Fãs do seriado de Mike Kelley acusaram o autor João Emanuel Carneiro de plágio. E a briga se alastrou durante todo o período que o folhetim ocupou a faixa das nove, não obstante como uma vingança assistida por milhões, a melhor audiência da TV Globo na década.
A Sony detentora dos direitos de exibição de "Revenge" na TV fechada, não perdeu tempo e para promover a segunda temporada da série, ironizou as semelhanças entre os enredos de Avenida e a série, fazendo um comercial que alfinetava a mocinha Nina(Débora Falabella) ao evidenciar que Emily(Emily VanCamp) sabia como fazer uma vingança. Para completar, o fim da chamada mostrava Emily em close com pouca profundidade de campo, uma característica do fim de cada capítulo de "Avenida".
Numa chamada de 30 segundos, a emissora ironiza o talento de Nina para se vingar de Carminha e enaltece a sede de vingança da protagonista da série:
“Emily também é uma garota que cresceu com sede de vingança e se infiltrou numa família para derrubar os inimigos, mas com a diferença que ela realmente sabe se vingar… História de novela, mas com pegada de série.” E a chamada se encerra com a imagem “congelada” da atriz que vive a personagem (foto), tal como em todo final de capítulo de “Avenida Brasil”
O fato é que as duas obras são inspiradas no clássico "O Conde de Monte Cristo" de Alexandre Dumas, que conta a história de um homem que após ser preso, vítima de uma conspiração entre sua suposta amada e sue melhor amigo, se vê exilado(perto da morte) e retorna a sua cidade natal com nova identidade e sedento de vingança. O ponto de partida da história das duas protagonistas, é ou não é semelhante?
No enredo de Avenida, Nina volta com um novo nome, Rita, na verdade, disposta a se vingar de Carminha(Adriana Esteves), responsável pela ruína de seu pai. Seis meses antes(já que Revenge estreou em setembro de 2011) Emily regressa aos Hamptons, com uma vingança brilhante contra os poderosos Grayson que armaram uma cilada para seu pai, acusado de um acidente que vitimou várias pessoas num acidente de avião.
Desde sua estreia na televisão norte-americana, Revenge tem os melhores índices da emissora ABC desde a terceira temporada do hit Lost em 2006/2007. Portanto, não foi a toa que a Globo resolveu exibir a série que será exibida logo depois do Fantástico, empurrando o atual reality de MMA da emissora, para o início da madrugada.
O tema, de fato, é semelhante, mas está presente em centenas de outras obras, igualmente. Ainda assim, o canal pago Sony, que exibe a série no Brasil, está se aproveitando das comparações com a novela para promover a segunda temporada do seriado, que estreia nesta terça-feira, às 21h.
Com trecho de post de Mauricio Stycer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário