Total de visualizações de página

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Crítica - O Regresso[The Revenant]


Decidi abrir o verbo. 'O Regresso' é bom, mas não a Coca-Cola que se vendeu.

O longa impressiona por sua construção de cenário, pela profundidade da natureza retratada aqui como o principal algoz do herói de poucos diálogos e muito sofrimento vivido por Leonardo di Caprio. A primeira cena mostrando o conflito entre os forasteiros e os 'caras-pálidas' é sensacional.

Em sua quinta indicação pela Academia, o ator dá ao máximo a um personagem de poucas camadas. Esse é o seu mérito inenarrável diante das 12 indicações, algumas equivocadas pela Academia[só Matt Damon{Perdido em Marte} ou Michael Fassbender{Jobs} podem tirar seu Oscar, Leo].

A incoerencia grita se comparar por exemplo das 10 indicações merecidissimas de 'Trapaça' e a surpreendente esnobada que o filme levou no Oscar 2014.

Enfim falar de injustiças do Oscar não é o tema do post, mas você deve estar se perguntando por que estou pendendo pra um lado e para o outro. Por que é exatamente essa experiência que 'The Revenant' passa ao telespectador.





A fotografia deslumbrante, a neve castigante, o grande alcance técnico do filme não sustenta um filme com pouca narrativa e ritmo maçante em muitos momentos. A história remonta lendas e um romance escrito com base nelas sobre um caçador de peles abandonado por seus companheiros a própria sorte após a morte do filho.

A vingança aqui a mensagem maior do filme apesar da tentativa extrema de reverenciar a sobrepungência da natureza não torna possível ao público criar uma conexão emocional com o longa.

'O Regresso' está longe de ser ruim, assim como está longe de ser o clássico que foi vendido em suma pelo diretor Alejandro Inarritu.

Vencedor do Oscar de 2015 por filme e direção, Inarritu agora premiado perde-se no limiar de orçamento e reconhecimento maiores se equivocando ao divulgar sua película.

Dizendo tratar-se de um longa atemporal quando 'O Regresso' merece sim ser visto, mas demanda atenção constante justamente por se arrastar durante tantos momentos. Criando uma barreira emocional quando deveria destrinchar os agures de Hugh[di Caprio]

O ataque do urso é magistral, combinando com a locação o melhor da computação gráfica. A fotografia está um primor, assim como o som do filme, mas 12 indicações? Não há espaço aqui para o asqueroso personagem de Tom Hardy, ter uma abertura maior para dimensionar seu vilão. Novamente um problema: o roteiro. Hardy melhorou bastante, afastando-se dos cacuetes de marra sua indicação foi inócua.

É um longa que provavelmente saia vencedor de diversas categorias, ao meu ver as mais injustas seriam diretor e filme pois Inarritu ganhou no ano anterior e tem filmes mais interessantes no páreo de melhor produção do ano como 'O Quarto de Jack', 'Mad Max' e 'Brooklyn', como diretor para George Miller por Mad Max, indicações técnicas merecidas igualmente para a saga de Max.  Quem leva provavelmente? O Regresso, mas não porque a Academia é justa.

Oscar 2016:

Indicações merecidas: Ator, Fotografia, Mixagem de Som, Edição de Som, Maquiagem, Efeitos especiais e Direção de Arte.
Vitórias 'infladas': Direção, filme, ator coadjuvante, edição e figurino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário