Total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

A Regra do Jogo' - Primeiras Impressões



Com a missão ingrata de recuperar os índices perdidos no horário pelo fiasco 'Babilônia', o autor João Emanuel Carneiro retorna a faixa das nove com 'A Regra do Jogo'.

Conhecido pelo ritmo acelerado de suas tramas e as brincadeiras com a dualidade(o chamado maniqueísmo), Carneiro retoma elementos de 'Avenida Brasil' e 'A Favorita' suas duas novelas antecessoras e verdade seja dita faz uma das melhores histórias dos últimos anos.

Romero Rômuelo, interpretado pelo ótimo Alexandre Nero, é um herói idealista, mas também é um farsante, um ambicionado pelo poder de caráter escuso. Jogando com o espectador a todo instante, mais personagens se destacam na linha central da trama.















Juliano(Cauã Reymond) tenta provar a sua inocência e livrar a imagem do pai, Zé Maria(Tony Ramos) procurado como um dos responsáveis por uma grande chacina, que vitimou o pai de Toia(Vanessa Giácomo). Criada pela íntegra Djanira(Cássia Kiss Magro), Toia é a mocinha mas não foge de descobrir a verdade ou se arriscar, roubando a patroa e amiga Adisa Bheba(Susana Vieira) ainda no capítulo de estreia.

Ou seria episódio? Com o timing de seriado, até os capítulos tem títulos e a história vai se desenvolvendo jogando estereótipos e embaralhando os núcleos. Torna-se um desafio de raciocínio para o espectador, mas 'A Regra do Jogo' é em sua essência uma trama policial.

Atena(Giovana Antonelli) é outra incógnita nesse tabuleiro de xadrez entre o bem e o mal, apresentada como uma calculista e carismática estalionatária, o caminho dela se cruza com o de Romero e tanto ela quanto Toia e Djanira(no segundo capítulo revelada como mãe do anti-herói)vão determinar que face de Romero vai prevalecer.

O suspense ganha forma com uma misteriosa facção responsável por atrocidades em diversos níveis no Rio de Janeiro.

O elenco tem vários destaques como Eduardo Moscovis como o vilão Orlando, a bipolar Nelita vivida por Bárbara Paz, Renata Sorrah como a matriarca Nora, Juliano Cazarré como o engraçado Merlô, Leticia Colin como a estudante Pati, entre outros. Cássia Kiss está fenomenal a exemplo de outras produções em que participou.



Orlando (Foto: Gshow)





O obstinado Juliano
Assim como o principal núcleo cômico da história, a cobertura de Feliciano(Marcos Caruso), os atores são bons, mas o desafio é encontrar um tom para a comédia. De forma não intencional, o núcleo de Susana Vieira deu mais conta do recado.

Belisa é agressiva e Bruna Linzmeyer entrega outras camadas a personagem mimada no decorrer da história, assim como Cazarré ela sabe como construir um personagem. Marco Pigossi como o policial Dante é uma das poucas conexões reais que Romero tem com o lado mocinho.

Quanto as comparações com as outras tramas, Juliano e Dante fazem as vezes de Nina(Avenida Brasil) buscando vingança a facção e no antagonismo a Romero e Zé Maria respectivamente. Quem está mentindo? Zé ou Romero? Essa dúvida vem direto de 'A Favorita', trama que encucou o público na dúvida vilã-mocinha entre Donatela(Claúdia Raia) e Flora(Patrícia Pillar).

Enquanto Romero oscila, o público é surpreendido com um dos personagens mais complexos e bem interpretados dos últimos anos na televisão brasileira. Outro catalisador será a descoberta da doença esclerose múltipla. Romero se redime ou se perde de vez? Qual o limite entre o bem e o mal?

A trilha sonora espetacular se une ao principal desafio de 'A Regra do Jogo' para os atores o recurso caixa cênica onde visando um trabalho mais natural e um efeito de reality, diversas câmeras são usadas não prendendo os atores a um limite de enquadramento. Um verdadeiro acerto da diretora geral Amora Mautner.

Densa, bem escrita e surpreendente, a novela alcançou as redes sociais e a crítica, mas foi recusada por grande parcela do público provavelmente pelo momento socio-político difícil enfrentado no país atualmente, além da concorrência pesada de 'Os Dez Mandamentos'. O escapismo é a atual válvula de interesse em detrimento de um retrato mais fiel da atualidade brasileira.

Abrindo um parentese imparcial, 'Mandamentos' tem seus méritos no alcance inacreditavel que conquistou junto ao público. Mas 'A Regra do Jogo' tem como texto, um mérito que a histórica recordista não entregou como elemento funcional. Como crítica social é inteligente, como suspense estimulante e como entretenimento, sensacional.

Assista a chamada que causou furor nas redes sociais:

https://www.youtube.com/watch?v=mHomxChIpZY

Nenhum comentário:

Postar um comentário