Total de visualizações de página

domingo, 24 de novembro de 2013

OUAT - 2x13 Tiny



Anão e gigante. Tudo ao mesmo tempo.
Review de Camila Barbieri

As duas semanas longe de Once Upon a Time deixaram grandes expectativas. Será que encararíamos mais um episódio aquém das qualidades da série ou veríamos uma franca recuperação na trama? Para nossa sorte, a segunda opção venceu e voltamos às boas, num episódio que pode não representar muito, em termos de andamento de roteiro, mas que fortalece o que OUAT tem de melhor: a criatividade de contar e recriar certas histórias.
Foi uma agradável surpresa rever o gigante. Voltamos um pouco no tempo e pudemos ver que Tiny era o menor gigante do reino e a ironia é muito bem vinda e bem utilizada. Ver o gigante virar um anão é apenas maravilhoso, ainda mais com a canção clássica da Disney sendo assobiada durante a plantação.  

Muito boa a ideia de incorporarem James (o gêmeo megaevil de David) à situação, assim como Jack (o equivalente a João (e o Pé de Feijão) aqui no Brasil), que na história original seria um pobre menino que troca sua vaca por feijões mágicos e descobre um mundo novo e muito maior. São muitas possibilidades que se abrem com os tais feijões, o que deve permitir viagens a novos reinos/realidades paralelas.
A chegada de Tiny à Storybrooke mostra como as coisas estão sendo planejadas. Regina foi rapidamente envenenada por Cora e torço muito, intimamente, para que ela esteja fingindo e para que ela saiba que é a mãe a quem ela deve temer e combater. 
Claro que a saída de Emma da cidade, levando Henry em sua caçada ao filho perdido de Rumples não ajudou muito, mas concordo com Snow. Emma não tem que consultar Regina com nenhum assunto relacionado ao filho, até porque, ninguém sabia onde ela estava, afinal de contas.
Também foi bom ver mais detalhes sobre o que acontece fora dos limites da cidade e fica provado que Rumples - e qualquer um que decida sair protegido por um objeto encantado – não pode se separar do talismã, sob risco de perder a memória. O principal a notar era o medo de Rumples, impotente e sem magia, numa terra desconhecida e inexplorada. 
Essa viagem ao lado de Emma e Henry pode e deve render bastante, especialmente se confirmar a teoria mais pungente sobre a identidade de Baelfire.
Todos continuam torcendo para que Bael seja Neal Cassidy, o que mudaria bastante as relações entre esses personagens. É claro que, para que isso funcione bem, terão de nos apresentar uma explicação bem detalhada e condizente, porque afinal, nós já fizemos as contas e o filho de Rumples, nascido antes do pai se transformar no Senhor das Trevas, já deveria ser um idoso ou estar mortinho da silva, isso se considerarmos a linha temporal tradicional. 
Vale lembrar que Rumples foi quem ensinou Cora Corega o beabá da magia negra e ela ainda era criança. Se hoje a mulher já usa dentadura, a coisa fica difícil de calcular. No entanto, estamos sempre abertos a explicações mágicas bem construídas.
O que tem grande potencial de desastre, no momento atual, é a reação de Belle à perda de memória. Continuo aborrecida com a atuação da moça e com as falas imbecis que ela fica repetindo. Desculpem, mas não faz sentido ela dizer “porque é que todo mundo continua me chamando de Belle?”. Filha, seu nome é esse, goste ou não. Já a parte em que ela questiona a utilização de magia e sua cura milagrosa é muito bem vinda e cabe perfeitamente na situação, inclusive, com o homem que atropelou Hook bisbilhotando. 
Sorte grande o Gigante Tiny não ter passado na frente do hospital depois de comer cogumelo mágico, não é mesmo? Esses vacilos não podem mais passar pelos roteiristas, porque senão, OUAT vai se tornar uma série comodista e que não se importa com detalhes e, podem acreditar, essas pequenas coisas fazem a diferença numa trama de fantasia. O importante, agora, é que a trama não fique paradona. Recuperei minha vontade de ver Once Upon a Time e nem foi preciso muito esforço.
P.S*Hook sempre seduzindo. Quase topa um ‘três é par’ com Charming e Snow. OI?
P.S*Nunca achei que me divertiria tanto com os efeitos toscos do gigante em Storybrooke.
P.S*Ou Charming é muito forte ou usou magia para tirar Tiny daquele poço com tanta facilidade.
P.S*Palmas para Leroy discutindo o nome verdadeiro de David, James, Charming durante uma perseguição.
P.S*Charming quer voltar para ‘Far Far Away’ sem Emma e sem Henry? Alguém vai ficar solteiro. Snow não vai embora deixando a filha e o neto, podem apostar. Achei até meio insensível da parte de Charming.

Nenhum comentário:

Postar um comentário