Comunicação Social - ciência social amplamente estudada por pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Engloba os setores de Jornalismo, Publicidade & Propaganda e Relações Públicas. Ambas habilitações são integradas no mercado. A função do editor envolve organizar como uma agenda para a opinião pública, o que é notícia principal e o que é secundário.
Opinião pública - remete à opinião geral de uma sociedade.
"O ofício do jornalismo vai além da mera redação: estende-se para a produção da informação e o registro de um real acessível a muitos de nós pelas páginas e sites de jornais. Vladimir Herzog morto na ditadura tornou-se um símbolo de jornalismo que vai até as últimas consequências em nome de um ideal."(Ana Paula de Rosa). Ou seja a função do jornalista é relatar a sociedade, informá-la o que é condescendente, deixar a população por dentro, melhor digamos.
Jargões são vocabulários específicos, gírias, a exemplo disso temos as tribos de funkeiros, roqueiros, surfistas. Eis então os jargões jornalísticos em suma:
Agência de
notícias - Empresa que elabora e fornece matérias jornalísticas, por meios
rápidos de transmissão, para seus assinantes. Pode ser de âmbito local,
nacional ou internacional. Transmite regularmente e de forma ininterrupta a
seus associados o noticiário geral ou especializado, fornecendo informações
“por atacado”.
Almanaque -
Obra de periodicidade geralmente anual, constituída de textos de cunho
informativo e recreativo. Também pode ser uma edição especial de uma revista,
publicada esporadicamente ou com periodicidade anual, em formato maior, com
matérias especiais e maior número de páginas.
Articulista - Profissional que, periodicamente, escreve artigos assinados
para jornais e revistas, nos quais opina pessoalmente sobre fatos relevantes.
Pode ou não fazer parte do quadro funcional.
Artigo - Texto jornalístico interpretativo e opinativo que desenvolve uma
idéia ou comenta um assunto a partir de uma determinada fundamentação.
Assinatura - Nome do autor da matéria.
Barriga - Notícia inverídica publicada na imprensa, geralmente com
grande alarde e sem má-fé, na tentativa de furar os concorrentes. Causa grande
desgaste e descrédito ao veículo de imprensa e ao repórter.
Boletim -
Publicação periódica que se destina à divulgação de atos oficiais e
governamentais, de atividades de órgãos privados etc. Difere do jornal e da
revista pelo formato (menor), estilo redacional (não necessariamente
jornalístico) e produção gráfica (pode até ser xerocado).
Boneco - Esquema de paginação e diagramação. Projeto gráfico de
jornal, revista, livro ou qualquer outro trabalho de gráfico. Funciona como um
leiaute e orienta o paginador ou diagramador.
Briefing - Instruções e diretrizes transmitidas, de forma
resumida, pela chefia (de uma agência de propaganda, birô, jornal, emissora
etc.) aos responsáveis pela execução de um trabalho (como uma cobertura
jornalística).
Capitular - Letra em destaque no início do texto.
Calhau - Notícia, artigo, matéria de menor importância ou anúncio de
permuta que, na falta de coisa melhor, serve para encher espaços vazios
(buracos) por falta de material editorial ou erro de cálculo na diagramação.
Carta - Texto recebido pela empresa jornalística e publicado em
seção destinada para isso.
Cartola - Palavra ou expressão que define o tema da matéria.
Geralmente antecede o título.
Cascata -
Redação inconsistente, longa e pobre de conteúdo.
Chamada -
Pequeno título e/ou resumo de uma matéria, publicado geralmente na primeira
página de jornal ou na capa de uma revista, com o objetivo de atrair o leitor e
remetê-lo à matéria completa nas páginas internas.
Charge -
é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma
caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas. A
palavra é de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera traços do
caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco.
Cartoon - Palavra de origem
inglesa, difere da Charge, pois retrata situações mais corriqueiras do
dia-a-dia da sociedade.
Checar -
Confirmar uma notícia ou qualquer informação apurada, antes de publicá-la.
