domingo, 23 de fevereiro de 2014
Orphan B. - 1x10 Endless Forms Most Beautiful(Season Finale)
Finale espetacular.
Chega o grande clímax da temporada inicial e triunfante de Orphan Black com a revelação de Amelia, a mãe biológica de Helena e Sarah. Mais perguntas surgem e logo no comecinho do episódio, Sarah e Felix são presos. Helena arruma uma forma de fugir.
O estranho na situação é que a Senhora S. cresce no enigma mais do que nunca e pode estar relacionada ao surgimento dos clones ou a um time de pesquisa qualquer.
Felix, o coadjuvante que imprimiu sua marca nos episódios, caçoa da parceira de Art, Angie e a cena rende boas risadas.
Sarah é libertada por um advogado misterioso, que a leva direto ao covil de Rachel Duncan - mais uma clone ou pró-clone se for a original ou uma variante avançada da orphans. O que consta aqui é que Rachel está a frente até mesmo do doutor Leekie e parece um robô de tão ameaçadora.
Ela barganha com Sarah e cita o nome de Kira, deixando a clone mais apavorada do que nunca. Paul revela o que eles tem contra ele: no Afeganistão, ele matou seis colegas com fogo 'amigo'.
É o que a organização tem contra ele. Art promete proteger Sarah e a filha. Ela deixa Kira preparada para uma possível fuga e pede para que ela não conte nada a Senhora S.
Leekie procura Alison e Cosima e oferece um recomeço, partindo de apenas exames periódicos, mas sem os enigmáticos monitores. Para Cosima, ele oferece a chance de estudar a si mesma. Cosima vê as mentiras de Delphine e faz as pazes com Sarah.
O que aflige em relação a Cosima nesse fim de temporada é que ela começa a apresentar os sintomas da mesma doença respiratória de Katja, a nerd tosse sangue e Delphine fica do seu lado, afirmando estar apaixonada de verdade por ela.
Cosima e Delphine trabalham para codificar o material genético das clones. Alison que se desequilibrou vendo seu casamento ruir, pretende dar mais uma chance a Donnie.
Leekie promete suspender a monitoração dela. Art liga os pontos, mas é muita doideira para processar de vez após ver Alison depois de um papo torto com Vic.
Pouco depois, Alison procura a vizinha Aynsley, coincidentemente em mudança do subúrbio, elas discutem e Aynsley tem o cachecol tragado pelo sugador da pia. Insegura, Alison deixa a mulher sufocar até a morte.
É um dos seus últimos erros na temporada.
Amelia vai ao antigo apê de Beth e confrontada por uma suposta Sarah, ela alerta para o perigo que Helena representa. A mulher é apunhalada pouco depois e pasmem, Helena se passou por Sarah e atacou a progenitora das duas.
Sarah só ouve de Amelia meias palavras e a pobre mulher morre sem dizer se Siobhan é do time dos bandidos ou não. E Helena foi longe demais, ela parte pra cima de Sarah que precisa matá-la.
É triste dizer adeus a perturbada da Helena. Helena foi intensa, doente, louca, mas também uma das clones com a história mais sofrida, com o corpo e mente repletos de abuso. Esse era o fim. Sua história chegou ao fim.
Cosima alerta Sarah pouco antes de assinar o contrato de Rachel. Elas foram patenteadas, dessa maneira são propriedades desta organização misteriosa que pode inclusive requerer Kira. E com a anomalia que a menina representa por ser filha de uma delas, ela pode ser uma arma ou um modelo para novos clones.
Com a recusa, Rachel aciona alguém pelo telefone. Alison assina o contrato, não sabendo que Donnie é o seu algoz, sempre foi. E ela nem pode imaginar o que lhe aguarda.
Mais chocante ainda é Sarah chegar na casa de Siobhan e encontrar tudo revirado. Nem sinal de S. nem de Kira. E a gente consegue até sentir o desespero dessa mãe, tamanho a verdade e o peso que a cena emana.
É isso, em abril a segunda temporada começa. Parabéns a equipe de criação, efeitos visuais, fotografia. Vimos foi qualidade absurda em todos os episódios. A série é recomendadíssima para todos!
E Tatiana Maslany, você é uma mulher incrível e uma atriz simplesmente maravilhosa. Cada personagem teve um toque pessoal de construção e o resultado está comprovado em tela.
série fantastica!
ResponderExcluir