Propaganda: “É a manipulação planejada da comunicação
visando, pela persuasão, promover comportamentos em benefício do que a
utiliza”;
·
“É a
divulgação de um produto ou serviço com o objetivo de informar e despertar
interesse de compra/uso nos consumidores”;
·
“Disseminar
informações, raciocínios e ideias que permitam aos consumidores estarem mais
informados sobre os produtos e serviços existentes e a sua disposição e, de
outro, possibilitar aos anunciantes o aumento de seus negócios, através da
conquista de mais consumidores”.
·
O
anunciante (também chamado de cliente). Ele é o início do processo de
propaganda e o principal responsável (em todos os sentidos) por sua realização;
·
Corretores
e agenciadores;
·
Agência:
empresa dedicada à arte e técnica da propaganda;
·
Fornecedores
e produtoras: pessoas e empresas especializadas na produção das peças
(anúncios, cartazes, comerciais, fonogramas etc.);
·
Veículo;
·
Consumidor.
Lembre-se de abordar
algumas destas ferramentas de comunicação comercial, além da propaganda:
·
Promoção:
realização de qualquer ação ou evento de comunicação com o objetivo de promover
empresas ou produtos;
·
Promoção
de vendas: esforço específico de promoção com claros objetivos de incentivo de
vendas;
·
Cuponagem:
distribuição de cupons com ofertas e descontos aos consumidores, por meio de
anúncios, folhetos, malas diretas, email marketing ou mesmo da própria embalagem
do produto;
·
Incentivo:
forma específica de promoção, geralmente dirigida ao público interno das
empresas (vendedores, promotores e funcionários em geral) e ao trade
(distribuidores, atacadistas e varejistas) com o objetivo de motivar as pessoas
a cumprirem determinadas metas (vender mais, vender melhor, aumentar a
produtividade, diminuir custos, melhorar a qualidade da produção etc.);
·
Merchandising:
esforços de comunicação realizados no ponto-de-venda de produtos ou em locais
de uso de serviços, diretamente sobre os consumidores, incluem-se nas ações de
merchandising, que podem acontecer isoladamente ou em conjunto com campanhas de
promoção, promoção de vendas ou propaganda;
·
Marketing
direto: venda de qualquer produto ou serviço feita diretamente através da
propaganda via anúncios, folhetos, cartas, comerciais, telefone ou outra
peça/meio de comunicação, sem que haja intervenção física de vendedores,
representantes ou varejistas;
·
Relações
Públicas: atividade que tem como função o estabelecimento e a manutenção de
adequada comunicação entre uma instituição ou empresa (pública ou privada),
sendo empregados, colaboradores e acionistas, e todas as pessoas com as quais
se relaciona – consumidores, fornecedores, clientes, revendedores, compradores,
autoridades governamentais, opinião pública, veículos de comunicação e
comunidade em geral (stakeholders);
·
Assessoria
de Imprensa: divulgação de fatos, informações ou quaisquer outros dados a
respeito de uma empresa, marca ou produto, por meio dos veículos de
comunicação, de forma não-controlada pelo anunciante. Ou seja: é uma divulgação
sem custos para o cliente;
·
Sampling:
distribuição de amostras de produtos, prestação gratuita de serviços,
degustação de alimentos e bebidas ou qualquer tipo de experimentação promovida
pelo anunciante com o objetivo de fazer com que os consumidores tenham contato
com seus produtos e serviços.
Deve ser lembrado que, em planejamento de mídia, os
publicitários também devem conhecer o mercado de jornalismo para escolher e
identificar o melhor veículo para veiculação das peças publicitárias produzidas
pelas agências de publicidade e propaganda.
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