Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Crítica: Divertida Mente(Inside Out)



Novo filme da Pixar diverte, emociona e faz pensar.

Imersa na crise de criatividade que deixou o estúdio preso a continuações sem lançar um filme novo em 2014, a Pixar Animation crava com Divertida Mente um acerto em esferas incalculáveis.

Se trata de um dos melhores filmes de animações dos últimos anos, já com certeza a melhor de 2015.
Dirigido pelo esperto Pete Docter(do premiado Up) a trama nasceu aproveitando o projeto abandonado de duas salamandras raras + uma observação a filha pré-adolescente do diretor.

Pois bem a história acompanha as emoções da menina Riley, sendo elas Alegria, Raiva, Tristeza, Nojinho e Medo.

Bem equilibrado para uma criança saudável, o mundo ganha uma nova dimensão para Riley e suas emoções quando a família se muda.





O desafio para Alegria e seu time é manter a esperança da menina acesa em meio a tantos recomeços. E é nessa vertente que o filme alcança o seu apogeu, de forma inteligente e ao mesmo tempo pretensiosa entretendo e fazendo raciocinar.

É impossível não assistir Divertida Mente sem se perguntar se a sua mente funciona dessa forma. É uma animação maravilhosa para crianças e adultos, criativa e tocante, uma jornada reflexiva para o amadurecimento.

Tanto nos States, como aqui no Brasil, a dublagem foi um show a parte. Não é de hoje que a dublagem da Disney é certeira e mesmo com a invasão de 'globais', o time tupiniquim formado por Miá Mello, Dani Calabresa, Otaviano Costa, Léo Jaime e Katiuscia Canoro como as cinco emoções dá conta do recado.

O filme cresce enquanto as emoções sobretudo Alegria (que conduz o filme) e Tristeza (que cresce durante o longa) fazem refletir. Os papéis desses dois traçoes de personalidade vão se alterando e na vida não é assim? Ficamos tristes, alegres, temerosos...

Situações bem boladas como esquetes para os sonhos, o terror palpável dos pesadelos(quem nunca?), o campo do esquecimento e o ótimo amigo imaginário endossam as questões existenciais do filme trabalhadas de formas lúdicas porém sensacionais.

Inside Out é extremamente inteligente e para mim está no mesmo nível de Toy Story, Wall-e e Up de melhor animação já criada pela Disney/Pixar. Assistam! Programa super recomendado para toda família. Nota 10.

Ainda não está convencido? Assista aos trailers abaixo:



Um comentário: