sábado, 1 de agosto de 2015

Célula: Como fortalecer a unidade em família

Extraído do Portal Lagoinha(lagoinha.com)

 Tema: Como fortalecer a unidade na família
Quebra-gelo: Compartilhe em poucas palavras uma qualidade de sua família e um ponto em que ela pode ou precisa melhorar.
Texto base: 1 Samuel 30.1-6
Foto: Internet

Introdução: Como Davi, estamos numa batalha e nossa família é alvo do inimigo. Porém, assim como o Senhor concedeu vitória a Davi e lhe restituiu tudo aquilo que o inimigo havia roubado, também podemos sair vitoriosos nessa guerra. Mas o que fazer quando nossa família está sob o ataque do inimigo? Nas próximas semanas, caminharemos nesse texto e extrairemos cinco princípios que nos ensinarão o caminho da vitória.
1. Reconheça que sua casa é um campo de batalha: A vida familiar é mais um campo de guerra do que um parque de diversões. Há uma orquestração do mal contra a família e torpedos mortíferos são lançados sobre ela. 
As batalhas mais difíceis que travamos acontecem na família. No texto lido, vimos o dia em que o inimigo veio contra a casa de Davi. A Bíblia nos mostra que o diabo é ladrão e salteador, e ele se levantou para roubar a família de Davi e dos homens que com ele estavam. 
E o mesmo acontece hoje, pois o inimigo tem se levantado para roubar nossas famílias. De alguns ele tem roubado aquele primeiro amor que levava vida ao casamento, à paixão e o desfrute do princípio. A paixão não resiste à rotina e acabamos nos acostumando com o dia a dia maçante. Além disso, nosso corpo muda e não há mais novidade, fazendo com que muitos de nós abandonemos o primeiro amor. A paixão diminui mas o amor permanece. 
Precisamos ter uma postura de batalha espiritual para preservar nosso relacionamento. Muitas vezes, esperamos aprender fórmulas, algo que mude o casamento como mágica. Porém, a partir de agora, trave uma batalha por sua família, seus filhos e sua casa. Posicione-se para que o inimigo não roube o sonho de Deus para você, o sonho de um casamento feliz.
Compartilhando: Que mudanças, sejam elas positivas ou negativas, sua família teve desde o começo? Você consegue  discernir algo que tenha sido investida das trevas?
Áreas vitais na família que o inimigo quer atingir: O inimigo sempre ataca as mesmas áreas. É como um lutador de artes marciais que estuda o ponto mais frágil de seu oponente e sempre ataca ali.
a. Dinheiro: O texto diz que a primeira ação do inimigo foi saquear. Portanto, a primeira área que o inimigo ataca para desestabilizar o casamento / família é a área financeira. As maiores crises começam por causa do dinheiro. Nossas maiores batalhas estão relacionadas a ele. Na verdade, o problema nem é o dinheiro em si, mas nossa falta de planejamento. Normalmente, compramos o que não precisamos, com o dinheiro que não temos para impressionar pessoas que nem conhecemos! E o resultado é que o inimigo consegue entrar e produzir conflitos na família.
Compartilhando: Os gastos em sua casa são planejados?
b. Filhos: O segundo alvo do ataque do inimigo foi os filhos – os amalequitas levaram os filhos cativos. Deus não nos deu filhos para viverem em cativeiro. Eles são filhos de Deus e serão sacerdotes e ministros do Altíssimo! Mas o inimigo quer trazê-los cativos sob cadeias espirituais e, para isso, ele envia alguns amigos ou colegas de escola para sugerir ambientes, programas, sites ou outras armadilhas que podem colocar nossos filhos debaixo de escravidão. Quando há problemas com os filhos, o casal também estremece e a família não consegue desfrutar o melhor de Deus.
Compartilhando: Quanto tempo na semana, em média, você gasta com sua família; oram juntos?
Foto: Internet
c. Saúde: A terceira área atacada pelo diabo é a saúde. A palavra de Deus diz que Davi ficou muito angustiado (v. 6), e sabemos que a angústia produz todo tipo de doença psicossomática como dor de cabeça, úlcera, pressão alta e problemas no coração. As doenças também destroem casamentos. É terrível quando um dos cônjuges está sempre doente. Enfermidades desestabilizam relacionamentos e o diabo também lança setas contra nosso corpo. Até o período pré-menstrual pode ser um momento difícil para o casal. O alvo do inimigo é sempre produzir distanciamento e crise, mas obtemos vitória quando nos posicionamos contra isso, em nome de Jesus.
Compartilhando: Quando alguém fica doente em sua casa, como a interação acontece, há cooperação?
d. Vida conjugal: As mulheres também foram levadas cativas, diz o texto. E quantas mulheres têm vivido cativas durante anos com mágoas, amarguras e expectativas não supridas! Estão debaixo do cativeiro da melancolia e da depressão. Porém, não só as mulheres, mas os homens também podem viver em cativeiro. Homens que se fecham, enclausurando-se como caramujos. Nestes dias, o cativeiro será quebrado em nome do Senhor Jesus, e você sentirá a ação de Deus em seu coração.
Compartilhando: Você teria liberdade de compartilhar alguma situação do presente ou passado que teve / tem dificuldade de administrar?
e. Relacionamentos: Por último, os homens da cidade queriam apedrejar Davi, mostrando que os relacionamentos foram atingidos. O diabo sempre tenta atingir nossos relacionamentos.
Compartilhando: Há ou houve algum relacionamento familiar que ficou comprometido na família por causa de alguma investida do diabo?
Conclusão: Estes são dias de guerra, mas nós não recuaremos diante do agir do inimigo da nossa alma e família. Com armas espirituais e direção da palavra de Deus reconquistaremos a unidade que Deus tem preparado para nossas famílias. Ore a esse respeito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário