Total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de março de 2016

Pet Place: Conheça mais sobre a raça pastor-alemão



Corajosos, dóceis e com instinto de luta, o cachorro de raça Pastor Alemão é o preferido de filmes policiais.

O país de origem do pastor alemão não é difícil de adivinhar, é a Alemanha. A história desta raça começa no século X, quando monges escoceses fundaram uma abadia no Vale de Münter, na Alemanha. Ele se misturou a lobos existentes na região, e é desse cruzamento que ele chegou à forma de hoje. Era usado pelos camponeses para pastoreio.

Considerada uma das raças mais numerosas e estudadas ao redor do mundo. Uma curiosidade sobre a raça é que por serem conhecidos como mensageiros, batedores e carregadores, serviram ao exército alemão durante a Primeira Guerra Mundial. Chamou atenção dos inimigos, que levaram alguns deles consigo no fim da guerra.

Quanto às características do Pastor Alemão, pode-se dizer que é um animal de porte médio, mais alongando que alto, com ossatura rústica.

Seus pelos são retos e duros. Outras características estão em suas cores, que variam do castanho de capa preta, preto, marta e branco. A pelagem branca não é comum, e já foi reconhecida como uma nova raça. Quem pensa em adotar um Pastor alemão deve abrigá-lo em um local com bastante espaço para que possa se exercitar, apartamentos não são recomendados a eles.

Na hora de escolher um cachorro como animal de estimação, é importante conhecer um pouco sobre o seu comportamento. Ele é conhecido como cão de guarda, cão farejador, de salvamento e cão de companhia, o que não é a toa.

O temperamento do Pastor Alemão é manso, fiel, autoconfiante, equilibrado, possui grande desenvoltura, atitude vigilante, incorruptibilidade, fidelidade e muita coragem na defesa. Um cão que apenas ataca ou se defende quando é atacado, no mais é dócil e vigilante. Ou seja, um cachorro excelente para se ter em casa, é fiel e convive bem com seus donos, além de protegê-los.

A doença mais comum nesta raça é a displasia coxo-femural, caracterizada por uma má formação nas articulações entre os ossos da bacia e dos membros posteriores.

Entre os sinais clínicos, o cachorro começa a mancar e em alguns casos até pára de andar. Os diagnósticos de todas estas doenças devem ser feitos por um profissional, por ser um cão de raça, os futuros donos podem pedir um laudo médico dos país para saber quais doenças eles tinham.



Os tratamentos das doenças no Pastor Alemão devem ser levadas a sério, e sempre que feita no inicio as chances de cura são maiores. As visitas regulares ao veterinário não devem ser deixadas de lado, assim como a vacinação.

Se prevenir contra doenças como a raiva é importante para que o animal de estimação tenha uma boa qualidade de vida e chegue até a velhice. Eles vivem em média até os 14 anos.

Por ser um cachorro de raça, o preço do Pastor Alemão pode ser um pouco alto. Os preços dos filhotes de Pastor Alemão vão de R$ 400 a R$ 1,5 mil, o valor varia com o pedigree, tipo de raça do Pastor Alemão, local onde é vendido, entre outros. É importante ir a um local de confiança, e sempre denunciar locais onde há abuso de cachorros.

Seja de raça ou não, todo cachorro precisa de cuidados com a sua higiene e saúde, para que tenham uma vida saudável e cheguem até a vida adulta. Algumas doenças podem ser mais freqüentes em algumas raças, por isso é importante estar sempre atento.

As principais doenças que acometem o Pastor Alemão são a displasia coxo-femural, mielopatia degenerativa, insuficiência pancreática exócrina, dermatofibrose nodular, a ceratite superficial crônica, a panosteitis e a fístula perianal. Muitas dessas doenças são genéticas, por isso alguns podem ter mais propensão do que outros.


Família: Livestock, herding
Função original:
Pastoreio, cão de guarda policial
  • Energia
    4
  • Gosto por Brincadeiras
    3
  • Amizade com Outro Cães
    2
  • Amizade com Estranhos
    3
  • Amizade com Outro Animais
    4
  • Necessidade de Exercício
    4
  • Apego ao Dono
    5
  • Facilidade de Treinamento
    6
  • Guarda
    6
  • Cuidados com a Higiene do Cão
    3

Nenhum comentário:

Postar um comentário