Total de visualizações de página

sábado, 23 de julho de 2016

Pet Place: Porque cachorros reviram o lixo

cão que revirou lixo


O costume de revirar o lixo, é muito antigo entre os cães, que quando selvagens vivem de restos de caça de outros animais, então é mais uma questão de instinto dos mesmos.


Causas

Portanto, isso quer dizer que, dentro cabeça de um cão, ele precisa fazer isso para sua sobrevivência, ele precisa ingerir alimentos em decomposição, e o lixo, fezes, e carniça fazem parte desse cardápio.
O que chama a atenção dos cães no lixo, são os vários aromas e temperos que utilizamos na comida doméstica, e isso para eles, é como estar no paraíso, pois eles possuem um olfato muito mais aguçado do que o nosso, enquanto nós possuímos 5 milhões de células olfativas, os cães possuem 220 milhões.
Já para o ato de comer as fezes, preciso mais atenção, pois é um problema chamado coprofagia, e isso pode significar que seu cão está com vermes ou giárdia, pelo fato de não estar absorvendo os nutrientes necessários de sua refeição, e para isso ele os procura em suas próprias fezes. Para que isso não ocorra, é preciso que seu cão esteja sempre bem vermifugado.

Como evitar

Revirar o lixo, é uma prática que pode ser muito prejudicial para os nossos cães, que podem causar sérios riscos à sua saúde, pois dentro do lixo, existem alimentos que podem ser tóxicos, como cebola e ossos de frango, que podem lesionar suas gargantas.
O ideal para que isso não ocorra, é arrumando uma tampa para o cesto de lixo, que seja bem reforçada, ou colocar o lixo em locais de difícil acesso, ou até mesmo escondidos.
A alimentação do cão, tanto a quantidade, quanto a frequência, também devem ser levados em consideração e avaliados neste momento, para verificar se o seu animal não possui algum tipo de verminose, neste momento será determinado se, o que seu cão sente fome, ou se está sendo apenas extintivo, se estiver tudo em ordem, o médico determinará, que tal problema é exclusivamente comportamental.
Cães que não comem comida caseira, também tendem a não ter muito esse costume, porém é importante lembrar, que, esse é um extinto natural de qualquer cachorro, e qualquer tentativa de afastá-lo dele pode resultar em fracasso.
cão sapeca
Uma das táticas de adestramento para seu cão não mexer no lixo, é utilizar uma lata ou uma garrafa pet com moedas ou pedras, encima da tampa do lixo, pois quando ele for mexer, fará muito barulho, que amedrontará o cão. A utilização do ¨não¨, também é necessário, com muita ênfase, e recompensa no fim.
Existe também, um produto que inibe lambeduras e mordeduras, é um spray que aplica-se em móveis, objetos, ou em qualquer lugar que você não quer que o cão morda, ele deixa um gosto horrível, que ele detestará, e aprenderá que ali ele não deve fuçar.
Então a melhor medida é, vedar o seu lixo, ser firme com o cão, e adestra-lo quanto as suas ordens, são medidas muito eficazes em casos onde o costume de fuçar o lixo é um problema apenas comportamental.
Extraído do Portal Pets

Nenhum comentário:

Postar um comentário