sábado, 5 de setembro de 2015

Scream - 1x10 Revelations(Season Finale)



Um espetáculo de final. Aviso: Spoilers!

Se a primeira temporada de Scream foi esperada com ansiedade e desconfiança por muitos fãs, é tangível dizer que a série não só foi uma agradável surpresa como um passeio ao impresisonante jogo de revelações, suspense e metalinguagem sacrados nos filmes.

Como o título entrega este é o ponto decisivo para descobrirmos a identidade do assassino por trás da máscara. Os personagens estão vulneráveis e é essa sensação inquietante que se amplia na decisão de criar uma série com esse enredo embasado no que a cinessérie instituiu.

Essa finale foi exibida nos EUA dois dias após o falecimento de Wes Craven, uma das principais mentes criativas da franquia Pânico.

De um lado suspeitos potenciais como Jake e do outro alguns mais óbvios como Seth e Kieran. Mas quem é a pessoa ou as pessoas que revezam os crimes?



Atenção:

Se não chegou até este episódio ainda, volte para as outras reviews:

http://disgustedandclear.blogspot.com.br/2015/09/scream-1x09-dance.html

http://disgustedandclear.blogspot.com.br/2015/08/scream-1x08-ghosts.html

http://disgustedandclear.blogspot.com.br/2015/08/scream-1x07-in-trenches.html

http://disgustedandclear.blogspot.com.br/2015/08/scream-1x06-betrayal.html

Tá, mais antes ainda? Então veja as primeiras impressões:

http://disgustedandclear.blogspot.com.br/2015/07/scream-primeiras-impressoes.html
http://disgustedandclear.blogspot.com.br/2015/07/scream-1x02-hello-emma.html

Vamos a review do 1x10.







Os alunos da escola assistem por um telão o xerife agonizar. Daisy tenta ser rápida, mas já o encontra morto numa referência fácil ao Pânico original.

Emma não consegue contato com Brooke para alertar a amiga sobre a iminente visitinha do mascarado. Audrey e Kieran estão fora de cena enquanto Emma segue para a casa de Brooke com Noah. É o momento em que Noah solta a pérola de que está indo para morrer. Emma contrapõe dizendo que eles vão mudar o final.

Audrey está de fato na festa e até uma tímida amizade com Brooke é ensaiada. Novamente os instintos da patricinha falam mais alto, mas o assassino tem planos maiores do que deixá-la pegar um figurante.

Piper é outra que some nos arredores da casa. A energia é cortada e Brooke tenta escapar do maníaco, antes ela impede Seth de entrar na casa. Menção clara a Pânico 4.

Kieran ressurge e Emma está claramente desconfiada. Ela decide confiar nele, junto a Noah e Jake eles resgatam Brooke de morrer congelada no freezer. Toda a perseguição com Brooke foi bem executada. É quando vem o embate final: Ghostface(sejá lá quem seja) versus Emma?

Daisy está amarrada perto do lago onde Brandon James foi morto e é lá que Emma parte para o confronto. Se alguns já suspeitavam, eu posso dizer que não fui um deles. Piper se revela a grande assassina, nada menos que a filhota de Daisy e Brandon James.







Vem um discurso sádico que mostra um lado oculto da personagem, que sempre surgia com respostas, mas não estava em foco.

Se analisarmos as regras estabelecidas por Noah, os sumiços categóricos de Piper, além da óbvia conexão emocional sendo meia-irmã de Emma entendemos que ela era a opção acertada. Se em meio a essas sugestões diretas e sutis do roteiro, ela só empacava, é um deleite conquistado pela atriz Amelia Blaire.

Baleada por Audrey(curiosamente atacada e poupada), Piper cai no lago. Mais uma homenagem aos filmes surge com a bandida tentando sair e matar e sendo de novo baleada por Emma justamente a la Sidney Prescott. 'Eles sempre voltam.'

No entanto, há quem achou óbvio demais, há quem achou que rolou sangue de menos, muita gente poupada no final. Eu achei coerente e satisfatório essa temporada inicial pois ela se fundamentou nas raízes dos filmes e fez um próprio caminho.

Considerações Finais:

Audrey matou Piper por queima de arquivo? Seria a amiga de Noah e Emma realmente a segunda assassina? Saberemos suas reais motivações? Terá ela se redimido de fazer parte de quaisquer esquema?

Mas estando Piper inconsciente, quem assumiria a máscara no caso de não ser a nerd? E o ataque a Will lembrado de forma indiciosa por Noah?

Seth acabou como uma espécie de Cothon da série.

Como a história do próximo ano se desenvolve com apenas o público sabendo que Audrey é uma das assassinas?

Scream retorna oficialmente para sua segunda temporada em 2016.

Se a série tinha a premissa de ser saudosa ela foi, se a premissa de reinventar a saga Pânico também foi lançada, claramente o objetivo foi atingido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário