A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou na manhã desta quinta-feira (15) os indicados ao Oscar 2015.
‘Birdman’ e ‘O Grande Hotel Budapeste’ lideraram as indicações, cada um com 9. E ainda teve uma grande surpresa: um filme brasileiro. O documentário ‘O Sal da Terra’ conseguiu entrar na disputa.
Mas nem tudo é perfeito.
Como de praxe, a cerimônia esnobou vários preferidos, incluindo indicados e vencedores do Globo de Ouro – conhecido como o maior termômetro para o Oscar – como Amy Adams, vencedora na categoria Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical por ‘Grandes Olhos‘.
Elegemos abaixo os principais esnobados do Oscar 2015:
Jennifer Aniston
Jennifer revelou que passou a noite inteira em claro esperando o início do anúncio dos Indicados ao Oscar, mas acabou ficando de fora da categoria Melhor Atriz por seu forte desempenho em ‘Cake – Uma Razão Para Viver‘.
A atriz, de 45 anos, foi indicada por seu papel ao Globo de Ouro, SAG Awards (Sindicato de Atores de Hollywood) e Critics ‘Choice Awards, mas infelizmente isso não foi o suficiente para a Academia.
Angelina Jolie
A atriz e diretora Angelina Jolie ficou revoltada com a Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood por esquecer do seu drama ‘Invencível‘ (Unbroken) nas indicações do Globo de Ouro 2015. Imagina agora, que ela só teve três indicações técnicas no Oscar (Melhor edição de som, Mixagem de Som e Fotografia), e não concorreu a Melhor Direção ou Melhor Filme?
Desde o início de sua produção, o drama foi todo construído nos moldes do Oscar para tentar alavancar indicações. Fail!
Jolie deve estar furiosa com a Academia de Hollywood. Apesar de ter sido ignorada pela organização do Globo de Ouro e do Oscar, a atriz ficou satisfeita ao ver que o protagonista do filme, Jack O’Connell, foi indicado ao Bafta como Melhor Ator Britânico em Ascensão.
Amy Adams
A eterna queridinha Amy Adams não conseguiu sua sexta indicação ao Oscar, depois que ela foi esnobada na categoria Melhor Atriz, apesar de ganhar o equivalente ao Globo de Ouro no domingo por sua atuação em ‘Grandes Olhos‘. Surpreendentemente, ela não foi reconhecida este ano.
Marion Cotillard (Dois Dias, Uma Noite), Felicity Jones (A Teoria de Tudo), Julianne Moore (Para Sempre Alice), Rosamund Pike (Garota Exemplar) e Reese Witherspoon(Livre) foram as indicadas na categoria.
Jake Gyllenhaal
Emagrecer ou engordar para um papel sempre é sinônimo de Oscar. Ou melhor, quase sempre. Em 2010, Christian Bale emagreceu drasticamente para interpretar Dicky Eklund no filme ‘O Vencedor‘, que lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.Charlize Theron engordou sofríveis 13 quilos, utilizou uma prótese dentária, escureceu os dentes, se enfeiou e levou o Oscar de Melhor Atriz por ‘Monster – Desejo Assassino‘.
Jake Gyllenhall se empenhou, mas não teve a mesma sorte. O ator emagreceu 14 quilos para protagonizar o fantástico ‘O Abutre‘, e não adiantou nada. Foi esnobado pela academia.
Caminhos da Floresta
Meryl Streep é figurinha repetida no Oscar, e é consagrada a melhor atriz da história de Hollywood. Levou uma indicação como Coadjuvante por seu papel no musical ‘Caminhos da Floresta‘. E só. O longa de Rob Marshall foi totalmente esnobado, indicado só às categorias técnicas Melhor Design de Produção e Melhor Figurino. Nem a bela fotografia foi lembrada. Totalmente dispensado no Oscar deste ano.
Mas para os fãs se alegrarem, vamos ver os anos em que Streep foi indicada ao Oscar: 1979, 1980, 1982, 1983, 1984, 1986, 1988, 1989, 1991, 1996, 1999, 2000, 2003, 2007, 2009, 2010, 2012, 2014 e 2015 (só pra não perder o costume).
Garota Exemplar
Essa foi sacanagem. ‘Garota Exemplar’ é, simplesmente, um dos melhores filmes do ano. É um daqueles suspenses que você não pode desgrudar os olhos da tela, ou ir ao banheiro, senão perde o entendimento e pistas para descobrir o mistério que é imposto de maneira brilhante. David Fincher (‘Clube da Luta’) conseguiu fazer sua obra prima, partindo de um roteiro primoroso. E mesmo assim foi esquecido.
Se não fosse a justa indicação de Rosamund Pike ao prêmio de Melhor Atriz, ‘Garota Exemplar‘ ficaria totalmente de fora do Oscar 2015. E, sem dúvidas, merecia no mínimo uma indicação a Diretor e Melhor Filme. Triste.
Uma Aventura LEGO
Por essa ninguém esperava: um das melhores animações do ano foi totalmente esnobada pela academia. Após o anúncio, o diretor Phil Lord brincou com o fato de ter sido esquecido na categoria Melhor Animação. Ele publicou em seu Twitter a imagem de uma estatueta feita com peças do Lego. “Ok, fiz meu próprio Oscar”, brincou.
‘Uma aventura LEGO‘ teve apenas uma indicação, em Canção Original: Everything is awesome, de Shawn Patterson. Na categoria melhor animação, concorrem ‘Operação Big Hero‘, ‘Como treinar o seu dragão 2‘, ‘Os Boxtrolls‘, ‘Song of the sea‘ e ‘The Tale of the Princess Kaguya‘.
Selma
‘Selma‘ era o grande favorito dos críticos na corrida do Oscar, mas acabou levando apenas duas indicações. O drama sobre a história de Martin Luther King Jr. (David Oyelowo) produzido pela apresentadora Oprah Winfrey foi indicado a Melhor canção original e se espremeu entre os oito indicados ao prêmio de Melhor Filme.
O longa acompanha a luta histórica de King Jr. pela garantia do direito de voto para todas as pessoas.
Foi uma injustiça das bravas a diretora Ava Duvernay não ser reconhecida pelo seu grande trabalho, além do fato de que seria a primeira mulher negra indicada nessa posição.
O ator David Oyelowo também foi esquecido pela sua brilhante personificação como Martin Luther King Jr.. Considerando que o drama dos direitos civis é um dos filmes mais bem avaliados do ano, a sua ausência em muitas dos principais categorias representa facilmente um dos maiores esnobados do ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário