Total de visualizações de página

sábado, 21 de maio de 2016

Pet Place: Como fazer o desmame do filhote corretamente

filhotinhos
Logo que nascem, os filhotinhos de cães encontram as tetas das mães sozinhos, então assim eles ingerem os primeiros leites que são chamados de colostro, e são ricos em anticorpos que é o que a mãe transmite para o filhote neste momento.
Esse leite será o principal e único alimento para os primeiros dias de vida do animal, pois além de nutrir bem o filhote, ele também hidrata, excluindo assim a necessidade de incluir água em sua alimentação.
A hora do desmame é um período muito importante, pois é quando é introduzido o alimento diferenciado para o filhote, que deve ser de qualidade, pois ele definirá a saúde do seu cão e também ajudará no desenvolvimento do filhote para sua vida adulta.

Quando Deve Ser Feito

O desmame deve ocorrer logo depois do 25° ou 30° dia de vida do filhote, que é quando eles já andam sozinhos e já estão nascendo os dentinhos, e por isso a mãe sente desconforto na hora de amamentar, o que resulta em um afastamento natural dela em relação à sua cria.
Neste momento, procure ir introduzir algum tipo de alimento para o filhotinho aos poucos até que ele se acostume e passe a preferir, e enfim esquecer o leite da mãe, e passar a adaptar seu organismo com novos tipos de alimentos.

Qual Alimentação Oferecer

A alimentação inicial do seu filhote deve ser delicadamente preparada, por isso utilize uma papinha de desmame, que pode ser um mingau lácteo ou até mesmo uma ração para filhotes, que deve ser amolecida com leite morno.
Para evitar a bagunça do filhote com a comida, molhe o dedo com a papa inicialmente e coloque para ele lamber e reconhecer que se trata de um alimento e não é para brincar, depois procure oferecer de 2 a 4 vezes ao dia até que os filhotes completem 45 dias de vida, antes disso, os filhotes devem mamar na mãe nos intervalos, uma frequência que tende a diminuir com o tempo, à medida que o filhote vai se adequando as comidas mais sólidas.

Cuidados Com a Mãe

Tanto a cadela como a gata, precisam de um tempo para se desapegar dos filhotes e para deixar a fase de desmame, por isso nunca tire seus filhotes der repente, pois se ela não tiver sus cria para mamar em plena fase de amamentação, o seu leite pode acumular e ficar empedrado, o que pode causar dores e inflamações, causando febres e perda de apetite, causando mastites ou mamites.
cães mamando
Podemos ajudar na secagem do leite da mãe diminuindo a quantidade de comida e água por pelo menos 3 ou 4 dias, o que deve ser feito por aconselhamento e supervisão de um veterinário, assim também como existem medicamentos apropriados para isso.
Procure saber mais sobre o assunto, e não deixe seu animal sofrer neste período tão difícil de sua vida, que deve ser agradável e o mais natural possível, tanto para a mãe, quanto para os filhotinhos, que só querem viver felizes e saudáveis.
Extraído do Portal dos Pets

Nenhum comentário:

Postar um comentário