O Trabalho do Assessor de Comunicação
Segundo o jornalista Maurício Lara, o assessor de Comunicação
deve: atender ao departamento comercial dos veículos de massa, investir os
recursos de publicidade, mas não sem antes decidir onde e de que forma. Há que
saber o que dizer à sociedade em cada anúncio, em cada entrevista, em cada
situação. Além disso, saber como e o que dizer ao público interno e como se
relacionar com a comunidade em torno da instituição. Essas são só algumas das
atribuições do assessor de Comunicação, que segundo Lara tem um ofício cheio de
nuances e facetas.
A assessoria de comunicação engloba a comunicação em todos os aspectos enquanto que a assessoria de imprensa cuida do relacionamento do assessorado, em promover este assessorado junto a imprensa. A assessoria de comunicação atinge AI, RP e PP, chegando até em alguns lugares/ espaços, marketing também.
Alunos de Jornalismo e RP aprendem como desenvolver assessoria de imprensa, ambos acabam aptos para desempenhar esse papel. Tudo que a imprensa precisa, o assessor que dá as informações. Ele produz conteúdo e se relaciona com a imprensa.
Release - texto para imprensa.
O AI otimiza os papéis positivos e minimiza os negativos.
Os assessores dividem-se em ativos e receptivos: ativo - busca espaço na mídia, receptivo - intermeia e media coletivas. A comunicação atinge quatro níveis: mercadológica - orientada para o mercado(spots, por exemplo); institucional - melhorar a imagem da marca; interna - voltada para o público interno das instalações e ADM - dá conta da funcionalidade do processo administrativo.
Diretrizes do AI --- Análise, Adaptação, Ativação e Avaliação.
O plano traduz para o papel essas intenções, basicamente, um bom plano de assessoria de imprensa e subdivide-se em:
Apresentação, objetivos, atividades, responsabilidades, recursos e informações sobre a empresa de assessoria(citando trabalhos anteriores).
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