Total de visualizações de página

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Pet Place: Alimentos que o gato pode comer




 Como os demais felinos, os gatos também são carnívoros, quando vivem vida selvagem, costumam devorar sua presa inteira, para obter o balanceamento ideal para seu organismo, prevenindo o envelhecimento precoce, e outros males de ingestão inadequada. 

Em um gato doméstico acontece algo parecido, e qualquer mudança brusca, seja somente na marca da ração, ou quantidade, deve ser feita gradativamente para que não haja quadros de diarreias.
Os gatos se alimentam de 10 a 20 vezes durante o dia, e sua dieta requer alto nível de gordura e proteína.


Assim como nós, eles possuem gostos diferentes, por isso procure saber qual o alimento que seu animal mais aprecia. 
Suas preferências dependem do odor e texturas, assim também como alguns fatores influenciam na escolha, como a luz, barulho, ou presença de alguém ou algum animal, tipo de limpeza do comedouro, tudo isso e mais um pouco, é levado em consideração na hora da escolha de sua refeição.

O que o gato não pode comer

O chocolate, contém ácido oxálico, que impede a absorção do cálcio, além de outros fatores que determina que esse alimento não deve ser oferecido ao seu gatinho, pois pode causar até uma certa intoxicação.
Não é recomendado que se alimente um gato em excesso, alguns donos acham que alimentar bem é alimentar demais, pois não é verdade, porque uma alimentação ideal, deve conter a quantidade suficiente de alimentos que contenham os elementos nutricionais necessários para o organismo e o corpo de seu animal.

Cuidados especiais


Manter a higiene dos comedouros e bebedouros, são alguns dos inúmeros cuidados que se deve ter com a alimentação de seu gato. Assim também como é recomendado o uso de jornais embaixo dos pratos, para evitar que o local fique úmido e além disso facilita na hora da limpeza.
Existe uma certa deficiência de certas enzimas nos felinos, que impossibilitam a sintetização de determinados nutrientes no organismo, por isso eles precisam ser fornecidos pré formados em sua dieta.
Além disso, eles precisam de água fresca sempre disponível, principalmente para os que se alimentam de ração seca, se for oferecer comida caseira, os melhores alimentos mais indicados são, carnes, peixe, aves, vegetais e soja.
Na vida selvagem, o gato se alimenta de grama, que é muito importante para o funcionamento do aparelho digestivo. A ingestão de Taurina também tem sua importância, pois ajuda no funcionamento da retina, e os gatos não conseguem sintetizar este nutriente, por isso as rações veem com um suplemento de taurina.

Tipos de alimentos para gatos

Entre os melhores produtos industrializados podemos citar a ração em lata, que é a mais cara pela vantagem de melhor sabor e umidade, e temos também a ração seca, que fazem com que os gatos sintam mais sede, porém previnem tártaro nos dentes, entre outros benefícios.
gato se alimentando
O leite, deve ser administrado em pequenas quantidades, mas é preciso cuidado, pois existem gatos que apresentam intolerância a lactose e podem ter diarreia.
Sobras de comida, não é recomendado que ofereça sobras de comida para seu gato, pois além poder provocar reações ruins em seu animal, não fornecem a nutrição adequada. E se for optar por ossos, procure oferecer os grandes que não soltam lascas como os de boi, nunca dê os de galinha ou de porco.
A carne pode ser oferecida de modo que não substitua a ração, e o fígado é muito nutritivo, mas não deve ser dado em excesso, já os peixes são ideais se forem cozidos.
Texto extraído do Portal Pets

Nenhum comentário:

Postar um comentário