Cobertura -
Trabalho de apuração de um fato no local de sua ocorrência para transformá-lo
em notícia. Pode ser individual ou em equipe.
Colunista -
Jornalista ou escritor que redige em jornal ou revista. Conforme o gênero da
coluna, ele pode ser um cronista, um comentarista, um crítico etc.
Conselho
Editorial - Grupo de profissionais ligados a uma editora ou publicação,
que se reúnem ou são consultados com o objetivo de definir uma linha editorial
e acompanhar seu desenvolvimento.
Copidesque -
Do original copy desk, que designa a mesa onde são colocadas as matérias para
revisão. É o trabalho de revisão do texto, da redação final para a publicação
de um texto escrito.
Correspondente -
Repórter encarregado de fazer a cobertura de determinada cidade ou região,
dentro ou fora do país, e de enviar regularmente as notícias e artigos para a
empresa jornalística.
Cozinha -
Trabalho de reescrever (adaptar, atualizar ou condensar) matéria do próprio
veículo ou de outra publicação (prática não recomendável).
Crônica - Texto
jornalístico desenvolvido de forma livre e pessoal, a partir de fatos e
acontecimentos da atualidade, com teor literário, político, esportivo etc.
Deadline - Prazo final para
baixar página ou fechar a edição do jornal.
Editar -
Manter e produzir determinada publicação jornalística. Organizar o material
jornalístico para publicação.
Editor -
Pessoa que dirige e coordena uma publicação periódica. Pessoa responsável pela
edição de conteúdo ou produtos de determinado setor ou veículo de comunicação.
Editoria -
Cada uma das seções de um órgão de imprensa, sob responsabilidade de um editor
especializado.
Editorial -
Texto jornalístico opinativo, escrito de maneira impessoal e publicado sem
assinatura, referente a assuntos relevantes. Define e expressa o ponto de vista
do veículo ou da empresa responsável pela publicação.
Empastelar -
No jornalismo significa invadir ou assaltar oficina ou redação de um
jornal/revista inutilizando o trabalho que está sendo feito ou danificando as
máquinas e materiais diversos.
Encarte - Folha
ou conjunto de folhas, com anúncio, matéria paga, matéria especial, geralmente
impressa em papel diferente do que usado no miolo do jornal ou revista e
inseridas entre as folhas normais da publicação.
Entrevista -
Trabalho de apuração jornalística que pressupõe contato pessoal entre o
repórter e uma ou mais pessoas que se disponham a prestar informações sobre um
assunto. No jornalismo impresso, quando publicada na forma de perguntas e
respostas é chamada de pingue-pongue.
Entrevista
coletiva - Tipo de entrevista em que a personalidade atende a imprensa em
conjunto, respondendo às perguntas dos repórteres de diversos veículos de
comunicação.
Entrevista
exclusiva - Tipo de entrevista concedida a apenas um repórter e que só
pode ser divulgada pelo veículo de comunicação que ele representa.
Enxugar -
Aperfeiçoar a redação de um texto, eliminando elementos supérfluos.
Errata - Lista
de retificação dos erros que saíram impressos numa publicação.
Expediente -
Quadro de identificação que jornais e revistas, por exigência legal, publicam
em todas as edições com informações como: endereço da empresa, fones, e-mail
e profissionais responsáveis pelos vários departamentos da publicação.
Fait-divers - Fatos diversos.
Diz-se de notícia que desperta interesse do leitor por implicar rompimento
insólito ou extraordinário do curso cotidiano dos acontecimentos.
Fio data -
Disposição e identificação da data nas publicações.
Foca -
Jornalista novato. Repórter sem experiência na profissão.
Fonte - (1)
Procedência da informação na apuração jornalística. Podem ser pessoas ou
documentos.
(2) Tipologia.
Família de letras.
Freelance - Trabalho avulso,
sem vínculo empregatício, encomendado a qualquer profissional. Diz-se também free-lancer.
No português: frilar ou fazer um frila.
