Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de março de 2014

A habilidosa Sandra Oh

sandra_oh_profileExtraído e adaptado de Box de Séries

Ficha Corrida

Nome completo: Sandra Miju Oh
Idade: 42 anos
Altura: 1,65m
Signo: Câncer
Estado civil: Divorciada
Fascínio: É apaixonada pela Espanha, especialmente pela cidade de Barcelona
Sandra nasceu no dia 20 de julho de 1971, na cidade de Ottawa, subúrbio de Nepean, no Canadá. Filha de Joon-soo, um empresário, e Young-nam, uma bioquímica. Ambos imigrantes coreanos, ainda tiveram dois filhos depois de Sandra.
Cristã convicta, seu interesse pelas artes começou bem cedo com o balé. E com dez anos de idade ela já participava de seu primeiro musical. Anos depois, já no ensino médio, Sandra tornou-se uma defensora do meio ambiente.
Liderou uma campanha contra o uso de copos de isopor, e dividiu seu tempo de ativista com o balé e aulas de flauta. Segundo a própria atriz “ela não era boa o suficiente para ser uma bailarina profissional”, então o seu interesse partiu para as artes cênicas.
sandra_oh_golden
Sambando na cara das invejosas com seu Globo de Ouro. (2005)
Juntou-se ao clube de teatro da escola, e participou de vários jogos de improviso. No fim do colégio, Sandra recusou uma bolsa para cursar Jornalismo, para terror de seus pais. E foi para Montreal estudar teatro. Tudo deu muito certo e Sandra conseguiu se formar.
Logo de início marcou presença em várias produções de teatro, e fez participações significativas em filmes biográficos chinês-canadenses. Seu estrelato no Canadá veio com o filme Double Happiness, pelo qual ganhou o prêmio Genie de Melhor Atriz. Seus outros filmes canadenses incluemLong LifeHappiness & Prosperity e Last Night.
Seu rosto começou a ser mais conhecido pelos americanos nos filme  Under the Tuscan Sun e Sideways, sendo esse segundo um dos melhores filmes que ela já fez, segundo a própria Sandra. Depois veio Dancing at the Blue Iguana, no qual ela interpretou uma stripper que escrevia poesias e teve de realizar dezenas coregrafias nuas, aguçando mais ainda a crítica do filme.
Na TV, seu papel mais conhecido é como a doutra Cristina Yang em Grey’s Anatomy. Sandra faturou o Globo de Ouro de 2005 de Melhor Atriz Coadjuvante por sua performance na série. A atriz também participou por seis temporadas da série da HBO Arli$$, e também recebeu dois prêmios por sua atuação como Rita Wu.
sandra_oh_elenco
Sandra, mamãe Shonda, e as irmãs e irmãos.
Sandra coleciona participações em série, além de aparecer na série Popular, Sandra deu as caras em: Kung Fu: The Legend ContinuesJudging AmySix Feet Under, eOdd Job Jack. Em 2006, ela co-estrelou o filme  Night Listener, ao lado de Robin Williams e Toni Collette. Emprestou também sua voz a algumas animações, como ao desenho animado American Dragon. Em 2010, durante o hiato de Grey’s, Sandra atuou no drama britânico Thorne.
Sandra foi casada com o cineasta Alexander Payne, com quem mantinha um relacionamento a mais de sete anos, mas se divorciaram e não revelaram o real motivo. Sandra é um partidão.Pegava fácil.
O que nos resta é acompanhar como dona Shonda fará o desfecho dessa personagem que tanto fará falta. Mas tenho certeza que em breve Sandra está estampando as telinhas de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário