Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Westworld: 5 perguntas instigantes após a estreia

Depois de meses de espera e expectativa, a ficção científica Westworld finalmente estreou na noite desse domingo pela HBO em todo o mundo.
Apresentando uma trama que mescla inteligência artificial e realidade interativa, a nova série se propõe a fazer uma reflexão sobre o que nos torna humanos – nossas vontades, impulsos, desejos e prazer.
No episódio de estreia, começamos a conhecer o universo de Westworld – um programa de realidade interativa em que os chamados “convidados” podem ter a experiência de vivenciar um cenário (de Velho Oeste) seguindo uma narrativa mais ou menos pré-definida e tendo a companhia de personagens “anfitriões” especialmente programados.
    Neste primeiro episódio, descobrimos que os robôs estão apresentando falhas a partir de uma atualização que deveria incluir “devaneios” em sua programação, o que está levando a modificações na narrativa de Westworld e, possivelmente, levando os anfitriões a adquirirem consciência!
Claro, nem tudo se responde nesta estreia e ficamos com muitas perguntas sobre o universo da série – afinal, como os convidados “entram” em Westword? – mas selecionamos cinco questionamentos específicos que temos após o episódio de estreia da série. Confira:

1. Quem é realmente o Homem de Preto?

O personagem de Ed Harris é possivelmente a figura mais misteriosa até o momento na série, usando violência para obter informações sobre os segredos por trás do programa. Ele é mesmo um convidado? E por que está obcecado com Westworld? Seria ele um humano que ficou preso em Westworld e esqueceu que aquela não é a realidade?

2. Há realmente um mundo escondido dentro de Westworld?

O Homem de Preto explora o mundo de Westworld acreditando que há um nível escondido dentro da programação – e consegue um mapa/símbolo no escalpo de um anfitrião.

3. Os devaneios estão dando vontade própria aos anfitriões?

Descobrimos no episódio piloto que a programação de devaneios nos anfitriões podem estar causando os problemas em Westworld – mas isso será responsável pelo despertar de consciência dos robôs?

4. Qual é o limite de possibilidades do mundo de Westworld?

Vimos que dependendo das interações dos convidados, a narrativa do programa de Westworld pode variar dentro de suas possibilidades – mas qual será o limite, e o que acontece se a história não tiver a quantidade necessária de elementos?

5. O que acontece aos anfitriões/robôs quebrados?


Descobrimos também que os robôs de Westworld podem estragar e apresentar falhas, sendo substituídos na narrativa. Os defeituosos são mantidos em um depósito – mas terão outro propósito no futuro?
Texto Guilherme Haas[Minha Série]
Imagens: Divulgação/HBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário