Total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Pet Place: O lindo Akita

cachorro akita

O país de origem do Akita é o Japão, os primeiros registros da raça são milenares, mas ela, da forma como é conhecida hoje, surgiu no século XVII. Acredita-se que ele seja uma mistura de raças feita na cidade de Akita, Ilha de Honshu. Um nobre que estava no local havia pedido aos moradores locais um cão de caça que fosse resistente ao frio. 

O Akita era usado na caça de ursos, veados e javalis, ajudando os caçadores. Na época, eram chamados de matagi-inu ou “cão de caça”. O Akita possui duas variações, o Akita Inu e o Akita Americano. Após a Segunda Guerra Mundial, a raça esteve à beira da extinção, foi quando os japoneses se empenharam em restaurar o cão, e alguns exemplares foram levados para a América.

Nesta época, os Estados Unidos e Japão estavam de relações cortadas, por isso o Akita foi desenvolvido de formas diferentes nos dois países. O Akita passou a ser venerado no Japão depois da história de Haichiko, nome que levava um cão dessa raça. Haichiko esperava seu dono todas as noites na estação de trem de Shibuya, Tóquio, para acompanhá-lo até em casa, assim como também o acompanhava todas as manhãs até a estação. Um dia, o dono de Haichiko faleceu no trabalho, e o cão continuou esperando por ele todos os dias até sua morte nove anos depois, em 8 de março de 1934. A história comoveu todos os moradores da cidade, na estação há uma estátua em sua homenagem, e todo ano é feita uma cerimônia por sua lealdade.



Nas características físicas do Akita está inicialmente seu tamanho, que chega até os 70cm nos machos, e 36cm nas fêmeas. Seu peso chega a ser de 33Kg a 50Kg. Suas orelhas são retas e empinadas. Nas características do Akita quanto a seus pelos podem ser descritos como dupla, sendo o primeiro pelo mais duro e reto, e o segundo macio e denso, ambos lisos. O Akita é encontrado nas cores branca, avermelhado, e tigrado.

O temperamento do Akita é considerado sério, carinhoso e calmo. Os Akitas são corajosos e muito fieis a seus donos, se mostrando um companheiro totalmente devotado. São ativos e precisam praticar atividades físicas diariamente para extravasar sua energia.

Cães de raça podem desenvolver algumas doenças hereditárias, ou características da espécie, além das enfermidades que acometem os cães normalmente. 

As principais doenças do Akita são: atrofia progressiva da retina, displasia coxo-femural, torção gástrica. A atrofia da retina é uma doença que leva à perda progressiva da visão, podendo acarretar, inclusive, cegueira. A displasia coxo-femural é hereditária, e acontece principalmente com cães de grande porte como o Akita. Ela é caracterizada por uma alteração na articulação entre o fêmur e a bacia do cão. Os sinais clínicos desta doença podem ser percebidos pelo dono, ela causa dificuldade de locomoção, dores e incomodo. A torção gástrica, é uma torção do estômago que causa compressão da circulação na região abdominal. Os diagnósticos destas e outras doenças devem ser feitos rapidamente, os tratamentos preventivos consistem na visita regular ao médico veterinário. Outras doenças podem ser evitadas com a vacinação, que deve estar sempre em dia.

O preço do Akita varia, o que determina o valor é sua linhagem, pedigree, sexo, histórico de doença familiar, entre outros. A adoção deve ser feita no canil ou pet shop, a compra pela internet não é a mais indicada. Os preços dos filhotes de Akita vão de R$ 600 a R$ 1.800 reais.

Os cuidados especiais do Akita envolvem principalmente as atividades físicas. O Akita gosta e precisa de exercícios físicos e mentais diariamente. Correr, fazer longas caminhadas, e exercícios em casa são necessários para que ele extravase sua energia e se mantenha saudável. Dessa forma ele pode se tornar um cão tranquilo e educado em casa. Um cachorro que gosta e precisa do convívio com a família, não gostam de ficar sozinhos. Seu pelo precisa ser escovado ao menos uma vez por semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário