sábado, 1 de dezembro de 2012

Publicidade e Propaganda - Um pouco mais Inside


Propaganda: “É a manipulação planejada da comunicação visando, pela persuasão, promover comportamentos em benefício do que a utiliza”;
·   “É a divulgação de um produto ou serviço com o objetivo de informar e despertar interesse de compra/uso nos consumidores”;
·   “Disseminar informações, raciocínios e ideias que permitam aos consumidores estarem mais informados sobre os produtos e serviços existentes e a sua disposição e, de outro, possibilitar aos anunciantes o aumento de seus negócios, através da conquista de mais consumidores”.


·   O anunciante (também chamado de cliente). Ele é o início do processo de propaganda e o principal responsável (em todos os sentidos) por sua realização;
·   Corretores e agenciadores;
·   Agência: empresa dedicada à arte e técnica da propaganda;
·   Fornecedores e produtoras: pessoas e empresas especializadas na produção das peças (anúncios, cartazes, comerciais, fonogramas etc.);
·   Veículo;
·   Consumidor.

Lembre-se de abordar algumas destas ferramentas de comunicação comercial, além da propaganda:

·   Promoção: realização de qualquer ação ou evento de comunicação com o objetivo de promover empresas ou produtos;

·   Promoção de vendas: esforço específico de promoção com claros objetivos de incentivo de vendas;

·   Cuponagem: distribuição de cupons com ofertas e descontos aos consumidores, por meio de anúncios, folhetos, malas diretas, email marketing ou mesmo da própria embalagem do produto;

·   Incentivo: forma específica de promoção, geralmente dirigida ao público interno das empresas (vendedores, promotores e funcionários em geral) e ao trade (distribuidores, atacadistas e varejistas) com o objetivo de motivar as pessoas a cumprirem determinadas metas (vender mais, vender melhor, aumentar a produtividade, diminuir custos, melhorar a qualidade da produção etc.);

·   Merchandising: esforços de comunicação realizados no ponto-de-venda de produtos ou em locais de uso de serviços, diretamente sobre os consumidores, incluem-se nas ações de merchandising, que podem acontecer isoladamente ou em conjunto com campanhas de promoção, promoção de vendas ou propaganda;

·   Marketing direto: venda de qualquer produto ou serviço feita diretamente através da propaganda via anúncios, folhetos, cartas, comerciais, telefone ou outra peça/meio de comunicação, sem que haja intervenção física de vendedores, representantes ou varejistas;

·   Relações Públicas: atividade que tem como função o estabelecimento e a manutenção de adequada comunicação entre uma instituição ou empresa (pública ou privada), sendo empregados, colaboradores e acionistas, e todas as pessoas com as quais se relaciona – consumidores, fornecedores, clientes, revendedores, compradores, autoridades governamentais, opinião pública, veículos de comunicação e comunidade em geral (stakeholders);

·   Assessoria de Imprensa: divulgação de fatos, informações ou quaisquer outros dados a respeito de uma empresa, marca ou produto, por meio dos veículos de comunicação, de forma não-controlada pelo anunciante. Ou seja: é uma divulgação sem custos para o cliente;

·   Sampling: distribuição de amostras de produtos, prestação gratuita de serviços, degustação de alimentos e bebidas ou qualquer tipo de experimentação promovida pelo anunciante com o objetivo de fazer com que os consumidores tenham contato com seus produtos e serviços.


   Deve ser lembrado que, em planejamento de mídia, os publicitários também devem conhecer o mercado de jornalismo para escolher e identificar o melhor veículo para veiculação das peças publicitárias produzidas pelas agências de publicidade e propaganda.



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