Gancho - Início
de uma matéria jornalística. Também pode ser usada como uma expressão para
indicar que aquele assunto ou fato desencadeou, ou seja, “deu gancho” para o
desenvolvimento de uma notícia ou reportagem.
Gilete-press - Expressão
que indica pejorativamente o hábito de produzir notícias à base de releases
ou de matérias prontas, extraídas de outras publicações.
Imprensa
marrom - Imprensa sensacionalista.
Imprensa chapa
branca - Imprensa alinhada com os governos.
Intertítulo - O
mesmo que entretítulo. Cada um dos títulos que subdividem um texto extenso
usado para dividir a matéria em vários trechos destacados.
Jabá - Forma
abreviada de jabaculé. Corrupção no serviço de um profissional da comunicação.
Pagamento “por fora”.
Janela - Espaço
aberto dentro de qualquer matéria ou elemento da página, emoldurado ou não por
fios, para colocação de olho, retranca, ilustração, quadro etc.
Lauda - Atualmente corresponde a um texto de 1.400 caracteres com espaço.
É o jargão jornalístico usado para definir a quantidade de texto a ser
produzido na matéria/reportagem. Por exemplo, um texto de 2 laudas tem 2.800
caracteres com espaço. Antes da informatização das redações o termo expressava
também a folha padronizada usada para datilografar as matérias (21 linhas X 70
toques).
Lead ou Lide -
Abertura de texto jornalístico, na qual se apresenta sucintamente o assunto ou
se destaca o fato essencial da história. O lide clássico deve responder as
seguintes perguntas: Quem? O quê? Quando? Como? Onde? Por quê?
Legenda - Texto
breve que acompanha uma ilustração ou foto.
Foto Legenda -
Nota que acompanha uma foto e se destaca na página.
Linha de apoio ou
linha fina - Subtítulo composto por frase ou período, geralmente usado
logo após o título.
Manchete -
Título principal, publicado com grande destaque. Indica o fato de maior
importância na edição.
Chamada - Texto
na primeira página dos jornais ou nas capas das revistas destacando as
principais matérias da edição.
Matéria ou
retranca - Toda e qualquer matéria de jornal.
Newsletter - Boletim
informativo periódico, com notícias ou mensagens de interesse especial para um
público restrito.
Nota - Matéria
ou retranca com poucas frases.
Notícia -
Relato de fatos ou acontecimentos atuais, de interesse e importância para a
comunidade. É a matéria-prima do jornalismo.
Olho - O mesmo
que antetítulo. Pequeno trecho destacado da matéria, diagramado em corpo maior
e colocado em janelas.
Pasquim -
Jornal insolente, injurioso, mordaz e satírico.
Pauta - (1)
Agenda ou roteiro dos principais assuntos a serem abordados no noticiário.
(2) Planejamento
esquematizado do assunto a ser coberto pela reportagem.
Perfil - Tipo
de entrevista que utiliza aspectos biográficos e pessoais para mostrar ao
público características, ideias, opiniões e traços do entrevistado.
Pingue-pongue -
Entrevista editada na forma de diálogo, com perguntas e respostas.
Pirâmide
invertida - Disposição das informações, por ordem decrescente de
importância, em um texto jornalístico, ou seja, as informações mais atuais e
importantes vêm na abertura do texto.
Política
Editorial - Conjunto de diretrizes que norteiam a definição de linhas
editoriais em uma empresa de comunicação, caracterizando sua posição no
contexto cultural e político.
Redação - (1) Conjunto de pessoas que redigem regularmente para um determinado
periódico, editora, agência de notícias, estação de rádio ou TV etc. (2) Lugar
onde trabalham os redatores.
Seção - Parte
de uma publicação onde se agrupam informações do mesmo gênero, ou sobre um
mesmo tema.
Sic - Palavra latina
que significa “assim”, empregada entre parênteses ou colchetes, ao fim de uma
citação ou palavra, para indicar que o texto original ou a declaração foi
escrita assim mesmo, por mais estranho e absurdo que pareça.
Suíte - Continuação,
sequência. Desdobramento de uma notícia já publicada anteriormente com novas
informações.
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