O Pet Place de hoje tem um assunto muito sério: a cinomose. Essa é a virose que anda tirando a vida de muitos cães atualmente inclusive no Brasil.
Confira abaixo a reportagem que desvenda os segredos dessa infecção perigosa:
A cinomose é uma doença canina, que tem cada vez mais atingido o melhor amigo do homem. Essa doença não tem cura, porém dependendo da resposta imunológica do animal e o tratamento feito pelo médico veterinário, o cão pode sobreviver.
A cinomose é uma doença viral que contamina os animais facilmente, e causa sintomas característicos e muito agressivos. Porém há prevenção, existem métodos profiláticos que não deixam que o cachorro se contamine com o vírus, embora muitos proprietários não tenham conhecimento da doença e sua prevenção.
Animais abandonados nas ruas são os mais sucetíveis a infecção pelo o vírus da cinomose, e como não são diagnosticados com a doença pois não há quem os ampare, estes sofrem muito com os sintomas da doença e a transmitem para outros animais não vacinados, porém os cães que vivem no ambiente doméstico também podem ter a doença, basta não ser vacinado e entrarem em contato com animais enfermos, isso pode ocorrer através dos portões de casa, durante banho na pet shop e em passeios nas ruas.
Como a cinomose é muito agressiva e rápida, se o dono do cão não notar os primeiros sintomas e deixar a doença avançar, pode chegar a um estágio onde é necessário sacrificar o cachorro. No Brasil ocorrem constantemente campanhas de vacinação que previnem contra a doença viral, mas ainda não alcançou níveis consideráveis comparados a campanha de vacinação de raiva.
Existem alguns cães que demoram a manifestar a doença, mas essa situação não impede que eles transmitam a cinomose, isso ocorre frequentemente em abrigos que recolhem cães abandonados, pois um animal assintomático, mas infectado pode ser colocado junto com animais saudáveis, contaminandos os mesmos.
Sintomas de Cinomose
A cinomose por definição é uma doença instável, mas alguns sintomas são característicos como: alterações neurológicas, o animal anda incordenadamente e chega até a se machucar; ocorre corrimento, tanto pelo nariz quanto pelos olhos; o animal fica febril; com vômito e diarreia; fica apático; tem convulsões; alterações respiratórias e pneumonia; quanto mais o tempo passa e a doença evolui os músculos dos animais ficam paralisados e isso impede do cão fazer movimentos básicos.Os sintomas variam de cão para cão, pois a resposta contra a cinomose depende do estado imunológico individual animais jovens tem mais propensão a vir a óbito depois de infectado, pois seu sistema imune ainda está em formação, e cachorros mais velhos também, pois seu organismo já está deteriorado. O único lado positivo desta doença, é que uma vez que o animal tem cinomose e consegue se curar, nunca mais ele terá a doença.
Transmissão
A contaminação é feita por contato direto entre animais sadios e animais doentes, na maioria das vezes por gotículas expelidas pelas vias aéreas. O vírus também pode ser carregado por animais de outras espécies e pessoas que entraram em contato com cães com cinomose.Como Tratar Cinomose
Após a doença ser diagnosticada pela sorologia e avaliação do DNA, o tratamento visa apenas os sintomas apresentados pelo animal, logo o animal é comumente tratado com remédios para o sistema nervoso e sistema respiratório, pois ainda não existem medicamentos específicos para a cinomose.Extraído do Portal dos Pets.
Nenhum comentário:
Postar um comentário