Total de visualizações de página

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Dossiê: A Hospedeira - Conheça a irmã da saga Crepúsculo








The Host (Nómada (título em Portugal) ou A Hospedeira (título no Brasil)) é um livro de romance/ficção científica de Stephenie Meyer. O livro introduz uma raça alienígena, chamados de almas, que dominam a terra e seus habitantes, destacando o caso em que a mente de sua hospedeira humana se recusa a cooperar com o domínio da alma. The Host foi publicado em 6 de maio de 2008 nos Estados Unidos, com uma tiragem inicial de 750 mil cópias. Meyer publicou o prólogo e o quarto capítulo do livro em sua página oficial.
Em Portugal, foi publicado em 10 de março de 2009 pela editora Gailivro,[4] com um total de 840 páginas. No Brasil, o lançamento ocorreu em 16 de outubro do mesmo ano, pela editora Intrínseca, contendo 560 páginas. Pouco mais de uma semana depois, havia vendido 60 mil cópias no país.[5]

A ideia de The Host surgiu em uma viagem de Phoenix para Salt Lake City. Segundo Meyer, ela sentia-se entediada e começou a inventar histórias para se distrair, e já havia delineado metade da história antes de perceber o que havia criado. Ela notou que a história havia chamado sua atenção, e que ela "poderia dizer que havia algo de compelido na ideia de um tipo tão complicado de triângulo". 
Originalmente planejado para ser apenas um projeto alternativo, The Host eventualmente tornou-se uma prioridade. Ian O'Shea seria inicialmente um personagem pequeno. A autora afirmou que não tinha qualquer intenção de criar um romance entre ele e Peregrina, mas Ian "se recusou a ser ignorado".
O título The Host foi escolhido pela perspectiva de que a personagem principal, Peregrina, passou por diversas mudanças na forma como via o universo por causa de sua "hospedeira", Melanie.Meyer declarou que a imagem corporal é um subtexto da história, já que é "muito crítica" com seu corpo, mas não com os outros. Em The Host, ela tentou mostrar "que presente é ter um corpo".


Sinopse
Em The Host, o planeta Terra passa a ser invadido por um inimigo despercebido. Os humanos são transformados em hospedeiros dos invasores, passam a não ter mais sua própria consciência, enquanto o corpo permanece igual e a vida prossegue sem qualquer mudança aparente. A maior parte da humanidade não consegue resistir.
Quando Melanie, um dos poucos humanos que ainda não haviam sido capturados, é encontrada, ela tem a certeza de que chegou o fim. Peregrina, a alma invasora a quem o corpo de Melanie é entregue, havia sido avisada sobre o desafio de viver no interior de um humano: emoções avassaladoras, excesso de sentidos, diversas recordações presentes. Mas existe uma dificuldade com que Peregrina não contava: a dona anterior do corpo combate a posse da sua mente.



Peregrina esquadrinha os pensamentos de Melanie, na esperança de descobrir o paradeiro da resistência humana. Melanie inunda-lhe a mente com visões do homem por quem está apaixonada - Jared, um sobrevivente humano que vive na clandestinidade. Incapaz de se libertar dos desejos do seu corpo, Peregrina começa a sentir-se atraída pelo homem que tem por missão denunciar. 
No momento em que uma inimiga em comum, a Buscadora, transforma Peregrina e Melanie em aliadas involuntárias, as duas lançam-se numa busca perigosa e desconhecida do homem que amam.
Eventualmente, Peregrina passa a viver com um grupo de humanos resistentes, encontrando dificuldades para ser aceita e um grande risco de ser assassinada. Porém, algumas das pessoas do local passam a se aproximar dela, incluindo o irmão mais novo de Melanie, Jamie, e um dos residentes locais, Ian O'Shea.

Personagens principais

  • Wanderer/Wanda (Peregrina "Peg") - É a alma invasora que habita o corpo de Melanie Stryder. Ela recebe esse nome devido ao número de planetas em que viveu, sem nunca ter se assentado ou realmente gostado de algum. Depois ela foi apelidada de "Peg" pelo tio de Melanie, Jeb. Como todas as almas, ela tem um inclinação natural para ser boa e detesta violência. Ela se sente culpada por ter prejudicado Melanie e as pessoas próximas dela, e durante todo o livro está sempre colocando o bem-estar dos outros acima do seu. Ela sente uma afeição imediata por Jared, namorado de Melanie, e por Jamie, irmão mais novo dela, devido às memórias que o corpo de sua hospedeira guardava deles, eventualmente construindo sua própria relação com eles. Ela também passa a amar Melanie como a uma irmã. Com o tempo se apaixona por Ian, algo que acontece separadamente do corpo de Melanie. Depois que troca de corpo para se fixar definitivamente na Terra, ela passa a ter ainda mais sentimentos por ele.
  • Melanie "Mel" Stryder - Melanie é uma humana de 17 anos de idade que conseguiu passar anos escapando de ser capturada pelas almas, vivendo escondida com seu irmão mais novo e, depois, também com seu namorado Jared. Eventualmente ela é capturada e tem seu corpo habitado por Peregrina. Ela se recusa a "desaparecer" e inicialmente tenta esconder sua memórias de Peregrina, para que as almas não saibam da existência das pessoas que ama. Depois que passa a ter confiança na alma, ela mostra-lhe tudo e pede que a leve de volta para eles. Tem personalidade forte e é determinada a conseguir o que quer. A exceção é quando Peregrina se oferece para o sacrifício a fim de libertar Melanie. Ela gosta de se sentir fisicamente forte e de correr, podendo ser considerada volátil quando comparada com Peregrina.
  • Jared Howe – Jared é o namorado de Melanie. Ele passou muito tempo se encondendo sozinho das almas antes de encontrá-la. Depois que ela é capturada, ele passa a viver com um grupo de humanos que é liderado pelo tio de Melanie e cuida de seu irmão, Jamie. Inicialmente ele trata Peg cruelmente, mas passa a desenvolver uma relação amigável com ela. Peg o retrata como muito diferente de quando ele vivia com Melanie, como um homem sorridente que dificilmente tirava o sorriso do rosto, para um homem amargurado e bruto.
  • Ian O'Shea – Um dos humanos da resistência, inicialmente tenta matar Peg ao lado de seu irmão Kyle, mas acaba tornando-se um dos primeiros personagens a lhe aceitar e apoiar. Peg o descreve como sendo muito bonito e forte, aparentando destreza, mas depois se mostra como uma pessoa amável. Ele se apaixona por ela e demonstra ser bastante devotado, sem nenhum problema com o fato de ela ser de outra espécie.
  • Jamie Stryder - Jamie é o irmão mais novo de Melanie, que tinha 14 anos quando encontrou Peregrina pela primeira vez. Ele desenvolve um bom relacionamente com Peg, primeiramente por estar no corpo da sua irmã, e depois por gostar dela própria, gostando se ouvir suas histórias das vidas em outros planetas.
  • Tio Jeb - Jebediah "Jeb" é o tio excêntrico de Melanie, líder principal da resistência. Ele foi um dos primeiros humanos a desconfirar da invasão alienígina e aperfeiçoou uma área de cavernas no meio do deserto, que serve de esconderijo para os humanos. Ele também foi o primeiro a perceber que Melanie ainda estava consciente em seu corpo.
  • Kyle O'Shea – Irmão de Ian, que passa grande parte do tempo tentando matar Peg, por causa de seu ódio pelas almas, principalmente por terem capturado a sua namorada, Jodi. Ele é descrito como muito descuidado e brutal.
  • A Buscadora – Uma das almas invasoras, responsável pelo início do relacionamento fraternal entre Peg e Mel, devido ao medo e raiva que as duas desenvolvem por ela, que é descrita como muito irritante para ser uma alma. Seu nome não é revelado durante o livro, mas depois descobre-se que o nome da humana cujo corpo habitava era Lacey.
  • Sunny – É a alma que ocupa o corpo de Jodi. As lembranças que sua hospedeira guardava de Kyle a fizeram gostar do mesmo, um caso semelhante ao de Peregrina/Melanie e Jared Howe. Acaba permanecendo no mesmo corpo, já que, aparentemente, Jodi havia sido suprimimida por Sunny.
  • Sharon - É a prima de Melanie, motivo pela qual foi até Chicago, onde é capturada. Sharon mostra-se extremamente fria com Peregrina durante todo o livro. Ela e sua mãe, tia Maggie, são as únicas que nunca aceitam Peregrina como os outros. Sharon também é como uma professora para os mais jovens da caverna. Ela namora Doc, mas durante o livro, eles entram em muitos desacordos, pois ele se torna um dos amigos mais próximos de Peregrina.
  • Doc - Seu nome verdadeiro é Eustace. É o médico das cavernas. No começo, Peg sente muito medo dele, pensando que ele é um torturador. Ele fazia o trabalho de tentar tirar as almas de seus hospedeiros, mas sempre fracassava. Com o passar do tempo, ele se revela um homem sensível e honesto.

A nova saga de Stephenie Meyer é mais emprumada que a saudosa Twilight, mas não esperem um clássico alien, a ficção científica é pano de fundo para sustentar o romance da trama. Protagonizado por Saoirse Ronan(Hanna) como Melanie Stryder/Peregrina, além de Max Irons, Jake Abel, William Hurt, Frances Fisher e Diane Kruger como a antagonista-mor, "A Buscadora". Com o custo de aproximadamente U$S 40 milhões, o filme estreou na última sexta-feira em um número considerável de países, entre eles o Brasil, porém com uma oculta abertura nas salas norte-americanas. Adaptado e dirigido por Andrew Niccol, o filme vem recheado de efeitos especiais, cenas fortes de ação e o bom e velho romance juvenil como espinha central.




Recepção do livro

The Host foi nomeado um dos "Best Books of May" (Melhores Livros de Maio) em 2009, pela Amazon.com.Também ficou em primeiro lugar na lista de best-sellers do New York Times, onde permaneceu por 26 semanas. Além disso, passou cerca de 36 semanas na lista de beste-sellers do Los Angeles Times.
No The Guardian, Keith Brooke escreveu que "quando é bom, o romance funciona bem, e vai agradar aos fãs da grande bestselling série Twilight, da autora".
Em 2009, Stephenie Meyer afirmou que poderia escrever duas continuações para The Host, a primeira chamada The Seeker e a segunda The Soul.] Porém, ela adicionou que poderia ser algo "completamente diferente".
No final de março de 2011, ela revelou que havia escrito um esboço para a primeira sequência, e tinha seus dois primeiros capítulos prontos, mas que estava trabalhando em outro livro no momento, apesar de planejar retomar o projeto. Em fevereiro de 2013, na turnê de autógrafos do livro, a autora revelou já estar trabalhando em The Seeker.



Trecho retirado do Omelete.com


Diretamente de Hollywood, nosso correspondente conversou com Saoirse RonanMax Irons,Jake Abel e Diane Kruger sobre o filme A Hospedeira (The Host). Os atores falaram sobre seus personagens, a participação de Stephenie Meyer na produção do filme e projetos futuros, incluindo Percy Jackson e o Mar de Monstros.

Vocês estão preparados para ser o rosto do Time Jared e do Time Ian? Vocês sabem no que estão se metendo?
Max Irons: Eu acho que não sabemos. Eu não acho que nós... Mas eu não sei se deveríamos esperar o mesmo tratamento que as pessoas dão a outros filmes. Eu acho que nosso filme é diferente e eu acho que é menos, demograficamente, apontado para um grupo em particular. Eu acho que nosso filme é para pessoas de idades e sexos diferentes. Então, eu acho que haverá uma resposta diferente.

Jake Abel: E, o que eu acho mais interessante é Time Humano e Time Alienígena. É um ponto interessante.

Como você fez a distinção entre os diferentes papéis que você interpretou?
Saoirse Ronan: Bom, com Melanie... Como você disse, ela é muito briguenta. Ela é uma lutadora. E... E Peregrina é o ser perfeito e... é muito compreensiva e positiva, essas coisas, então há uma divisão bem clara dessas duas personagens, em relação à emoção e à atitude, essas coisas.
Eu acredito que esta é a sua primeira vez interpretando um papel de antagonista. Você pode falar…? Se eu estiver certo. Se for a primeira vez mesmo. Você pode falar como...?
Diane Kruger: Sim, eu acho. O que eu gostei dela é que, quando você a conhece, você acha que ela é má, mas depois você não sabe realmente quem é e o que é. Então, todo o tema do filme foi intrigante para mim. Nós humanos, como uma espécie, a grandiosidade que somos capazes e todos os defeitos que temos. Talvez nós sejamos o mal deste mundo.
Vocês podem falar um pouco sobre como Stephenie Meyer falou com vocês sobre os personagens. Eu sei que o seu personagem, Ian, é um pouco diferente no filme. Então, vocês podem comentar sobre isso?
JA: Um pouco. Ele... Eu acho que a adaptação de Andrew Niccol do romance foi o mais rigoroso possível. Eu acho que a única diferença entre o Ian do filme e o do livro... é que o do filme é um pouco mais duro. Ele ainda é sensível, mas ele é mais duro.

MI: Concordo.

JA: Ele é um pouco mais... Ele se impõe um pouco mais para Jared no filme e eu acho que foi muito importante para o... obstáculo dramático entre os dois. Eu acho que parece mais forte por causa disso.

Claro.
MI: Eu fui falar com Stephenie... Obviamente que há pressão quando se está fazendo papéis que... estão ligados a livros, porque as pessoas já têm uma compreensão anteriormente. Mas eu fui falar com Stephenie e disse: "Stephenie, há algum conselho que você possa me dar? Porque estou nervoso. Eu não sei se estou entendendo bem o personagem." E ela disse: "Vocês dois foram contratados por um motivo. Nós fizemos isso porque confiamos no instinto de vocês e na direção que estão levando os personagens. Então, vá em frente e crie o seu personagem." O que foi bom, porque tirou a pressão de tudo.
Você assinou...? Quando você entrou para "A Hospedeira", você assinou para vários filmes, na verdade? Porque eu sei que há a possibilidade de haver algumas sequências.
SR: Sim, você meio que... Você assina um acordo... para uma certa quantidade de filmes. Se for algo que pode acontecer, então você tem que fazer isso.
Entendi. Não podemos falar sobre a estética deste por um segundo? Porque eu achei fantástico, eu achei lindo. Não só você recebe roupas maravilhosas, como também os brinquedos mais legais.
DK: Com certeza tenho.
Você pode falar um pouco sobre este sentimento?
DK: Tudo parece muito legal, como você pode imaginar. Usar roupas brancas de finas no meio do deserto não foi nada prático. O carro brilhante foi muito legal. É um carro de marcha, o que eu não dirijo, então tive que me acostumar, mas... Tão legal. No deserto, não há ninguém, então você pode só dirigir. É realmente legal. E eu acho que, no geral, Andrew Niccol, nosso diretor, que também fez um filme chamado Gattaca, que é um dos meus filmes preferidos... tem um forte senso de estética e eu acho que, visualmente, ele realmente criou este mundo incrível para nós.
Você tem "The White Queen" e "Vivaldi" para sair?
MI: "Vivaldi" ainda está no IMDB, mas não vai acontecer. Ia acontecer, mas depois não deu certo. "The White Queen", eu estou na Bélgica há seis meses filmando e eu acho que vai sair nos Estado Unidos em agosto. Pelo que vi e ouvi, é ótimo.
Falando de um lançamento em agosto, eu acredito que você tem uma sequência para sair e um papel maior.
JA: Sim. "Percy Jackson e o Mar de Monstros." Luke está lá de novo, sendo o cara mau, bagunçando as coisas. Nós vamos sair em 3D em agosto.
3D em agosto. Qual o progresso de "The Grand Budapest Hotel" de Wes Anderson?
SR: Está ótimo. É... Sim, é brilhante. Eles ainda estão filmando, eu terminei há alguns dias.
Você terminou?
SR: Sim. Mas é fantástico. Todos estão brilhantes no filme. E é engraçado, porque você nunca pode dizer isso, mas, no filme de Wes, você sabe que ficará ótimo. Porque é um filme de Wes Anderson. Ele tem as suas maneiras que ele mantém e ele é brilhante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário