Total de visualizações de página

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Fotografia - uma história com muitos escritores - Parte 2

Nomes principais do advento da fotografia:

Niépce - heliografia
Daguerre - daguerreótipos
Talbot - caloitipia/talbotipia(papel,negativo e positivo)
Florénce - descoberta isolada da fotografia no Brasil
Eastman - a fotografia sendo trazida para o amador

George Eastman(1854 - 1932) e o filme de rolo

Em 1884, Eastman patenteou um meio fotográfico que substituiu as frágeis placas de vidro com uma foto-emulsão revestida em rolos de papel. Mas era bem peculiar o slogan da sua companhia "Você só clica, a gente faz o resto". Somente em 1888, ele vai colocar o filme numa câmera fotográfica e patentear o invento. Desenvolveu sua câmera portátil, Kodak. A Kodak, número 1 - era vendida por US$ 25 com um rolo de papel suficiente para tirar 100 fotografias. O rolo era circular, terminado o rolo, o cliente manda tudo para a empresa Eastman, que revela o filme mediante o pagamento de dez dólares, com um novo rolo de filme.
Em 1910, as primeiras Kodak chegaram ao Brasil.

Fotos Coloridas

O primeiro filme colorido, o autocromo, somente chegou ao mercado em 1907, baseava-se em pontos tingidos de extrato de batata e é atribuído aos Irmãos Lumiére, mas alguns historiadores pontuam outros inventores.

Por que o filme queimava????

-Exposição a luz de menos ou super-exposição(luz demais para o filme).

As limitações e a subjetividade da cor

-Durabilidade dos corantes,
-Questões não-integralmente resolvidas até as décadas de 1980/1990

O mercado amador no séc.XX - A Promessa de Eastman

-Frustração;
-Perda de cores;
-O filme "queimou"...

Facilitando para o amador, o automatismo foi introduzido: avanço de filme, rebobinagem de filme, flash eletrônico, objetiva zoom, autofocus, sensores,etc.

Polaroid
Um dos muitos modelos da Polaroid até a empresa ser desativada em 2008
Filme especial, compacta e inside um sistema de revelação. Os daguerreótipos são considerados precursores da foto polaroid(instantâneas). Fundada por Edwin Land em 1937, com o impulso de se visualizar as fotos instantaneamente. Tendo uso comercial e de rascunho. Foi encerrada a produção em 2008, devido a forte concorrência com a digital.

Na transição para o digital, temos uma crise de credibilidade no jornalismo e uma criatividade estupenda em publicidade devido as possibilidades do tratamento da imagem.

Fotógrafos de guerra:

Roger Fenton
Roger Fenton - um dos precursores do fotojornalismo, porém com uma visão politizada da guerra, visão institucional.

Matthew Brady
Matthew Brody - fotojornalismo mais acessível, direcionado à massa, documentando a verdadeira face da guerra. Mortos e mais mortos!

Fotografia artística:
Alfred Stieglitz - exibiu por mais de 30 anos, exposições de fotografia, lado a lado com as pinturas e publicou uma influente revista sobre fotografia.

Ao longo do tempo, a motivação de se fotografar mudou, com a própria sociedade de consumo, esse pensamento vai sendo moldado durante a transição da fotografia, no que abrange as mudanças de suporte.

Analógica, digitalizada e digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário