Compilação do R7
O Rio de Janeiro registrou sensação térmica de 50ºC entre 11h e 12h desta sexta-feira (3), segundo informou o Alerta Rio.
O valor foi mensurado no aeroporto de Jacarepaguá, na zona oeste, em estação da Aeronáutica. Já a temperatura máxima do dia, registrada na estação de Guaratiba do Alerta Rio, chegou aos 40,3°C.
Devido ao calor, as praias de Ipanema e Copacabana, na zona sul, estavam abarrotadas de turistas e de muitos cariocas que ainda estão em período de férias natalinas. O Piscinão de Ramos também ficou lotado nesta sexta.
Calor levou cariocas e turistas para praias do RioRafael Finkensieper Pacheco / Reprodução / Facebook |
O Rio de Janeiro já apresenta há sete dias consecutivos temperaturas máxima que superam os 35°C, segundo dados oficiais, e não são previstas mudanças para os próximos dias. O calor gerou problemas nos sistemas de ar condicionado dos dois principais aeroportos da cidade, que nos dois últimos dias registraram falhas de funcionamento.
As altas temperaturas, que estão afetando praticamente todo Brasil, também elevaram o consumo energético do país, o que levou a central hidrelétrica de Itaipu a registrar um recorde de produção. Itaipu, compartilhada pelo Paraguai e Brasil, alcançou em 2013 uma produção de 98.630.035 milhões de megawatts por hora (MWh), segundo informaram na quinta-feira seus responsáveis.
Passageiros nas filas dos aeroportos também sofreram com o calor. E por causa da forte temperatura, o sistema de segurança de um shopping no Leblon, os sprinklers foram ativados automaticamente. Os meterologistas apontam que para o fim de semana haverá um pouco de alívio, mas a previsão é que na segunda os termômetros voltem a se elevar. O curioso é que o dia 8 de janeiro no ano passado foi o mais quente de 2013, com quase 41 graus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário