Duas perguntas sobre violência: Um problema exclusivo de uma parcela da sociedade? Um problema em grande escala apenas no Brasil?
Lugares onde metade das mortes são extremamente brutais a base de agressões.
Outro fato é que 21% desses assassinatos ocorrem em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, algumas taxas de mortandade do nosso país são equivalentes a países em constante zona de guerra como o Iraque.
Segundo um estudo feito por um centro de pesquisa na genebra, Suíça, o Brasil responde por 10% dos homicídios cometidos no mundo. Confrontos incessantes entre policiais e traficantes, um banho de sangue semelhante ao das trincheiras das grandes guerras mundiais.
O cinema hollywoodiano parece convicto em transformar o Rio de Janeiro cada vez num portfólio de inadimplência e valores inversos, como cenário sangrento de vários blockbusters de ação (se é que se pode classificar como ação, violência gratuita).
E isso não vem de hoje, muito menos de semanas atrás, quando um louco matou e feriu várias pessoas numa sessão de estreia do filme Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge.
O que precisamos como população são de leis mais severas que não poupem os filhos de magnatas, universitários descontrolados matando e ficando impunes. É necessária uma política de estado mais eficiente que combata corpo-a-corpo os monstros a espreita de abater seres humanos como se fossem galinhas no corredor da morte.
Rio de Janeiro: violência além dos morros e favelas contrastando com as opulentas moradas VIP's. |
Outros fatos alarmantes:
-Em alguns países, a taxa de violência a mulher é de 70%.
-Uma em quatro mulheres, irá sofrer violência sexual por parte do parceiro.
-A violência é a principal causa de morte entre pessoas de 15 a 44 anos no mundo inteiro.
-A principal fonte de atos violentos está no descontrole humano, envolvendo crises de fracasso e loucura.
-Nas grandes capitais, onde injustiças acontecem aos montes, desejos de vingança se traduzem em assaltos e homicídios.
-Não é um problema social de cidade A ou B, classe média alta ou D, está enraizada em todos os setores humanos, culturais e geográficos do planeta.
-A violência pode ter começado com Caim no Jardim do Éden, mas daí não parou mais.
-1,6 milhões de pessoas vão ao óbito todos os dias, isso sem contar as inúmeras vítimas animais.
Como órgãos mundiais se manifestam sobre tais medidas a serem tomadas? Indicando o que precisa ser feito, mas não são com indicações que um flagelo como esse é neutralizado e sim com atitudes.
Observe a pesquisa abaixo:
50 cidades mais violentas do mundo
Fonte: Consejo Ciudadano para la Seguridad Pública y la Justicia Penal A.C.. 2012.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário