmes no propósito de cumprir a vontade dele, sempre boa para nós. Assim, destruiremos as obras do diabo.
Foto: Jean Assis
Fonte: Portal Lagoinha.