Total de visualizações de página

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Pet Place: Tempo em média de cio em gatas

se lambendo medicina felina

Pet Place é a mais nova coluna do blog, um cantinho especial onde você vai encontrar informações importantes sobre cuidados e curiosidades sobre os pets[animais domésticos] que todos amamos: gatos e cães.

Para a estreia do novo quadro, a escolha foi o tempo em méda do cio das gatas.

Não deixe de ler!

O ciclo estral das gatas (cio)

O gato é descrito como sendo um reprodutor poliéstrico sazonal de dias longos. Isso quer dizer que o gato tem mais de um ciclo reprodutivo por ano (poliéstrico) e nos períodos de dias mais longos (sazonais de dias longos).

Gatos que moram em regiões perto do equador, ou seja, que os dias permanecem praticamente com a mesma duração ao longo do ano, não apresentam sazonalidade e acabam ciclando o ano todo.

PUBERDADE:

As gatas costumam ter o primeiro cio entre 5 e 9 meses de vida, mas alguns fatores podem interferir, como raça (pelo curto entra no cio mais cedo do que pelo longo), estação do ano (dias mais longos) e condição corporal (pelo menos 2,3 kg). Além disso, quando duas ou mais gatas moram juntas, e não são castradas, elas entrarão no cio no mesmo período.

CICLO ESTRAL:

O ciclo da gata é divido em 5 fases, sendo elas:

1) proestro: geralmente essa fase não é detectada e costuma durar apenas um dia. As gatas podem esfregar a cabeça contra objetos e uma secreção mucosa pode sair da vulva. Nessa fase os machos tentam uma aproximação, mas as fêmeas ainda não permitem a monta;

2) estro (cio): em média o cio tem uma duração de 5 dias, mas pode variar de 2 a 19 dias. Nessa fase o hormônio predominante é o estradiol (estrogênio) e as gatas mostram-se receptivas aos machos, através de sinais como: cauda elevada para um dos lados, patas da frente presas ao chão e quadril elevado. Alem disso, é muito comum as gatas vocalizarem um som característico para chamar os machos. Elas costumas demonstrar mais afeto aos donos e geralmente perdem o apetite;

3) interestro: quando não ocorre ovulação o período entre um estro e outro é chamado de interestro e costuma durar em média 7 dias (podendo variar entre 2 e 19 dias). Nenhum sinal de reprodução é visto nessa fase e os níveis do hormônio estradiol estão bem baixos;

4) anestro: esse é a ausência de ciclo e costuma ocorrer nos meses de dias curtos, geralmente no inverno. Como dito anteriormente, nos locais perto do equador (dias longos por todo ano) essa fase pode não ocorrer;

5) diestro: também conhecida por fase luteal essa é a fase que ocorre após a ovulação e o hormônio predominante é a progesterona. Nas gatas a ovulação ocorre quase sempre após penetração pelo macho. Isso significa que as gatas possuem, na maioria das vezes, ovulação induzida. 

Após a ovulação ocorre a fecundação e os embriões aderem na parede do útero 4 a 5 dias após a ovulação. O período de gestação nas gatas é em média de 62 a 67 dias. Caso não ocorra a fecundação após a ovulação então ocorre uma pseudo-gravidez, mas ao contrário das cadelas, as gatas não apresentam sintomas.

Extraído do Portal Medicina Felina

Nenhum comentário:

Postar um comentário